29.12.09
Finalzinho...
23.12.09
Desejos de Natal...
É um impulso divino que irrompe pelo interior da história
Uma expectativa de semente lançada
Um alvoroço que nos acorda
para a dicção surpreendente que Deus faz
da nossa humanidade
O Natal não é ornamento: é fermento
Dentro de nós recria, amplia, expande
O Natal não se confunde com o tráfico sonolento dos símbolos
nem se deixa aprisionar ao consumismo sonoro de ocasião
A simplicidade que nos propõe
não é o simplismo ágil das frases-feitas
Os gestos que melhor o desenham
não são os da coreografia previsível das convenções
O Natal não é ornamento: é movimento
Teremos sempre de caminhar para o encontrar!
Entre a noite e o dia
Entre a tarefa e o dom
Entre o nosso conhecimento e o nosso desejo
Entre a palavra e o silêncio que buscamos
Uma estrela nos guiará...
José Tolentino Mendonça
18.12.09
As estrelas voltam a brilhar!
15.12.09
Frio para aquecer...
Às vezes é necessário sairmos da nossa envolvente natural e encontrar rostos desconhecidos para "nos encontrarmos", ganharmos forças novamente e esboçar o maior dos sorrisos no regresso a casa com o pôr-do-sol no horizonte e uma voz animada como fundo! :)
9.12.09
Quase...
E como se torna difícil!
Pois o verbo de Deus acampou entre nós.
Pois o verbo de Deus acampou entre nós.

São os sonhos de Deus?
Volta a olhar o Mundo
Pela primeira vez.
Da morada de Deus?
Volta a olhar o Homem
Pela primeira vez.
Do coração de Deus?
Volta a olhar o Amor
Pela primeira vez.
Poema de Tolentino Mendonça
4.12.09
Esperando...
Daqui a 20 dias será véspera de Natal... Até lá tanta coisa vai mudar, o tempo vai dar tantas cambalhotas e as pessoas poderão ficar diferentes... Mas o advento é significado de espera... por isso "fico esperando" na voz dos Simplus (Maria Durão e Luis Roquete).
2.12.09
Will be?
(por mim podia voltar o frio, frio, frio... que com uma camisola mais quentinha e uma mantinha nas pernas passo bem... agora a chuva... chateia-me!)
24.11.09
Vale a pena pensar...
17.11.09
(Re)Cheio de Fim de semana!
... tinha família à minha espera; recebi mimos; acolhi sorrisos (e também sorri); estive nervosa (com aquele friozinho na barriga); coloquei-me ao serviço dos outros; estive com pessoas que gosto e já não via há mais de um mês; recebi abraços; desafiei a comunicadora que há em mim; alcancei minutos de serenidade; tive conversas sérias e profundas; brinquei e soltei gargalhadas baixinho; fui às compras; consegui rezar em paz; soltei uma lágrima teimosa; tive momentos de timidez; recebi uma benção; tive um convite; recebi olhares fugazes; trabalhei; estive com amigos e comi castanhas; mimei e fui mimada pela afilhada; senti saudades...

10.11.09
6.11.09
Rua Sésamo com duas décadas

Passava horas de embalo com aqueles bonecos que se misturavam com os humanos e nos dávam lições de todo o tipo, desde os valores da família, como da limpeza ou do ambiente. Era uma série que me deixava presa à televisão e pela qual ainda hoje sinto uma ligação que não podia deixar de passar este dia em que perfaz 20 anos que a Rua Sésamo iniciou em Portugal. Entre o Poupas, o Becas e o Egas, Gualter e outros tantos estão de parabéns!
Não andei no infantário mas aprendi muito com esta "Rua Sésamo" que era mesmo um programa educativo! Talvez tenha sido a Rua Sésamo que me tenha transmitido o significado da alegria que esbanjava em criança e até talvez, aquela teatralidade/expressividade que, ainda há quem diga, que continuo a ter...
Gosto destes bonecos! :)
Ver notícia em : http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1412115&seccao=Media
5.11.09
Em Marcha pela PAZ
Mais informações em:http://www.marchamundialpt.org/; marchamundialpt.aveiro@gmail.com

3.11.09
Local Idade
Foi inaugurada no passado dia 23 de Outubro a exposição LOCAL.IDADE, no Museu de Aveiro.
Esta exposição consta da mostra de trabalhos dos alunos do 1º ano do curso de Design da Universidade de Aveiro (2008-2009), realizados no âmbito das comemorações dos 250 anos de elevação de Aveiro a cidade, em torno da temática da identidade de Aveiro.
A exposição estará patente ao público até dia 6 de Novembro no horário do Museu: 3ª fª a Domingo das 10h00 às 17h30."
30.10.09
SMS? Não, obrigada!
Por isso, Malta Jovem, cuidado quando se tem as mãos no volante!
O vídeo que se segue faz parte de uma campanha contra a escrita de SMS ao volante, usa imagens chocantes como ferramenta educacional, mostra um acidente de viação e está a ser exibido em escolas britânicas.
http://diario.iol.pt/internacional/acidente-sms-telemovel-tvi24-campanha-video/1083286-4073.html
O casal está mesmo "na berra..."

A Glamour, uma das mais vendidas revistas femininas nos Estados Unidos, organiza anualmente a lista de mulheres do ano, homenageando as "mais inspiradoras e corajosas que estão a influenciar o mundo de uma maneira positiva".
E este ano, (quase) sem surpresas, é Michelle Obama que faz a capa da edição de Mulheres do Ano Glamour 2009. Mas não se fica por aí. A primeira dama americana dá uma entrevista exclusiva à nova colunista da Glamour, uma das mais famosas e reconhecidas jornalistas dos Estados Unidos, Katie Couric.
As duas discutem a importância de modelos de comportamentos e de mentores para a próxima geração de mulheres, mas a mulher de Barack Obama vai mais longe e responde a perguntas das leitores, deixando-lhes conselhos sobre moda, filantropia e... relações.
"Não se deixem levar pelos homens giros. Giro é bom, mas só dura algum tempo e depois o que interessa é quem é que tu és como pessoa? Não olhem para as contas ou para o estatuto dele. Olhem para o coração, para a alma. Quando namorarem com homens, devem sentir-se sempre bem... Não querem estar numa relação com alguém que não vos faz completamente felizes e que não vos preenche", confessa Michelle.
A Glamour escolheu a primeira-dama como mulher do ano por ser um exemplo para as novas gerações de mulheres e por dar atenção a eventos que influenciam as meninas a quererem liderar e ser bem sucedidas no futuro, seja em que área for.
In: http://www.ionline.pt/conteudo/30488-michelle-obama-eleita-mulher-do-ano-pela-revista-glamour
27.10.09
Ainda mais esta...
Mas será que não podiamos usufruir desta vantagem que é taão boa... andar com um cartão na mala e usá-lo as vezes que forem necessárias (se houver plafond, claro) sem ter de pagar??
Ler toda a notícia em...
http://www.readmetro.com/show/en/Lisbon/20091027/1/6/
22.10.09
Não queiras tudo...
Hoje descobri este artista, se assim lhe posso chamar. André Corrêa d'Almeida. (http://www.myspace.com/andredalmeida)
Desde escuteiro a professor universitário, com uma grande paixão pela música.
Não queiras tudo... É assim que inicia esta música, gostei da sonoridade... Que tal? :)
19.10.09
Duas décadas!
16.10.09
13.10.09
Em 2044 por Lisboa...

A obra conta a história"escaldante" de Grace e Antony numa Lisboa futurista, dominada pelas mulheres e pelas máquinas. (O Governo será apenas constituído por mulheres, curioso, não?)
Na Lisboa de 2044, há falta de privacidade, toda a gente sabe tudo de toda a gente, portas e elevadores obedecem à instrução de vozes, a Polícia de Protecção Interna tem o seu posto na Praça da Ordem e Serenidade, a Avenida Vertical dispõe do seu próprio canal de televisão que emite aconselhamento cívico, e há um Parque das Tentações.
O autor adverte: "Não se trata de antecipação científica". Mas sim de uma "caricatura da sociedade lisboeta daqui a 35 anos", com os seus problemas, dificuldades, engarrafamentos e todas as vicissitudes do avanço das novas tecnologias e da mudança nas comunicações.
Mário Zambujal, escritor e actual presidente do Clube de Jornalistas, diz que qualquer semelhança com o livro '1984', obra de ficção científica do conhecido autor britânico Eric Arthur Blair conhecido como George Orwell, é mera coincidência. Curiosamente, entre 1949 - ano da publicação da primeira edição do mais famoso de George Orwell - e 1984, passaram-se 35 anos.
8.10.09
Para (re)pensar...
O desafio para este mês inicial do ano académico ou de trabalho é precisamente preencher o nosso espaço de coisas importantes. Para isso, são necessárias duas atitudes: a de saber o que verdadeiramente interessa e a de querer fazer descer a vida à nossa profundidade.A vida é uma teia de acontecimentos e desejos, que nos movem cada dia para paisagens inesperadas.
Contudo, é muito importante termos claro aquilo que não podemos deixar para trás, os nossos tempos e lugares de paragem e sabor. Cada um encontrará aquilo que significa este tempo ou este espaço: oração, tempo para conversas mais pessoais, dedicação a alguém em particular, ler, escrever, etc. Se lhe dedicarmos tempo e espaço cada dia, acabamos por voltar ao entusiasmo, encontramo-nos numa espécie de repetição rítmica dos nossos desejos profundos.
A segunda atitude de fundo é aquela de podermos descer à nossa profundidade e tomarmos o pulso dos acontecimentos. É muito saudável termos tempo e espaço para saborear o que acontece, ajuda-nos a falar em primeira pessoa nos acontecimentos de cada dia, sem nos deixarmos arrastar pela pressa, pelo stress, ou pela velocidade do que vai acontecendo. Assim, em momentos de solidão e silêncio, deixamos falar aquilo que é mais importante: a qualidade interior do que somos e do que fazemos.
No início do meu ano, que aspectos são essenciais na vida do dia-a-dia? Onde é que antes perdi o meu tempo, para que hoje o possa encontrar? Sinto necessidade do silêncio dedicado à profundidade do meu dia? Sou capaz de ter este tempo?
In: www.essejota.net (um site a visitar)
5.10.09
Em volta...
Dos seus passos em volta
Dum sentido que ele nunca
Encontrou
Pela primeira vez
Tinha o destino nas mãos
Desta vez ele não duvidou"
2.10.09
Sempre a aprender...
Há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: CALAR, OUVIR, LEMBRAR, AGIR, ESTUDAR.
- Calar para poder ouvir;
- Ouvir para poder aprender;
- Lembrar para não desperdiçar o que se aprendeu;
- Agir para aproveitar e tirar os devidos benefícios de se ter aprendido;
- Estudar para nunca desistir de aprender mais.
26.9.09
Não fiques na praia...
24.9.09
Soltem a Corrente!
Amanhã é dia de mais um programa de rádio do SDPJV Aveiro. Soltar a Corrente desta semana terá como tema a SAÚDE. Assunto que a todos interessa e os jovens não são indiferentes.
Soltar a Corrente será recheado de grandes músicas, conversa em directo com Sónia Neves perdida numa fábrica e na técnica estará Márcio Conceição.
Um programa de 60 minutos para ires de encontro ao fim de semana de boa saúde! ;)
23.9.09
(Em)costas...
Dormir de costas...
Nadar de costas...
Andar de costas voltadas...
Falar pelas costas...
Ter "costas largas"... Dar as costas...
Txiii... tantas expressões com "costas" e muito mais haveria... Uma zona do nosso corpo que nem ligamos a não ser quando se tem dores de costas... (aqui fica mais uma!!)
22.9.09
Sem carro!
Transportes alternativos? Deixar o carro em casa? Viver a cidade indo a pé? Às vezes parece mesmo uma ilusão... Só mesmo quando somos presenteados com animais "alternativos" em plena cidade e ficamos a pensar! Que tal uma voltinha? Pelo menos é não poluente...
20.9.09
Eu sei (?)
11.9.09
Senhoras e senhores...
Em noite de mais um "Soltar a Corrente", programa do SDPJV Aveiro, na rádio Terranova, calhou-me a mim dar as sugestões para este fim de semana que se avizinha... Uma das sugestões que tinha nos papeis saltou-me logo à vista... CIRCO! O Circo Cardinalli em Aveiro e a grande oportunidade de os visitar e colocar em directo na rádio, numa noite em que se falava de animação na cidade...
A aventura foi longa, o passeio pelas roulotes do circo bastante penoso, o rugido dos leõs ouvia-se ao fundo mas o contacto simpático e acolhedor... Não podia ter sido melhor! Um palhaço como convidado... logo a mim, eu que sou uma fã dos palhaços desde tenra idade! Um homem como tantos outros (diriam muitos) mas, para mim, com a particularidade, a experiência ou o dom (como lhe quiserem chamar) de fazer rir os outros... Numa conversa simples tirou a máscara e mostrou quem era o Teddy. Os cabelos brancos denunciavam a idade, as rugas encobertas pela maquilhagem davam a dica de vários anos de palhaçadas mas o sorriso, a voz e a agilidade mostravam a criança grande que existe nele...
Numa noite fria, de alguma chuva, foi tão enternecedor lá estar e partilhar aquele momentinho... Ter o calor do riso de um palhaço e de um aperto de mão com sabor a beijinhos... :) Cá fora a multidão esperava para entrar e divertir-se... O espectáculo estava quase a começar!
No "altar do Mundo"
8.9.09
Na linha fria do horizonte
Fernando Pessoa, "Mar Portuguez"
7.9.09
Acredita...
Assim começava uma publicidade de uma instituição bancária... O poder do marketing actualmente tem sido levado ao extremo, todos têm de ser incitados a "comprar o produto", qualquer que ele seja, que forma tenha, em que lugar se encontre, a qualquer hora...
Acredite:
O texto acaba por me levar a abstrair da actualidade e viajar nos tantos "ses" que aparecem... Quase que toco o ponto de acreditar como me diz... Se tanta coisa tivesse corrido mal eu não estava aqui!
E se Ele não me tivesse colocado ao colo algumas vezes eu ainda aqui estava? É a força de acreditar!
3.9.09
Gritando...
Mesmo que isso nos faça olhar numa direcção contrária à do mundo que nos rodeia?
Creio que sim, de facto é preciso uma boa dose de coragem, quase rebeldia. Mas não é a rebeldia de protesto contra corrente.
É a coragem de nos deixarmos abraçar inteiramente pelo Sol—que acreditamos—que nos ilumina... mesmo que isso nos faça diferentes!
2.9.09
Tarde soalheira...
31.8.09
A musica continua...

28.8.09
3 noites...
Nas tasquinhas de Ílhavo, com o aroma do bacalhau no ar, começou na sexta feira passada o concerto do mítico José Cid. Um homem de 66 anos que em nada fica a dever aos mais novos e consegue colocar o público a cantar, bater palmas e acompanhá-lo em praticamente todas as canções. Apesar de ser um bocadito "cota" toda a gente conhece alguma e canta com garra!
Domingo, foi noite de ouvir "Ninguém faz castelos no ar..." ou "cavaleiro andante, louco, triunfante, como um salteador..." Sim, falo de Rita Guerra, a grande senhora das baladas em português! Senhora sim, com uma grande voz também, mas com pouca interacção com o público, na minha opinião... esperava mais, muito mais!
E ontem... uma noite com brisa de serra, em terras de Viriato e os acordes fizeram-se ouvir. Mafalda Veiga, a voz meiga que todos conhecemos... "Faz parte começar outra vez", "Sei de cor cada lugar teu..." ou "sei que ainda somos imortais..." soaram numa noite de diversão e naqueles momentos mágicos que a cantora tão bem sabe levar o público a sentir... Gostei!
27.8.09
Aquela hora prometida...
25.8.09
Complicar, para quê?
21.8.09
Ao contrário...

19.8.09
Inteligentes? Como?
Contudo, sozinhos, estes fundamentos biológicos não são suficientes para resolver o puzzle da inteligência. "É a interacção do indivíduo com o meio, de onde recebe uma enorme carga de estímulos, que vai decidir sobre a expansão e a funcionalidade dos recursos mentais que intervêm no exercício da inteligência", revela. Mais do que inata, a inteligência é, por isso, "educável". Desenvolve-se ao longo da vida através de várias actividades que a estimulam.
Artigo completo em: http://aeiou.expresso.pt/de-onde-vem-a-inteligencia=f531333
O artigo está apetitoso, sobre um tema interessante, e que me cativou no primeiro segundo. Se muito sabemos, mais queremos saber... é mesmo uma lei estranha!Fala de coisas que já sabia, outras que desconfiava e ainda algumas que nem me passava pela ideia...
Fala da importância da mãe na nossa vida (parece não ter nada a ver com o assunto, não é?) e desvenda o tema do QI, tão conhecido... O artigo saiu no passado sábado, mas só hoje tive tempo de o ler de fio a pavio e não podia deixar de partilhar... É uma forma inteligente de interagir com o meio envolvente! ;)
17.8.09
Deixa que te leve...
Uma canção para sempre ouvir e saborear... Porque há momentos na vida que só têm significado se forem bem saboreados...
Deixa que te leve
assim tão leve
Leve e que te beije meu anjo triste
Deixo-te o meu canto canção tão breve
Brando como tu amor pediste...
13.8.09
Esperança...sempre!
11.8.09
Férias...
7.8.09
29.7.09
J

22.7.09
Avizinham-se horas conturbadas...
E claro, como é de prever, lá estarei... Num ambiente único, uma nova experiência, com uma preparação de largos meses e 3 dias que irão valer a pena... :) Mesmo sabendo que vou andar cansada, que vou dormir pouco, stressada, que não haverá tempo para (quase) nada... Sei que vou andar de sorriso estampado no rosto... Lá vou ser feliiizzzzz...
E tu, se quiseres vir também experimentar e ver o que é o Festival Jota, porque não apanhas a lancha (ou o ferryboat) e vens até este lado da ria? Vê tudo em www.festivaljota.com.
16.7.09
A voz do Deserto...
LVD, La voz del Desierto, é um grupo de rock formado por padres, seminaristas e leigos. De forma brutal evangelizam através da sonoridade das guitarras eléctricas, do ritmo da bateria e de vozes afinadas! Vale a pena ouvir... neste pequeno vídeo e... em São Jacinto, no dia 24 de Julho.
14.7.09
Parabéns... este é o teu dia...
'A vida é curta, perdoa rapidamente, beija demoradamente, ama verdadeiramente, ri incontrolavelmente, e nunca deixes de sorrir, por mais estranho que seja o motivo. A vida pode não ser a festa que esperávamos, mas enquanto estamos aqui, devemos aproveitá-la ao máximo... '
13.7.09
Silêncio... (chiu...)
Porque "tento entender-Te... silêncio... tento ouvir-Te... silêncio..."
E agora só me apetece estar em silêncio :)
Fica o filme da apresentação do novo cd! ->> e vão estar no Festival Jota 2009, mas isso decerto que já sabem!
10.7.09
Nem só de som vive o homem...
HOJE, poderás ouvir como sempre, na rádio Terranova, 105.0 FM ou http://www.terranova.pt/, mas também ouvir e ver... no Canal de TV da Diocese. (esperemos conseguir colocar a tecnologia a trabalhar a nosso favor!)
Ninguém vai querer perder!!
7.7.09
Se um Sorriso basta...
Quando contemplo esta vida e suas cenas
Que, num filme, me levam de lés a lés,
Sem me julgar e o pesar de grandes penas,
Eu me deponho e me coloco a teus pés.
Sem me julgar e o pesar de grandes penas,
Eu me deponho e me coloco a teus pés.
E se um sorriso basta p’ra mudar o mundo,
Eu não quero, agora, aqui ficar parado;
Viverei caminhando, lado a lado,
Com o homem que nos tocou bem lá no fundo
Do nosso coração.
Se não valesse a pena toda a vida,
Porque haveria eu agora de aqui estar?
O mundo e eu, numa cena colorida,
Somos o mais belo reflexo do teu olhar.
O mundo e eu, numa cena colorida,
Somos o mais belo reflexo do teu olhar.
Esta vida, desde sempre foi um rio
Com o caudal encostado a cada margem,
Apanhado, com declives, terra e frio,
Sem nunca abandonar a luta e a viagem.
Apanhado, com declives, terra e frio,
Sem nunca abandonar a luta e a viagem.
E em seguimento do meu último post aqui está uma letra linda, música melodiosa... uma mensagem!
E, melhor que tudo... Pe. João Paulo Vaz, o intérprete, estará no FESTIVAL JOTA 2009!!
6.7.09
O hoje!
Li e gostei... Não que ande melancólica ou algo do género (bem pelo contrário...) mas ao reflectir com esta frase revejo-me nela... em todos os sentidos!
Se hoje pudermos fazer alguma coisa para que o futuro seja melhor, porque não apostar? E se sempre assim pensar o meu futuro será já amanhã e porque o ontem foi bem vivido e aproveitado, amanhã eu estarei bem melhor!
Por isso há que arregaçar as mangas e fazer deste "meu" Mundo um espaço cada vez melhor...
Eu farei a minha parte! Mesmo que às vezes seja só dar um sorriso... :)
26.6.09
Festival Jota na RTP 2
O sr. padre com a naturalidade própria... E nós... todas "emperuadas" depois de resmas de maquilhagem... Mas nem gaguejámos muito! Ora digam lá...
Um obrigada especial ao Zé que conseguiu colocar no youtube em velocidade relâmpago! :)
Para ver a emissão completa:
http://www.youtube.com/watch?v=YEXNRaJzmyk
http://www.youtube.com/watch?v=0uH03A-rvSk
23.6.09
Cativar...
Passou ontem na RTP 2 mais um acto do SDPJV Aveiro para tentar cativar a camada jovem a vir ao Festival Jota. Se não viste, aproveita e clica aqui!
E tu já estás cativado para vir?
21.6.09
Batalha de flores
O resultado foi este... o canal central repleto de pétalas de flores, uma grande salva de palmas, muitos risos e uma junção de muitos aveirenses em prol de uma iniciativa. É bom sentirmo-nos vivos! E que as cores destas flores nos levem embora as tristezas da crise e as nuvens escuras que tantas vezes pairam no ar!
15.6.09
8.6.09
Castelos no Ar...
"Ninguém vê
O dia a nascer
O amanhecer
Ninguém vê
A vida acontecer
Nínguem faz castelos
No ar
E não há quem queira
Sonhar
Já ninguém pára
P'ra ver em vez de olhar
Já não há
Quem repare no luar..."
Gosto mesmo desta música e hoje a vontade foi muita de a postar aqui! Faz-nos falta libertar de tantas coisas e fazer castelos na areia, parar em vez de olhar, reparar no luar... enfim, sonhar!
Sonhamos a dormir, nem sempre, é certo... mas acordados tem outro sabor e este Mundo parece que se esquece de provar, "não há quem queira sonhar"...
E como é tão bom sonhar... mesmo que seja por breves instantes, segundos mesmo... a mim faz-me quase levitar! :)
5.6.09
Festival Jota apresentado...
Último fim de semana de Julho... Praia de São Jacinto... Música, workshops, fóruns, juventude, animação... a loucura total! FESTIVAL JOTA 2009!
Foi assim que apresentámos à imprensa, parceiros, apoiantes e convdados o grande acontecimento deste verão!

2.6.09
Ser como criança, cheia de esperança no olhar!
Ouve Senhor, eu já não sou uma criança
Ouve Senhor, não tenho mais a inocência de então
Não é tão fácil para mim, acreditar em tudo ser simples assim
A minha fé Senhor, às vezes cai e o tempo passa, sem a levantar
Que posso eu fazer, para Te agradar
Dias que não voltam nunca mais, mas ainda é tempo de mudar
Ser como criança, nunca duvidar de Ti Senhor
Do Teu amor
Que posso eu fazer
Diz Senhor
Ouve Senhor, eu não entendo a maldade
Ouve Senhor, há tanta falta de verdade e porquê
Já não bastou a cruz um dia e toda a Tua agonia, para quê
Eu sei não foi em vão, mas há momentos em que tudo nos faz perguntar
Porquê a dor Senhor, quando se pode amar
Mas um dia a vida vai mudar, nisso não deixei de acreditar
Sem duvidar
Senhor quero assim
Confiar
1.6.09
Crianças somos todos! (um bocadinho)
Acho que nunca vou deixar de soltar a criança que há em mim... É que me sabe tão bem! :)
27.5.09
Recordar no escurecer...
