27.1.12

Monjas, sabiam que existem?

A minha atividade é, sem dúvida, muitas vezes um privilégio! Não digo isto quando ando cheia de trabalho, horários para cumprir e conversas agendadas "para ontem"...


O privilégio é de me cruzar com pessoas tão diferentes, em diversos espaços, com boas conversas e vidas de testemunho, à medida de uma montanha russa...





Esta semana abriram-se os portões de uma comunidade de religiosas, as monjas dominicanas (http://www.monjasoplisboa.com), para eu respirar do ar que ali se vive... O portão encarnado esconde um páteo repleto de cores e sons. As flores garridas puxam-me o olhar e as abóboras espalhadas dão-me a mão até à infância...






Vidas simples mas repletas de interioridade... Por momentos pareceu-me estar a entrar num espaço de outro mundo, tão silencioso, mas em pleno coração da cidade.


De "outro mundo" também são as bolachinhas de aveia, de fabrico próprio, que, como diz a irmã que me recebeu, em jeito de brincadeira "pode provar porque os doces das irmãs não engordam"...






Doce de laranja ou de figo também é encontrado lá à venda e mesmo lúcia-lima para fazer chá... tudo criado no mosteiro...




Uma comunidade de apenas 4 irmãs, em que a mais nova tem 74 anos... (curioso, não?) e que se preocupam há 27 anos com os problemas da sociedade e gostam de os abrir à reflexão. Este ano debruçam-se sobre o "bom uso da crise" e organizam: http://www.monjasoplisboa.com/upload/programa_2011_2012.pdf



No outro lado da quinta, onde em tempos foi uma adega, abre-se um pequeno portão para a capela. De bancos corridos, flores coloridas e luz natural esta capela tem a particularidade de ter peças em madeira de eucalipto e bancos feitos pelas religiosas. Além disso a minha curiosidade aguçou-se ao ver uma cítara, ainda tocada por uma das irmãs, aquando das suas orações diárias.









Aqui fica a partilha de uma visita de trabalho que me valeu uns minutos de descanso e serenidade... :)


Sem comentários: