30.12.10

E saem mais 365 dias...

2010 é um número redondo... este meu ano também me saiu bem redondinho... mas com muitos cumes...

Iniciei-o aos tombos com as ausências mas depois foi a subir a montanha dos dias que chegámos ao fim... Balanço positivo! É só o que posso dizer!

Uma viagem a Roma, com muitos pontos de interesse, umas férias depois de trabalho intenso, bem preenchidas como não havia há algum tempo... uma peregrinação a pé a Fátima, que me encheu e preencheu... e quase no fim do ano... a cidade do Amor, Paris. Os passeios, a neve, o chocolate quente, a disneyland e as muitas aventuras em francês...




Da família aos raros amigos, da pastoral juvenil ao grupo de jovens o ano foi-se folheando com alguma serenidade e muita satisfação cada vez maior...


E claro... 2011 será mais uma oportunidade para sermos felizes! :) Todos os desejos me vão passar pela mente nesta passagem de ano que se quer serena, mas muito especial!

25.12.10

Um Natal feliz...

Porque o meu Natal deste ano foi assim... colorido como este presépio, aqui deixo a todos votos de um santo tempo de Natal.Que seja assim colorido de alegria e muitos sorrisos... que o presépio sejamos nós mesmos!


O Presépio somos nós

É dentro de nós que Jesus nasce

Dentro destes gestos que em igual medida

a esperança e a sombra revestem

Dentro das nossas palavras e do seu tráfego sonâmbulo

Dentro do riso e da hesitação

Dentro do dom e da demora

Dentro do redemoinho e da prece

Dentro daquilo que não soubemos ou ainda não tentamos

O Presépio somos nós

É dentro de nós que Jesus nasce

Dentro de cada idade e estação

Dentro de cada encontro e de cada perda

Dentro do que cresce e do que se derruba

Dentro da pedra e do voo

Dentro do que em nós atravessa a água ou atravessa o fogo

Dentro da viagem e do caminho que sem saída parece

O Presépio somos nós

É dentro de nós que Jesus nasce

Dentro da alegria e da nudez do tempo

Dentro do calor da casa e do relento imprevisto

Dentro do declive e da planura

Dentro da lâmpada e do grito

Dentro da sede e da fonte

Dentro do agora e dentro do eterno

(José Tolentino Mendonça)


20.12.10

No "Canal" desta semana...


Dois mil anos passaram desde o grande momento... Na altura incompreendido para muitos, hoje continua a sê-lo! Muitas luzes, muita cor, muito brilho que se confundem com a simplicidade da quadra.



Embrenhados na teia da crise o Natal de 2010 pode renascer em cada um: o verdadeiro Natal! Aquele que valoriza as coisas simples, o que traz o valor da família... Abandona a mesquinhez e o egoísmo e abre o caminho por sendas limpas e ar purificado. Já não é na manjedoura mas para muitos será ao frio, já não é no estábulo mas para muitos ao relento... Mas as estrelas continuam a brilhar!



O Natal de hoje tem de ser o nascimento, o presépio em cada um... olhando para o lado, produzindo sorrisos, dando a mão e tomando consciência que o Natal cristão só faz sentido se caminharmos firmes no encontro com o próximo. Um Santo Natal!

17.12.10

Estrelas que iluminam...

O gesto público é já amanhã!


Juntemos a Luz das nossas estrelas à Luz da estrela de Belém
que nos anuncia que Jesus mora no meio de nós e que o melhor
Presépio do Natal somos nós.

15.12.10

Dias Coloridos

Cores combinam comigo... e este tempo é de me embrenhar pelas cores que estão nas ruas, pelo colorido das luzes dos pinheiros, pelos tons mais ou menos garridos dos presépios com que me vou cruzando...


Mas acima de tudo as cores indicam alegria! E é neste advento que percorro essa alegria... Como as mantas da figura que entrelaçam fios de cores, também eu até ao Natal tenho feito laços e entrelaçando outros novos...


Reforçar alguns laços de amizade mais distantes mas seguros, lembrar outras pontas mais esquecidas e dar alegrias. As laçadas de origem continuam lá... firmes! As outras vão surgindo lado a lado até se formar uma manta pequenina que, aos poucos, irá crescendo com a ajuda e apoio de todos...


Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... todos os dias, são dias para colorir... E o advento não podia ser a melhor época para dar cor e brilho às horas de cada um, largando sorrisos, fomentando os abraços, plantando estrelas e sonhos que no futuro pintarão o céu até ao presépio.

11.12.10

Espera(nça)...


Reconheço. É verdade.
Quando quero, sou surdo e cego.
Não deixo que me fales.
Por isso só tenho duas coisas a pedir.
Em primeiro lugar, perdão.
Em segundo lugar, peço que continues a insistir...

Que não desistas de acreditar que, um dia, serei capaz de abrir a minha vida à tua esperança!

(foto de Miguel Cupido e texto do livro "Rezar no Advento")

10.12.10

Tecnologia em advento

Vi, chamou-me a atenção... e tenho de partilhar!

Mesmo que ainda estejamos no Advento e seja cedo para desejar "boas festas" este vídeo torna-se muito mais do que isso... Este é, de facto, o advento n(d)a tecnologia...

Dá que pensar... porque se fosse hoje, será que Deus fazia assim? Com direito a actualizações de estado no facebook? :) ahahahahah



9.12.10

Imagine...

E a roda da vida não pára... este blog, com alguns anos de existência (outros de paragem...) encerrou hoje 10 000 visitas! Muito me orgulho de ter pessoas que (ainda) lêem o pouco que vou escrevendo e os desabafos que vou deixando...
Imagine all the people... que este blog chegava lá?



You may say
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world

7.12.10

Dias de (a)Ventura(s)

E os últimos dias foram de verdadeiras aventuras... um advento... na forma literal da palavra! :)

Dias de muitos sorrisos, passeios, descanso e sonhos... Da Torre Eiffel, ao Notre Dame, Champs Elysees, passando pelo Louvre até à Disney, a memória foi gravando cada passo e cada bolinha de neve que caía... A música podia ser esta... (foi, mesmo!)


E, ouvindo bem a música, podia tambem ser a música para este tempo de espera, o Advento. Um Mundo ideal.. é o que todos sonhamos... e neste tempo até ao Natal podemos mesmo fazer a nossa parte e tentar fazer o nosso mundo um pouco melhor... :)


Recebe o nosso tempo Senhor Jesus recebe, nesta manhã, as nossas agendas, as nossas preocupações em fazer escolhas certas, em decidir o que devemos ou não fazer. O desejo desenfreado de responder a imensas solicitações concretas…


Recebe o nosso tempo e a nossa vontade de ser e de agir contigo e nunca sem ti, Senhor. Recebe-nos com todas as nossas tarefas marcadas para este dia e ajuda-nos a que o tempo dos nossos relógios seja igualmente um tempo de Deus.


Faz deste tempo de Advento um tempo em que nos dispomos a olhar para a tua agenda, esse tempo em que vens continuamente e gratuitamente… esse tempo da surpresa e da alegria, da dor e da serenidade, esse tempo que percebemos ser o tempo verdadeiramente de Deus, a incarnação de Jesus, a plenitude do tempo.


(Ir. Luísa Almendra
- www.rr.pt)