24.3.11

Hoje é o MEU dia...



... e imagino que de muito mais gente... Mas é especial porque é MEU... e meu até ao fim... :) (havia uma publicidade assim, não?)
Esta hoje foi para mim...

... Somos este milagre de vida, capaz de se pensar a si mesma e de se descobrir irredutível a qualquer classificação ou tentativa de definição; somos este milagre de transcendência, em que a todo o momento percebemos que somos mais do que aquilo que a biologia e que a química dizem que somos. Milagre de consciência; milagre de sentimento; milagre de relação. Milagre de sentir que sou gente e de saber que ser gente é um milagre...

9.3.11

Início oficial...

... da Quaresma.

Todos os anos começa com uma quarta-feira "especial", chamada quarta-feira de cinzas, dia marcado para dar início a um tempo de preparação, silêncio, recolhimento e partilha até à Páscoa.

Neste cantinho também se entra neste tempo que sou convidada à escuta...

«O Deus em que acredito não é mudo. Gosta de falar connosco. E quando abre a boca não perde tempo com conversa afiada; fala do que realmente é importante para Ele: a nossa felicidade.»

E é assim que se inicia um belo tempo, rumo à alegria... E, já me esquecia, mas entrámos no mês do ano que mais gosto... Março! :)

7.3.11

Fui (A)Mar....

Há dias que não escrevo neste meu canto... As horas passam a correr e digo"não tenho tempo para tudo...."

Mas quando aqui dentro me belisca a vontade... parece que muitas vezes nem sei começar... outras a ideia vai-se formando até que aqui a escreva. Hoje não tenho ideia, pensamento ou imagem quando aqui digito letras que formam palavras...

Falar do Carnaval poderia ser banal... não me passa ao lado e como gosto de cores, sorrisos e música esta é uma festa querida... O sol aquece-nos estes dias e quase faz recordar as imagens dos carnavais quentes por esse mundo fora...

O dia de hoje também por aqui nasceu com sol. E para mim de uma maneira diferente... (quase podia dizer isto todos os dias, porque todos são diferentes...)

Mas, ter o privilégio de me encontrar com um mar imenso pela manhã, poder parar, olhar, serenar e rezar... não é a mesma coisa... As ondas embalavam o silêncio, o vento afagava-me o cabelo e deixava em surdina o riso das crianças mascaradas que brincavam na praia.

Momento simples... é verdade! Mas que ao inspirar cada segundo dele me enchia e fortalecia cada célula dos meus pulmões... "Às voltas" com a natureza, hoje foi ela que me apanhou e me abraçou de forma tão simples que ao mesmo tempo parece que não estive ali e viajei! :)

O céu agora está cinzento... mas para mim hoje o sol já brilhou e o dia valeu a pena... houve sorrisos, cores e música, por isso houve um pouco de Carnaval... e claro, a noite promete!

2.3.11

E comunicar, não?

Mesmo para quem está longe, não há desculpas para não acompanhar este aveirense a falar de comunicação!

18.2.11

Wojtyla

O musical com nome de Papa que toca os que assistem... sorrisos, lágrimas, vontade de saltar da cadeira e "pegar fogo ao mundo"...

Musical sobre João Paulo II estreou ontem em Lisboa

O espectáculo, cantado e dançado ao vivo, realiza-se a 17, 18 e 19 de Fevereiro em Lisboa (Teatro Tivoli) e nos dias 24 e 25 deste mês no Porto (Teatro Sá da Bandeira).

Este projecto multimédia, com origem na paróquia de Cascais estreou a 18 de Maio de 2010 no Estoril, tendo estado em cena durante sete dias, dois dos quais foram sessões extras a pedido do público.

A Agência ECCLESIA esteve no ensaio geral e presenciou o nervosismo de mais de 25 jovens a cantar e dançar em palco.



Para ler mais em: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=83811

14.2.11

Neste dia dedicado ao Amor...


(foto tirada no Lugar dos Afectos, Aveiro)

Esta frase diz tudo... Para quem não sabe, aprende... E aprende-se toda a vida... Hoje também é dia de aprendizagem, de sorrir e fazer sorrir... de aprender e surpreender... Hoje porque é dia dos namorados...


Para quem ama ou celebra o Amor... este dia é especial porque está à vista de todos... Mas os outros 364 dias são para aprender a amar...


11.2.11

Neste dia Mundial do Doente...

Partilho uma reportagem...


Os corredores do Hospital estão quentes e alguns doentes dão passos em chinelos silenciosos. No âmbito do Dia Mundial do Doente a ECCLESIA foi ao Hospital do Mar, na Bobadela, em Lisboa, e conseguiu perceber como há tantos doentes que ali se sentem em casa: afinal, o hospital devia ser um sítio que dá saúde e qualidade de vida.


Para ler tudo em http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=84181

10.2.11

Greves...



Os meus mais variados e complexos sistemas hoje também decidiram fazer greve... Devia ter ficado em casa!

8.2.11

Afectos no Lugar!


Um momento de paragem num sábado ritmado... O sol estava quente e o vento de Aveiro fazia-se sentir... Em Eixo o ambiente era calmo e o Lugar dos Afectos tinha as portas abertas...
...
para um caminho conhecido mas tantas vezes esquecido, onde o gostar nos acompanha, a harmonia é rainha e nós, simplesmente somos estrelas... estrelas da companhia (de alguém...)

Num tempo em crise e de crises é bom saber e sentir que há um cantinho que valoriza os afectos, os ensina e os promove! Lá entra-se num imaginário que devia prevalecer no nosso dia a dia! Se ainda não conhecem... vale a pena: http://www.lugardosafectos.pt/

4.2.11

:) sorriam...


As rádios portuguesas unem-se hoje numa grande operação em simultâneo a partir das 8h00 da manhã, culminando num grande momento às 18h00 em todos o país.Às 08h00 , às 09h00 e às 18h00, de norte a sul do Pais e ilhas, quem estiver ligado a qualquer rádio, vai receber à hora certa um convite para um grande momento - a Rádio convida a olhar ao seu lado, receber um sorriso e retribuir.

As rádios do Grupo r/com (Renascença, RFM, MEGA Hits e Rádio Sim), da RTP (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África, RDP Açores e RDP Madeira), da MCR (Rádio Comercial, Cidade FM, M80 e Star FM), da LusoCanal (Rádio Amália, Radar, Capital, Marginal, Oxigénio, Festival e Nova Era), do Grupo Controlinveste (TSF) e todas as rádios associadas da APR- Associação Portuguesa de Rádios e da ARIC - Associação de Rádios de Inspiração Cristã desafiam o país a fazer algo tão simples como sorrir...

Depois do efeito surpresa das 08h00 e das 09h00 da manhã, queremos às 18h00 mobilizar todos, de norte a sul do país, para em conjunto pôr Portugal a sorrir.Ao longo do dia para esta mobilização nacional haverá uma presença contínua nas antenas das rádios. A televisão e as redes sociais irão permitir também acompanhar toda a iniciativa, mostrando tudo o que se passa: comentários, reações e os momentos mais emocionantes e divertidos.

Esta sexta-feira, a Rádio, toda a Rádio, propõe-lhe um sorriso! :)

E já agora, de segunda a sexta, pelas 22h45, na antena 1, o programa ecclesia também faz sorrir... sabiam?

2.2.11

É quase da minha idade...

PARABÉNS!

Faz hoje 25 anos... O pequeno-grande Vitinho... a muitos deliciava com a sua ternura, com aqueles olhos sonolentos e o respeito aos papás...

"Tá na hora da caminha, vamos lá dormir..."
Fui dormir muitas vezes ao som do vitinho... e aquela voz da mãe dele... "Boa noite, Vitinho... e até amanhã!"... Hoje conheço quem dava voz à mãe do vitinho... curioso não?

28.1.11

Simples...


"Mais do que saber que são amados, os jovens precisam de se sentirem amados..."

26.1.11

Terras Lusas...

Portugal em filme... um filme de Portugal... apenas um apontamento: porque é que Aveiro não aparece, nem mesmo num milésimo de segundo? :)

17.1.11

Bugas?

Afinal elas estão a morrer... Aveiro e os aveirenses não merecem!

Bugas cheias de ferrugem esperam melhores dias
MoveAveiro admite desinvestimento na bicicleta gratuita da cidade




A maior parte das duas centenas de Bugas (Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro) encontram-se em mau estado de utilização, consequência do pouco investimento que tem sido feito num dos melhores cartazes de promoção da cidade.
Os sinais de ferrugem são visíveis na maior parte das duas centenas de Bugas, que a empresa municipal de mobilidade (MoveAveiro) disponibiliza a quem quer dar uma volta gratuita de bicicleta pela cidade de Aveiro.



Quase a completarem 11 anos de existência, as Bugas - que foram pioneiras no país como serviço de bicicleta de utilização gratuita - têm sofrido nos últimos oito anos um forte desinvestimento, a que não são alheias as dificuldades financeiras não só da Câmara de Aveiro como também da MoveAveiro. Os sinais de ferrugem nas bicicletas são apenas o mais visível do desinvestimento que tem sido feito nas Bugas.
Jesus Zing

12.1.11

Afinal tanta proximidade... ?

É em dias como este que Lisboa me faz lembrar uma pequena cidade...



No comboio os olhares trocam-se no pedido de empréstimo de um jornal. No metro eis que surgem as vozes a falar de alguém mutuamente conhecido, falando da vida profissional, dos maridos que já teve ou até das viagens que faz... o nome: Vitória. E assim fico a saber (quase) a vida toda desta tal senhora que já me soava a "conhecida".

E na paragem do autocarro um encontro inesperado. Senhora, 81 anos, pele branca e sorriso afável. Mete conversa e queixa-se de uma queda em casa, tem uma mão inchada. O flagelo de muitos idosos que não têm com quem falar nesta cidade, dita grande. Curiosidade desta conversa de 4 min: esta senhora trabalhou como guarda prisional cerca de 30 anos... incrível as histórias que fico a saber...

Uma entrevista que leio no destak e fala de qualidade no fim de vida... Mas, e qualidade durante a vida?

Manhã mais que preenchida com um taxista mais que gago, armado em simpático e que não sabia "trabalhar" com o GPS.
Uma conversa a seguir, passagem pelo largo do Rato, Assembleia da República... espaços emblemáticos desta cidade que vou descobrindo...

E, outro táxi... afinal este "chauffer" de praça é muito mais do que isso... canta o fado... (ou pensa mesmo que sabe cantar...)

Só por esta manhã quase me imaginei num daqueles filmes sobre o quotidiano de uma qualquer pequena cidade... Achei, no mínimo, curioso... serviu para este post e dar mais cor ao 12º dia deste novo ano :)

7.1.11

Nestes dias...

São Gonçalinho torna-se o rei pelas ruas de Aveiro... quem ainda não ouviu falar na festa das cavacas?

6.1.11

Será que a tradição ainda é o que era?

Hoje é dia de Reis... e na tradição portuguesa é dia de se comer uma romã, pedindo aos reis saúde, dinheiro, paz e amor. Sabiam?

A romã, Punica granatum , é fruta exótica e milenar.
A romã é uma fruta de cor vermelho escuro, com flores de uma tonalidade intensa, cujas sementes abundantes são o símbolo da fertilidade
A romã tem antioxidantes ainda mais poderosos do que o tomate e o vinho tinto para a prevenção de doenças cardíacas.

Dinheiro, prosperidade, fartura, estas são algumas das dádivas atribuídas às pequenas sementes da saborosa romã.


A romã é “recheada” de ricas propriedades medicinais. Até bem pouco tempo, estas propriedades importantes, só eram conhecidas por interessados em mitologia ou medicina chinesa antiga.
Segundo registros do antigo herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade.

(http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/roma/roma-2.php)

5.1.11

Para meditar durante o dia

Um comentário ao evangelho de hoje... «Ele veio até eles caminhando sobre o mar»

Guia, terna Luz, no meio destas trevas,
guia-me mais longe.
A noite é sombria, e eu estou longe da minha casa,
guia-me mais longe.
Guarda os meus passos: que me importa ver
o horizonte distante? Um único passo me basta.

Nem sempre Te pedi como hoje
para seres assim Tu o meu Guia.
Gostava então de escolher e conhecer o meu caminho;
doravante sê o meu Guia.
Eu amava o brilho do dia; apesar dos meus medos
o orgulho dominava a minha vida: esquece todo esse passado.


Muitas vezes, estou certo, o Teu poder me abençoou,
apenas para ser meu Guia
por entre pântanos e marés, e rochas e torrentes,
enquanto dura a noite.
E com a manhã sorrir-me-ão aqueles rostos
que sempre amei e que um dia perdi.

John Henry Newman

3.1.11

Começar de novo...


Como o Dom de Deus espanta e surpreende, a cada momento. Como há sempre uma infinidade de sítios secretos, de lugares a descobrir. Dia após dia. E como o reconhecer e o renovar deste Mistério aquece o coração.Uma sucessão de páginas que conhecemos de cor, um olhar preso às imagens que a rotina impõe. A capacidade de se deixar maravilhar? Entorpecida, letárgica, arrumada.Um Mistério que se renova, todos os anos. A maravilha insondável do sim, da Entrega - segura, incondicional. A Espera – paciente, dedicada, sem limite. O Nascimento.
A Sagrada Família. O Baptismo.
E todo um ciclo que segue, ano após ano. Perante as Maravilhas, quantas vezes nos deixamos acomodar pelo facto de já conhecermos cada bocadinho da história, por já sabermos o final?Quantas vezes encaramos o sim de Maria como apenas mais uma parte da história? E como nos perdemos por entre as semanas de Espera, limitados pelo pulsar da contagem decrescente, e só a isso dando valor?

Quantas vezes olhamos para o Presépio com a curiosidade de criança, e nos maravilhamos com a simplicidade, com a transparência, com a absoluta serenidade do quadro?E quantas vezes deixamos que mais um ano comece, embalados por resoluções confusas, tomadas apenas para aplacar a sensação desconfortável de que é preciso melhorar? E durante quantos dias somos capazes de manter essas resoluções?

Um apelo a abrir os olhos, sobretudo os do coração, e assim viver este ano que começa.Um apelo a abrir as páginas sagradas, já tão familiares, e recomeçar. Deixar-se envolver, surpreender – com a avidez e curiosidade com que as crianças ouvem as histórias. Como se fosse a primeira vez.E descobrir como a novidade nunca se esgota realmente. Descobrir como a mensagem se renova. E sentir tudo de novo, de forma especial e irrepetível.


Ana Rita Neves Lima