23.6.09

Cativar...

"Tu tornas-te responsável por aquilo que cativas..." Frase tão conhecida que quase toca a banal! Só se pode tornar banal se lhe dermos esse significado, o acto de cativar ser banal...

Usamos esta palavra em tantas circunstâncias por isso deixámos de lhe dar o verdadeiro valor, de a saborear... Adoro cativar! E que me cativem... Já foste cativado? O que sentiste?

Cativar abre em mim uma espécie de livro de emoções, de coração aberto a mostrar o que aqui se passa e a tentar perceber o outro. Ao mesmo tempo a arte de cativar (sim, entendo quase como uma arte) poderá ser tão fácil como natural... Podemos cativar num sorriso, numa palavra, num gesto ou num simples olhar! Cativamos muitas vezes sem intenção, sem nos apercebermos, sem fazermos nada para isso... O difícil mesmo é dar continuidade a esta arte de cativar, sem falhas de memória, de inspiração ou de outro qualquer sentimento que esteja em baixa...
Não entendo cativar ligado a cativeiro... cativar tem de ser aliado a liberdade, bem-estar, confiança... o tempo é que dará significado ao acto de "cativar"!


Passou ontem na RTP 2 mais um acto do SDPJV Aveiro para tentar cativar a camada jovem a vir ao Festival Jota. Se não viste, aproveita e clica aqui!


E tu já estás cativado para vir?

3 comentários:

Martinha disse...

Também associo esse significado a cativar, não propriamente a algo que tenha que ver com prisão.
Se já cativei? Acho que sim. :P Se já fui cativada? Várias vezes. E a sensação que daí retiro é a melhor. :)

Beijinho *

mestre poeta disse...

Traz um misto de sensações um bocado ambíguas esse "cativar".

Quando nos sentimos cativados por alguém desejamos que nos "prenda", que nos abrace e que não nos deixe partir seja por que motivo for. Que estejamos juntos que nunca nos desiluda.
Já quem cativa, "enamora-se" por um comportamento espontâneo, natural e insubstituível de alguém que nos seus simples gestos encanta e não quer influenciar nem alterar isso. Como o homem que se encanta pela natureza não quer mudar nada que altere o normal e encantador resultado de toda a maravilhosa criação de Deus.

Deixa-me, esta palavra, entre dois sentimentos... mas é sempre bom sentirmo-nos cativados por alguém... mesmo quando esse alguém não percebe que nos cativa e continua no seu brilhante deslizar pelas janelas de água.

Um beijinho grande

mestre poeta disse...

"As pessoas desejam ser amadas e não toleradas com paciente resignação. Amar muito as pessoas, espontaneamente e sem esforço, é talvez a maior de todas as causas de felicidade pessoal."
Bertrand Russel

Beijinho Grande