15.6.11

Santo António reinou...

O festejo popular começou cedo este ano pros meus lados... Em pleno dia de Portugal esperava-nos um arraial que teve tanto de típico como de singular...


Uma família alargada que, de forma tão simples, prontamente pôs mais lugares na mesa e o acolhimento se fez sentir... Nos sorrisos, nas gargalhas e conversas, nas partilhas e nos momentos de convívio senti-me em casa!


E, nas curvas do caminho, chegamos à tão real e animada noite de Sto. António... Desta vez já em Lisboa! Foi a chegada com impacto aos bairros, o cheiro da sardinha que se fazia sentir, a música que chamava a um pézinho de dança... e a companhia!


Ingredientes que fizeram desta noite (e madrugada, claro) inesquecível... Houve tempo para tudo: perseguição aos marchantes de Alfama, bifana no pão, bailarico do bom, "cabeleira" de Sto. António, risos e risotas, desfile com a marcha da Graça, caminhadas, muitas caminhadas... e chegamos à avenida!


Podiamos ter sido recebidos como qualquer marcha, em efusivo aplauso, mas simplesmente visitávamos o melhor que em Portugal se faz ao nível popular... O povo vem para a rua divertir-se, dançar, ser bairrista, mostrar etnografia e música e, o toque da caixa, parece que ressoa na cabeça inundada com uma imperial a mais...


Tan, tan, tan, trrran.... Este era o ritmo que vibrava em cada passar de uma marcha... descemos a avenida e em amena cavaqueira encerrámos a noite nos bairros... onde não faltou a compra do manjerico.... "é regar e pôr ao luar!"


Quem nunca viveu a noite de Sto. António na sua plenitude não sabe do que falo (ou escrevo)... Quem não se deixa "embriagar" desta popularidade e graça que só existe nesta noite nunca saberá verdadeiramente festejar Sto. António de Lisboa.


As fotos? Essas vou colocando paulatinamente... Polvilhando este mês tão popular! :)

2 comentários:

Roberto Martins disse...

Com tanto entusiasmo, até pareces uma alfacinha a falar. ;) Para não variar o texto é bastante apelativo e fluído...
Nunca tive o prazer de ir a Lx no dia de St. António. Temos que combinar. :)
Bjinhos amiga

Andreia disse...

queremos essas fotos!!! não podes ter um noivo fotógrafo e depois não partilhar!!! não, não!!! :)