10.2.11

Greves...



Os meus mais variados e complexos sistemas hoje também decidiram fazer greve... Devia ter ficado em casa!

8.2.11

Afectos no Lugar!


Um momento de paragem num sábado ritmado... O sol estava quente e o vento de Aveiro fazia-se sentir... Em Eixo o ambiente era calmo e o Lugar dos Afectos tinha as portas abertas...
...
para um caminho conhecido mas tantas vezes esquecido, onde o gostar nos acompanha, a harmonia é rainha e nós, simplesmente somos estrelas... estrelas da companhia (de alguém...)

Num tempo em crise e de crises é bom saber e sentir que há um cantinho que valoriza os afectos, os ensina e os promove! Lá entra-se num imaginário que devia prevalecer no nosso dia a dia! Se ainda não conhecem... vale a pena: http://www.lugardosafectos.pt/

4.2.11

:) sorriam...


As rádios portuguesas unem-se hoje numa grande operação em simultâneo a partir das 8h00 da manhã, culminando num grande momento às 18h00 em todos o país.Às 08h00 , às 09h00 e às 18h00, de norte a sul do Pais e ilhas, quem estiver ligado a qualquer rádio, vai receber à hora certa um convite para um grande momento - a Rádio convida a olhar ao seu lado, receber um sorriso e retribuir.

As rádios do Grupo r/com (Renascença, RFM, MEGA Hits e Rádio Sim), da RTP (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África, RDP Açores e RDP Madeira), da MCR (Rádio Comercial, Cidade FM, M80 e Star FM), da LusoCanal (Rádio Amália, Radar, Capital, Marginal, Oxigénio, Festival e Nova Era), do Grupo Controlinveste (TSF) e todas as rádios associadas da APR- Associação Portuguesa de Rádios e da ARIC - Associação de Rádios de Inspiração Cristã desafiam o país a fazer algo tão simples como sorrir...

Depois do efeito surpresa das 08h00 e das 09h00 da manhã, queremos às 18h00 mobilizar todos, de norte a sul do país, para em conjunto pôr Portugal a sorrir.Ao longo do dia para esta mobilização nacional haverá uma presença contínua nas antenas das rádios. A televisão e as redes sociais irão permitir também acompanhar toda a iniciativa, mostrando tudo o que se passa: comentários, reações e os momentos mais emocionantes e divertidos.

Esta sexta-feira, a Rádio, toda a Rádio, propõe-lhe um sorriso! :)

E já agora, de segunda a sexta, pelas 22h45, na antena 1, o programa ecclesia também faz sorrir... sabiam?

2.2.11

É quase da minha idade...

PARABÉNS!

Faz hoje 25 anos... O pequeno-grande Vitinho... a muitos deliciava com a sua ternura, com aqueles olhos sonolentos e o respeito aos papás...

"Tá na hora da caminha, vamos lá dormir..."
Fui dormir muitas vezes ao som do vitinho... e aquela voz da mãe dele... "Boa noite, Vitinho... e até amanhã!"... Hoje conheço quem dava voz à mãe do vitinho... curioso não?

28.1.11

Simples...


"Mais do que saber que são amados, os jovens precisam de se sentirem amados..."

26.1.11

Terras Lusas...

Portugal em filme... um filme de Portugal... apenas um apontamento: porque é que Aveiro não aparece, nem mesmo num milésimo de segundo? :)

17.1.11

Bugas?

Afinal elas estão a morrer... Aveiro e os aveirenses não merecem!

Bugas cheias de ferrugem esperam melhores dias
MoveAveiro admite desinvestimento na bicicleta gratuita da cidade




A maior parte das duas centenas de Bugas (Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro) encontram-se em mau estado de utilização, consequência do pouco investimento que tem sido feito num dos melhores cartazes de promoção da cidade.
Os sinais de ferrugem são visíveis na maior parte das duas centenas de Bugas, que a empresa municipal de mobilidade (MoveAveiro) disponibiliza a quem quer dar uma volta gratuita de bicicleta pela cidade de Aveiro.



Quase a completarem 11 anos de existência, as Bugas - que foram pioneiras no país como serviço de bicicleta de utilização gratuita - têm sofrido nos últimos oito anos um forte desinvestimento, a que não são alheias as dificuldades financeiras não só da Câmara de Aveiro como também da MoveAveiro. Os sinais de ferrugem nas bicicletas são apenas o mais visível do desinvestimento que tem sido feito nas Bugas.
Jesus Zing

12.1.11

Afinal tanta proximidade... ?

É em dias como este que Lisboa me faz lembrar uma pequena cidade...



No comboio os olhares trocam-se no pedido de empréstimo de um jornal. No metro eis que surgem as vozes a falar de alguém mutuamente conhecido, falando da vida profissional, dos maridos que já teve ou até das viagens que faz... o nome: Vitória. E assim fico a saber (quase) a vida toda desta tal senhora que já me soava a "conhecida".

E na paragem do autocarro um encontro inesperado. Senhora, 81 anos, pele branca e sorriso afável. Mete conversa e queixa-se de uma queda em casa, tem uma mão inchada. O flagelo de muitos idosos que não têm com quem falar nesta cidade, dita grande. Curiosidade desta conversa de 4 min: esta senhora trabalhou como guarda prisional cerca de 30 anos... incrível as histórias que fico a saber...

Uma entrevista que leio no destak e fala de qualidade no fim de vida... Mas, e qualidade durante a vida?

Manhã mais que preenchida com um taxista mais que gago, armado em simpático e que não sabia "trabalhar" com o GPS.
Uma conversa a seguir, passagem pelo largo do Rato, Assembleia da República... espaços emblemáticos desta cidade que vou descobrindo...

E, outro táxi... afinal este "chauffer" de praça é muito mais do que isso... canta o fado... (ou pensa mesmo que sabe cantar...)

Só por esta manhã quase me imaginei num daqueles filmes sobre o quotidiano de uma qualquer pequena cidade... Achei, no mínimo, curioso... serviu para este post e dar mais cor ao 12º dia deste novo ano :)

7.1.11

Nestes dias...

São Gonçalinho torna-se o rei pelas ruas de Aveiro... quem ainda não ouviu falar na festa das cavacas?

6.1.11

Será que a tradição ainda é o que era?

Hoje é dia de Reis... e na tradição portuguesa é dia de se comer uma romã, pedindo aos reis saúde, dinheiro, paz e amor. Sabiam?

A romã, Punica granatum , é fruta exótica e milenar.
A romã é uma fruta de cor vermelho escuro, com flores de uma tonalidade intensa, cujas sementes abundantes são o símbolo da fertilidade
A romã tem antioxidantes ainda mais poderosos do que o tomate e o vinho tinto para a prevenção de doenças cardíacas.

Dinheiro, prosperidade, fartura, estas são algumas das dádivas atribuídas às pequenas sementes da saborosa romã.


A romã é “recheada” de ricas propriedades medicinais. Até bem pouco tempo, estas propriedades importantes, só eram conhecidas por interessados em mitologia ou medicina chinesa antiga.
Segundo registros do antigo herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade.

(http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/roma/roma-2.php)

5.1.11

Para meditar durante o dia

Um comentário ao evangelho de hoje... «Ele veio até eles caminhando sobre o mar»

Guia, terna Luz, no meio destas trevas,
guia-me mais longe.
A noite é sombria, e eu estou longe da minha casa,
guia-me mais longe.
Guarda os meus passos: que me importa ver
o horizonte distante? Um único passo me basta.

Nem sempre Te pedi como hoje
para seres assim Tu o meu Guia.
Gostava então de escolher e conhecer o meu caminho;
doravante sê o meu Guia.
Eu amava o brilho do dia; apesar dos meus medos
o orgulho dominava a minha vida: esquece todo esse passado.


Muitas vezes, estou certo, o Teu poder me abençoou,
apenas para ser meu Guia
por entre pântanos e marés, e rochas e torrentes,
enquanto dura a noite.
E com a manhã sorrir-me-ão aqueles rostos
que sempre amei e que um dia perdi.

John Henry Newman

3.1.11

Começar de novo...


Como o Dom de Deus espanta e surpreende, a cada momento. Como há sempre uma infinidade de sítios secretos, de lugares a descobrir. Dia após dia. E como o reconhecer e o renovar deste Mistério aquece o coração.Uma sucessão de páginas que conhecemos de cor, um olhar preso às imagens que a rotina impõe. A capacidade de se deixar maravilhar? Entorpecida, letárgica, arrumada.Um Mistério que se renova, todos os anos. A maravilha insondável do sim, da Entrega - segura, incondicional. A Espera – paciente, dedicada, sem limite. O Nascimento.
A Sagrada Família. O Baptismo.
E todo um ciclo que segue, ano após ano. Perante as Maravilhas, quantas vezes nos deixamos acomodar pelo facto de já conhecermos cada bocadinho da história, por já sabermos o final?Quantas vezes encaramos o sim de Maria como apenas mais uma parte da história? E como nos perdemos por entre as semanas de Espera, limitados pelo pulsar da contagem decrescente, e só a isso dando valor?

Quantas vezes olhamos para o Presépio com a curiosidade de criança, e nos maravilhamos com a simplicidade, com a transparência, com a absoluta serenidade do quadro?E quantas vezes deixamos que mais um ano comece, embalados por resoluções confusas, tomadas apenas para aplacar a sensação desconfortável de que é preciso melhorar? E durante quantos dias somos capazes de manter essas resoluções?

Um apelo a abrir os olhos, sobretudo os do coração, e assim viver este ano que começa.Um apelo a abrir as páginas sagradas, já tão familiares, e recomeçar. Deixar-se envolver, surpreender – com a avidez e curiosidade com que as crianças ouvem as histórias. Como se fosse a primeira vez.E descobrir como a novidade nunca se esgota realmente. Descobrir como a mensagem se renova. E sentir tudo de novo, de forma especial e irrepetível.


Ana Rita Neves Lima

30.12.10

E saem mais 365 dias...

2010 é um número redondo... este meu ano também me saiu bem redondinho... mas com muitos cumes...

Iniciei-o aos tombos com as ausências mas depois foi a subir a montanha dos dias que chegámos ao fim... Balanço positivo! É só o que posso dizer!

Uma viagem a Roma, com muitos pontos de interesse, umas férias depois de trabalho intenso, bem preenchidas como não havia há algum tempo... uma peregrinação a pé a Fátima, que me encheu e preencheu... e quase no fim do ano... a cidade do Amor, Paris. Os passeios, a neve, o chocolate quente, a disneyland e as muitas aventuras em francês...




Da família aos raros amigos, da pastoral juvenil ao grupo de jovens o ano foi-se folheando com alguma serenidade e muita satisfação cada vez maior...


E claro... 2011 será mais uma oportunidade para sermos felizes! :) Todos os desejos me vão passar pela mente nesta passagem de ano que se quer serena, mas muito especial!

25.12.10

Um Natal feliz...

Porque o meu Natal deste ano foi assim... colorido como este presépio, aqui deixo a todos votos de um santo tempo de Natal.Que seja assim colorido de alegria e muitos sorrisos... que o presépio sejamos nós mesmos!


O Presépio somos nós

É dentro de nós que Jesus nasce

Dentro destes gestos que em igual medida

a esperança e a sombra revestem

Dentro das nossas palavras e do seu tráfego sonâmbulo

Dentro do riso e da hesitação

Dentro do dom e da demora

Dentro do redemoinho e da prece

Dentro daquilo que não soubemos ou ainda não tentamos

O Presépio somos nós

É dentro de nós que Jesus nasce

Dentro de cada idade e estação

Dentro de cada encontro e de cada perda

Dentro do que cresce e do que se derruba

Dentro da pedra e do voo

Dentro do que em nós atravessa a água ou atravessa o fogo

Dentro da viagem e do caminho que sem saída parece

O Presépio somos nós

É dentro de nós que Jesus nasce

Dentro da alegria e da nudez do tempo

Dentro do calor da casa e do relento imprevisto

Dentro do declive e da planura

Dentro da lâmpada e do grito

Dentro da sede e da fonte

Dentro do agora e dentro do eterno

(José Tolentino Mendonça)


20.12.10

No "Canal" desta semana...


Dois mil anos passaram desde o grande momento... Na altura incompreendido para muitos, hoje continua a sê-lo! Muitas luzes, muita cor, muito brilho que se confundem com a simplicidade da quadra.



Embrenhados na teia da crise o Natal de 2010 pode renascer em cada um: o verdadeiro Natal! Aquele que valoriza as coisas simples, o que traz o valor da família... Abandona a mesquinhez e o egoísmo e abre o caminho por sendas limpas e ar purificado. Já não é na manjedoura mas para muitos será ao frio, já não é no estábulo mas para muitos ao relento... Mas as estrelas continuam a brilhar!



O Natal de hoje tem de ser o nascimento, o presépio em cada um... olhando para o lado, produzindo sorrisos, dando a mão e tomando consciência que o Natal cristão só faz sentido se caminharmos firmes no encontro com o próximo. Um Santo Natal!

17.12.10

Estrelas que iluminam...

O gesto público é já amanhã!


Juntemos a Luz das nossas estrelas à Luz da estrela de Belém
que nos anuncia que Jesus mora no meio de nós e que o melhor
Presépio do Natal somos nós.

15.12.10

Dias Coloridos

Cores combinam comigo... e este tempo é de me embrenhar pelas cores que estão nas ruas, pelo colorido das luzes dos pinheiros, pelos tons mais ou menos garridos dos presépios com que me vou cruzando...


Mas acima de tudo as cores indicam alegria! E é neste advento que percorro essa alegria... Como as mantas da figura que entrelaçam fios de cores, também eu até ao Natal tenho feito laços e entrelaçando outros novos...


Reforçar alguns laços de amizade mais distantes mas seguros, lembrar outras pontas mais esquecidas e dar alegrias. As laçadas de origem continuam lá... firmes! As outras vão surgindo lado a lado até se formar uma manta pequenina que, aos poucos, irá crescendo com a ajuda e apoio de todos...


Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... todos os dias, são dias para colorir... E o advento não podia ser a melhor época para dar cor e brilho às horas de cada um, largando sorrisos, fomentando os abraços, plantando estrelas e sonhos que no futuro pintarão o céu até ao presépio.

11.12.10

Espera(nça)...


Reconheço. É verdade.
Quando quero, sou surdo e cego.
Não deixo que me fales.
Por isso só tenho duas coisas a pedir.
Em primeiro lugar, perdão.
Em segundo lugar, peço que continues a insistir...

Que não desistas de acreditar que, um dia, serei capaz de abrir a minha vida à tua esperança!

(foto de Miguel Cupido e texto do livro "Rezar no Advento")

10.12.10

Tecnologia em advento

Vi, chamou-me a atenção... e tenho de partilhar!

Mesmo que ainda estejamos no Advento e seja cedo para desejar "boas festas" este vídeo torna-se muito mais do que isso... Este é, de facto, o advento n(d)a tecnologia...

Dá que pensar... porque se fosse hoje, será que Deus fazia assim? Com direito a actualizações de estado no facebook? :) ahahahahah