19.8.09

Inteligentes? Como?

Resolver uma equação. Compor uma sinfonia. Escrever um romance. Ganhar uma partida de xadrez. Inventar a cura para uma doença rara. O que têm todas estas situações em comum?
São átomos de uma anatomia complexa: a inteligência. E, contudo, não me lembro da última vez que resolvi uma equação, não me sinto capaz de compor uma sinfonia, não me interesso pelo xadrez, sinto-me ainda longe de escrever um romance e muito mais ainda de encontrar a solução para uma doença rara. Nunca tinha pensado nisto desta forma e começo a ficar inquieto: serei menos inteligente do que pensava? Como podemos aferir a nossa inteligência?
... A associação da inteligência ao funcionamento do cérebro impõe uma outra questão: será a inteligência inata? "A participação dos genes na construção do sistema de nervoso, tal como acontece no resto do organismo, permite concluir que as estruturas cerebrais que estão envolvidas nas actividades do pensamento, da criatividade e da aprendizagem recebem uma forte influência genética", admite Lima.

Contudo, sozinhos, estes fundamentos biológicos não são suficientes para resolver o puzzle da inteligência. "É a interacção do indivíduo com o meio, de onde recebe uma enorme carga de estímulos, que vai decidir sobre a expansão e a funcionalidade dos recursos mentais que intervêm no exercício da inteligência", revela. Mais do que inata, a inteligência é, por isso, "educável". Desenvolve-se ao longo da vida através de várias actividades que a estimulam.


Artigo completo em: http://aeiou.expresso.pt/de-onde-vem-a-inteligencia=f531333

O artigo está apetitoso, sobre um tema interessante, e que me cativou no primeiro segundo. Se muito sabemos, mais queremos saber... é mesmo uma lei estranha!Fala de coisas que já sabia, outras que desconfiava e ainda algumas que nem me passava pela ideia...

Fala da importância da mãe na nossa vida (parece não ter nada a ver com o assunto, não é?) e desvenda o tema do QI, tão conhecido... O artigo saiu no passado sábado, mas só hoje tive tempo de o ler de fio a pavio e não podia deixar de partilhar... É uma forma inteligente de interagir com o meio envolvente! ;)

1 comentário:

cathy disse...

"os homens tendem a casar com alguém mais inteligente que eles, pois terão mais probabilidades de terem filhos inteligentes"...está tudo dito:)
*agora compreendo!!!LOL

bjinho