29.12.09

Finalzinho...

E como não podia deixar de ser... aí fica em resumo fotográfico o que foi a vida desta moça em 2009... um ano diferente em muitos aspectos, com muitos desafios, novas pessoas e grandes oportunidades... Como em todos os anos há angústias, desentendimentos, chatices... mas o principal é levar para o novo ano as alegrias, os sorrisos, os abraços, as palavras de apreço e afecto e os verdadeiros amigos!
Já se avista 2010! 'Tá quase!



23.12.09

Desejos de Natal...

O Natal não é ornamento: é fermento
É um impulso divino que irrompe pelo interior da história
Uma expectativa de semente lançada
Um alvoroço que nos acorda
para a dicção surpreendente que Deus faz
da nossa humanidade

O Natal não é ornamento: é fermento
Dentro de nós recria, amplia, expande

O Natal não se confunde com o tráfico sonolento dos símbolos
nem se deixa aprisionar ao consumismo sonoro de ocasião
A simplicidade que nos propõe
não é o simplismo ágil das frases-feitas
Os gestos que melhor o desenham
não são os da coreografia previsível das convenções

O Natal não é ornamento: é movimento
Teremos sempre de caminhar para o encontrar!
Entre a noite e o dia
Entre a tarefa e o dom
Entre o nosso conhecimento e o nosso desejo
Entre a palavra e o silêncio que buscamos
Uma estrela nos guiará...

José Tolentino Mendonça

18.12.09

As estrelas voltam a brilhar!

Amanhã pelas 20h15 o centro de Aveiro terá mais luz... Na praça Joaquim Melo Freitas (junto aos arcos) nascerão mais estrelas pela paz.

O grupo de jovens da Vera Cruz organiza e convida todos a estarem presentes para, em poucos minutos, reflectir sobre a paz nesta manifestação pública.
O desafio é trazer a sua vela e tornar visível a urgência da fraternidade! Afinal estamos quase no Natal! ;)

15.12.09

Frio para aquecer...

É com as mãos e pés gelados que hoje escrevo... O frio assola Portugal e deixa-nos, em muitos locais, o já tradicional manto branco que tanto gostamos de ver (parece os postais não é?)... Esta vaga de frio faz lembrar os dias que rodeiam o Natal... muito frio lá fora... a família reunida, o quentinho da casa, o cheiro a doces, tudo se transforma em calor!


Faltam apenas alguns dias para que tudo se volte a repetir... e aqui é uma repetição no bom sentido, uma repetição de que tenho saudades a cada ano e que este ano sinto que vai ser mais quentinho!
Presépio em Aveiro 2009
Mas o essencial é o Menino que vem... É o Deus que se faz homem e renova mais uma vez a esperança em cada olhar e a alegria no mais simples dos sorrisos... Como sou uma pessoa que não pode estar parada (entenda-se...) aceitei mais um desafio e fui falar com (e para) jovens de uma paróquia longe da minha... Entre olhares desconfiados, sorrisos tímidos, diferenças encontradas, pedras transformadas a tarde do passado sábado não me sai da cabeça e fez-me bem... A minha caminhada de Advento precisava disto... dar-me! Ainda não tinha havido oportunidade e, dando o meu tempo e aquilo que sou, tentámos preparar o caminho para Aquele que vem. Um bjinho especial para o Sérgio e para o Pedro.

Às vezes é necessário sairmos da nossa envolvente natural e encontrar rostos desconhecidos para "nos encontrarmos", ganharmos forças novamente e esboçar o maior dos sorrisos no regresso a casa com o pôr-do-sol no horizonte e uma voz animada como fundo! :)

9.12.09

Quase...

Hoje partilho uma música que nos faz lembrar o Natal... mas ao mesmo tempo pode ser uma música de esperança, de advento... deixa-nos o desafio de olhar pela primeira vez...

E como se torna difícil!

Pois o verbo de Deus acampou entre nós.
Pois o verbo de Deus acampou entre nós.

Queres saber de que cor
São os sonhos de Deus?
Volta a olhar o Mundo
Pela primeira vez.

Queres saber o lugar
Da morada de Deus?
Volta a olhar o Homem
Pela primeira vez.

Queres saber o segredo
Do coração de Deus?
Volta a olhar o Amor
Pela primeira vez.

Poema de Tolentino Mendonça

4.12.09

Esperando...

Daqui a 20 dias será véspera de Natal... Até lá tanta coisa vai mudar, o tempo vai dar tantas cambalhotas e as pessoas poderão ficar diferentes... Mas o advento é significado de espera... por isso "fico esperando" na voz dos Simplus (Maria Durão e Luis Roquete).

2.12.09

Will be?

Será que a chuva veio para ficar?


(por mim podia voltar o frio, frio, frio... que com uma camisola mais quentinha e uma mantinha nas pernas passo bem... agora a chuva... chateia-me!)