
10.2.11
Greves...

8.2.11
Afectos no Lugar!
Um momento de paragem num sábado ritmado... O sol estava quente e o vento de Aveiro fazia-se sentir... Em Eixo o ambiente era calmo e o Lugar dos Afectos tinha as portas abertas...
para um caminho conhecido mas tantas vezes esquecido, onde o gostar nos acompanha, a harmonia é rainha e nós, simplesmente somos estrelas... estrelas da companhia (de alguém...)
Num tempo em crise e de crises é bom saber e sentir que há um cantinho que valoriza os afectos, os ensina e os promove! Lá entra-se num imaginário que devia prevalecer no nosso dia a dia! Se ainda não conhecem... vale a pena: http://www.lugardosafectos.pt/
4.2.11
:) sorriam...
As rádios portuguesas unem-se hoje numa grande operação em simultâneo a partir das 8h00 da manhã, culminando num grande momento às 18h00 em todos o país.Às 08h00 , às 09h00 e às 18h00, de norte a sul do Pais e ilhas, quem estiver ligado a qualquer rádio, vai receber à hora certa um convite para um grande momento - a Rádio convida a olhar ao seu lado, receber um sorriso e retribuir.
As rádios do Grupo r/com (Renascença, RFM, MEGA Hits e Rádio Sim), da RTP (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África, RDP Açores e RDP Madeira), da MCR (Rádio Comercial, Cidade FM, M80 e Star FM), da LusoCanal (Rádio Amália, Radar, Capital, Marginal, Oxigénio, Festival e Nova Era), do Grupo Controlinveste (TSF) e todas as rádios associadas da APR- Associação Portuguesa de Rádios e da ARIC - Associação de Rádios de Inspiração Cristã desafiam o país a fazer algo tão simples como sorrir...
Depois do efeito surpresa das 08h00 e das 09h00 da manhã, queremos às 18h00 mobilizar todos, de norte a sul do país, para em conjunto pôr Portugal a sorrir.Ao longo do dia para esta mobilização nacional haverá uma presença contínua nas antenas das rádios. A televisão e as redes sociais irão permitir também acompanhar toda a iniciativa, mostrando tudo o que se passa: comentários, reações e os momentos mais emocionantes e divertidos.
Esta sexta-feira, a Rádio, toda a Rádio, propõe-lhe um sorriso! :)
E já agora, de segunda a sexta, pelas 22h45, na antena 1, o programa ecclesia também faz sorrir... sabiam?
2.2.11
É quase da minha idade...

Faz hoje 25 anos... O pequeno-grande Vitinho... a muitos deliciava com a sua ternura, com aqueles olhos sonolentos e o respeito aos papás...
"Tá na hora da caminha, vamos lá dormir..."
28.1.11
26.1.11
Terras Lusas...
19.1.11
17.1.11
Bugas?

MoveAveiro admite desinvestimento na bicicleta gratuita da cidade
A maior parte das duas centenas de Bugas (Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro) encontram-se em mau estado de utilização, consequência do pouco investimento que tem sido feito num dos melhores cartazes de promoção da cidade.
Os sinais de ferrugem são visíveis na maior parte das duas centenas de Bugas, que a empresa municipal de mobilidade (MoveAveiro) disponibiliza a quem quer dar uma volta gratuita de bicicleta pela cidade de Aveiro.
Quase a completarem 11 anos de existência, as Bugas - que foram pioneiras no país como serviço de bicicleta de utilização gratuita - têm sofrido nos últimos oito anos um forte desinvestimento, a que não são alheias as dificuldades financeiras não só da Câmara de Aveiro como também da MoveAveiro. Os sinais de ferrugem nas bicicletas são apenas o mais visível do desinvestimento que tem sido feito nas Bugas.
12.1.11
Afinal tanta proximidade... ?

7.1.11
Nestes dias...
6.1.11
Será que a tradição ainda é o que era?
Hoje é dia de Reis... e na tradição portuguesa é dia de se comer uma romã, pedindo aos reis saúde, dinheiro, paz e amor. Sabiam?
A romã, Punica granatum , é fruta exótica e milenar.
A romã é uma fruta de cor vermelho escuro, com flores de uma tonalidade intensa, cujas sementes abundantes são o símbolo da fertilidade
A romã tem antioxidantes ainda mais poderosos do que o tomate e o vinho tinto para a prevenção de doenças cardíacas.
Dinheiro, prosperidade, fartura, estas são algumas das dádivas atribuídas às pequenas sementes da saborosa romã.
A romã é “recheada” de ricas propriedades medicinais. Até bem pouco tempo, estas propriedades importantes, só eram conhecidas por interessados em mitologia ou medicina chinesa antiga.
Segundo registros do antigo herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade.
5.1.11
Para meditar durante o dia
Guia, terna Luz, no meio destas trevas,
guia-me mais longe.
A noite é sombria, e eu estou longe da minha casa,
guia-me mais longe.
Guarda os meus passos: que me importa ver
o horizonte distante? Um único passo me basta.
Nem sempre Te pedi como hoje
para seres assim Tu o meu Guia.
Gostava então de escolher e conhecer o meu caminho;
doravante sê o meu Guia.
Eu amava o brilho do dia; apesar dos meus medos
o orgulho dominava a minha vida: esquece todo esse passado.
Muitas vezes, estou certo, o Teu poder me abençoou,
apenas para ser meu Guia
por entre pântanos e marés, e rochas e torrentes,
enquanto dura a noite.
E com a manhã sorrir-me-ão aqueles rostos
que sempre amei e que um dia perdi.
John Henry Newman
3.1.11
Começar de novo...
Como o Dom de Deus espanta e surpreende, a cada momento. Como há sempre uma infinidade de sítios secretos, de lugares a descobrir. Dia após dia. E como o reconhecer e o renovar deste Mistério aquece o coração.Uma sucessão de páginas que conhecemos de cor, um olhar preso às imagens que a rotina impõe. A capacidade de se deixar maravilhar? Entorpecida, letárgica, arrumada.Um Mistério que se renova, todos os anos. A maravilha insondável do sim, da Entrega - segura, incondicional. A Espera – paciente, dedicada, sem limite. O Nascimento.
A Sagrada Família. O Baptismo.
Quantas vezes olhamos para o Presépio com a curiosidade de criança, e nos maravilhamos com a simplicidade, com a transparência, com a absoluta serenidade do quadro?E quantas vezes deixamos que mais um ano comece, embalados por resoluções confusas, tomadas apenas para aplacar a sensação desconfortável de que é preciso melhorar? E durante quantos dias somos capazes de manter essas resoluções?
Um apelo a abrir os olhos, sobretudo os do coração, e assim viver este ano que começa.Um apelo a abrir as páginas sagradas, já tão familiares, e recomeçar. Deixar-se envolver, surpreender – com a avidez e curiosidade com que as crianças ouvem as histórias. Como se fosse a primeira vez.E descobrir como a novidade nunca se esgota realmente. Descobrir como a mensagem se renova. E sentir tudo de novo, de forma especial e irrepetível.
Ana Rita Neves Lima
30.12.10
E saem mais 365 dias...
25.12.10
Um Natal feliz...

O Presépio somos nós
É dentro de nós que Jesus nasce
Dentro destes gestos que em igual medida
a esperança e a sombra revestem
Dentro das nossas palavras e do seu tráfego sonâmbulo
Dentro do riso e da hesitação
Dentro do dom e da demora
Dentro do redemoinho e da prece
Dentro daquilo que não soubemos ou ainda não tentamos
O Presépio somos nós
É dentro de nós que Jesus nasce
Dentro de cada idade e estação
Dentro de cada encontro e de cada perda
Dentro do que cresce e do que se derruba
Dentro da pedra e do voo
Dentro do que em nós atravessa a água ou atravessa o fogo
Dentro da viagem e do caminho que sem saída parece
O Presépio somos nós
É dentro de nós que Jesus nasce
Dentro da alegria e da nudez do tempo
Dentro do calor da casa e do relento imprevisto
Dentro do declive e da planura
Dentro da lâmpada e do grito
Dentro da sede e da fonte
Dentro do agora e dentro do eterno
(José Tolentino Mendonça)
20.12.10
No "Canal" desta semana...
Embrenhados na teia da crise o Natal de 2010 pode renascer em cada um: o verdadeiro Natal! Aquele que valoriza as coisas simples, o que traz o valor da família... Abandona a mesquinhez e o egoísmo e abre o caminho por sendas limpas e ar purificado. Já não é na manjedoura mas para muitos será ao frio, já não é no estábulo mas para muitos ao relento... Mas as estrelas continuam a brilhar!
O Natal de hoje tem de ser o nascimento, o presépio em cada um... olhando para o lado, produzindo sorrisos, dando a mão e tomando consciência que o Natal cristão só faz sentido se caminharmos firmes no encontro com o próximo. Um Santo Natal!
17.12.10
Estrelas que iluminam...
15.12.10
Dias Coloridos
Cores combinam comigo... e este tempo é de me embrenhar pelas cores que estão nas ruas, pelo colorido das luzes dos pinheiros, pelos tons mais ou menos garridos dos presépios com que me vou cruzando...Mas acima de tudo as cores indicam alegria! E é neste advento que percorro essa alegria... Como as mantas da figura que entrelaçam fios de cores, também eu até ao Natal tenho feito laços e entrelaçando outros novos...
Reforçar alguns laços de amizade mais distantes mas seguros, lembrar outras pontas mais esquecidas e dar alegrias. As laçadas de origem continuam lá... firmes! As outras vão surgindo lado a lado até se formar uma manta pequenina que, aos poucos, irá crescendo com a ajuda e apoio de todos...
Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... todos os dias, são dias para colorir... E o advento não podia ser a melhor época para dar cor e brilho às horas de cada um, largando sorrisos, fomentando os abraços, plantando estrelas e sonhos que no futuro pintarão o céu até ao presépio.
11.12.10
Espera(nça)...

10.12.10
Tecnologia em advento
Mesmo que ainda estejamos no Advento e seja cedo para desejar "boas festas" este vídeo torna-se muito mais do que isso... Este é, de facto, o advento n(d)a tecnologia...
Dá que pensar... porque se fosse hoje, será que Deus fazia assim? Com direito a actualizações de estado no facebook? :) ahahahahah







