7.1.11
Nestes dias...
6.1.11
Será que a tradição ainda é o que era?
Hoje é dia de Reis... e na tradição portuguesa é dia de se comer uma romã, pedindo aos reis saúde, dinheiro, paz e amor. Sabiam?
A romã, Punica granatum , é fruta exótica e milenar.
A romã é uma fruta de cor vermelho escuro, com flores de uma tonalidade intensa, cujas sementes abundantes são o símbolo da fertilidade
A romã tem antioxidantes ainda mais poderosos do que o tomate e o vinho tinto para a prevenção de doenças cardíacas.
Dinheiro, prosperidade, fartura, estas são algumas das dádivas atribuídas às pequenas sementes da saborosa romã.
A romã é “recheada” de ricas propriedades medicinais. Até bem pouco tempo, estas propriedades importantes, só eram conhecidas por interessados em mitologia ou medicina chinesa antiga.
Segundo registros do antigo herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade.
5.1.11
Para meditar durante o dia
Guia, terna Luz, no meio destas trevas,
guia-me mais longe.
A noite é sombria, e eu estou longe da minha casa,
guia-me mais longe.
Guarda os meus passos: que me importa ver
o horizonte distante? Um único passo me basta.
Nem sempre Te pedi como hoje
para seres assim Tu o meu Guia.
Gostava então de escolher e conhecer o meu caminho;
doravante sê o meu Guia.
Eu amava o brilho do dia; apesar dos meus medos
o orgulho dominava a minha vida: esquece todo esse passado.
Muitas vezes, estou certo, o Teu poder me abençoou,
apenas para ser meu Guia
por entre pântanos e marés, e rochas e torrentes,
enquanto dura a noite.
E com a manhã sorrir-me-ão aqueles rostos
que sempre amei e que um dia perdi.
John Henry Newman
3.1.11
Começar de novo...
Como o Dom de Deus espanta e surpreende, a cada momento. Como há sempre uma infinidade de sítios secretos, de lugares a descobrir. Dia após dia. E como o reconhecer e o renovar deste Mistério aquece o coração.Uma sucessão de páginas que conhecemos de cor, um olhar preso às imagens que a rotina impõe. A capacidade de se deixar maravilhar? Entorpecida, letárgica, arrumada.Um Mistério que se renova, todos os anos. A maravilha insondável do sim, da Entrega - segura, incondicional. A Espera – paciente, dedicada, sem limite. O Nascimento.
A Sagrada Família. O Baptismo.
Quantas vezes olhamos para o Presépio com a curiosidade de criança, e nos maravilhamos com a simplicidade, com a transparência, com a absoluta serenidade do quadro?E quantas vezes deixamos que mais um ano comece, embalados por resoluções confusas, tomadas apenas para aplacar a sensação desconfortável de que é preciso melhorar? E durante quantos dias somos capazes de manter essas resoluções?
Um apelo a abrir os olhos, sobretudo os do coração, e assim viver este ano que começa.Um apelo a abrir as páginas sagradas, já tão familiares, e recomeçar. Deixar-se envolver, surpreender – com a avidez e curiosidade com que as crianças ouvem as histórias. Como se fosse a primeira vez.E descobrir como a novidade nunca se esgota realmente. Descobrir como a mensagem se renova. E sentir tudo de novo, de forma especial e irrepetível.
Ana Rita Neves Lima
30.12.10
E saem mais 365 dias...
25.12.10
Um Natal feliz...

O Presépio somos nós
É dentro de nós que Jesus nasce
Dentro destes gestos que em igual medida
a esperança e a sombra revestem
Dentro das nossas palavras e do seu tráfego sonâmbulo
Dentro do riso e da hesitação
Dentro do dom e da demora
Dentro do redemoinho e da prece
Dentro daquilo que não soubemos ou ainda não tentamos
O Presépio somos nós
É dentro de nós que Jesus nasce
Dentro de cada idade e estação
Dentro de cada encontro e de cada perda
Dentro do que cresce e do que se derruba
Dentro da pedra e do voo
Dentro do que em nós atravessa a água ou atravessa o fogo
Dentro da viagem e do caminho que sem saída parece
O Presépio somos nós
É dentro de nós que Jesus nasce
Dentro da alegria e da nudez do tempo
Dentro do calor da casa e do relento imprevisto
Dentro do declive e da planura
Dentro da lâmpada e do grito
Dentro da sede e da fonte
Dentro do agora e dentro do eterno
(José Tolentino Mendonça)
20.12.10
No "Canal" desta semana...
Embrenhados na teia da crise o Natal de 2010 pode renascer em cada um: o verdadeiro Natal! Aquele que valoriza as coisas simples, o que traz o valor da família... Abandona a mesquinhez e o egoísmo e abre o caminho por sendas limpas e ar purificado. Já não é na manjedoura mas para muitos será ao frio, já não é no estábulo mas para muitos ao relento... Mas as estrelas continuam a brilhar!
O Natal de hoje tem de ser o nascimento, o presépio em cada um... olhando para o lado, produzindo sorrisos, dando a mão e tomando consciência que o Natal cristão só faz sentido se caminharmos firmes no encontro com o próximo. Um Santo Natal!
17.12.10
Estrelas que iluminam...
15.12.10
Dias Coloridos
Cores combinam comigo... e este tempo é de me embrenhar pelas cores que estão nas ruas, pelo colorido das luzes dos pinheiros, pelos tons mais ou menos garridos dos presépios com que me vou cruzando...Mas acima de tudo as cores indicam alegria! E é neste advento que percorro essa alegria... Como as mantas da figura que entrelaçam fios de cores, também eu até ao Natal tenho feito laços e entrelaçando outros novos...
Reforçar alguns laços de amizade mais distantes mas seguros, lembrar outras pontas mais esquecidas e dar alegrias. As laçadas de origem continuam lá... firmes! As outras vão surgindo lado a lado até se formar uma manta pequenina que, aos poucos, irá crescendo com a ajuda e apoio de todos...
Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... todos os dias, são dias para colorir... E o advento não podia ser a melhor época para dar cor e brilho às horas de cada um, largando sorrisos, fomentando os abraços, plantando estrelas e sonhos que no futuro pintarão o céu até ao presépio.
11.12.10
Espera(nça)...

10.12.10
Tecnologia em advento
Mesmo que ainda estejamos no Advento e seja cedo para desejar "boas festas" este vídeo torna-se muito mais do que isso... Este é, de facto, o advento n(d)a tecnologia...
Dá que pensar... porque se fosse hoje, será que Deus fazia assim? Com direito a actualizações de estado no facebook? :) ahahahahah
9.12.10
Imagine...
You may say
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one
Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world
7.12.10
Dias de (a)Ventura(s)
E, ouvindo bem a música, podia tambem ser a música para este tempo de espera, o Advento. Um Mundo ideal.. é o que todos sonhamos... e neste tempo até ao Natal podemos mesmo fazer a nossa parte e tentar fazer o nosso mundo um pouco melhor... :)
Recebe o nosso tempo Senhor Jesus recebe, nesta manhã, as nossas agendas, as nossas preocupações em fazer escolhas certas, em decidir o que devemos ou não fazer. O desejo desenfreado de responder a imensas solicitações concretas…
Recebe o nosso tempo e a nossa vontade de ser e de agir contigo e nunca sem ti, Senhor. Recebe-nos com todas as nossas tarefas marcadas para este dia e ajuda-nos a que o tempo dos nossos relógios seja igualmente um tempo de Deus.
Faz deste tempo de Advento um tempo em que nos dispomos a olhar para a tua agenda, esse tempo em que vens continuamente e gratuitamente… esse tempo da surpresa e da alegria, da dor e da serenidade, esse tempo que percebemos ser o tempo verdadeiramente de Deus, a incarnação de Jesus, a plenitude do tempo.
(Ir. Luísa Almendra - www.rr.pt)
30.11.10
Silencio...
28.11.10
(ad)Vento
Chego à noite de domingo e olho para trás...Embalada pelo (ad)Vento vou deixar-me ir neste desafio... que só sei dizer que SIM!

26.11.10
Frrrio....
18.11.10
Soltem... a corrente!
21h - 22h - Programa Soltar a Corrente com o tema "Meios de Comunicação como armas evangelizadoras". À conversa teremos alguns convidados da área da comunicação como António Jorge, do Correio do Vouga, Rosa Sardo da Rádio Terranova, entre outros que vão passar pela antena..
(20h30-22h) - Enquanto o programa decorre, Aveiro será invadida pelos Firewandalix, uma equipa de animação de rua que andará a divulgar o programa a quem passa pelas ruas da cidade.Prometida está muita animação de rua e muita música!
(21h45) - Conheces a Igreja das Carmelitas na Praça do Tribunal?! Outros jovens da nossa Diocese estarão na Oração Taizé. Nofinal estão todos convidados a juntarem-se ao serão do SOLTAR A CORRENTE.
22.30h/22.45h - Concerto da Equipa de Animação do SDPJV no CAP - Estás a ver aquele êxito musical que já não houves há séculos?! Concerteza que ele surgirá neste concerto. Estás a ver aquele teu amigo ou conhecido que só encontras em actividades do SDPJV?! Ele estará lá! Em tom outonal, convidamos-te para este serão SOLTAR A CORRENTE, para começarmos todos bem o fim-de-semana. Queremos celebrar contigo a vontade de Sermos + n'Ele..
(22.45h - 00h) - Durante o concerto teremos uma série de miminhos para ti. Só podemos garantir que sais de lá com uma boa dose de "musicol", o estômago aconchegadinho e o coração quentinho do "dar e receber" que caracteriza os jovens cristãos.
Já te sentes tentado!?
Aparece e traz um amigo!
Juntos podemos Ser + em Cristo...
15.11.10
Comer, Orar e Amar
Numa noite de sábado que se previa calma e de descanso, a escolha recaiu sobre o cinema e, em boa hora! Indecisos na escolha do filme, a forma mais fácil foi pela hora... o que era mais cedo!
Parecia quase maluquice escolher um filme pelo horário mas acho que tinha de ser mesmo aquele a ver... Pelo título logo me aliciou, já tinha ouvido falar bem e mal... Li algumas coisas que não me esclareceram...
Depois de 2h30 na sala de cinema senti-me estoirada! =) O filme, apesar de não ser de acção, movimenta-nos imenso, faz-nos pensar a cada imagem, a cada fala e a cada sentimento que provoca. As horas de cansaço do trabalho foram-se misturando com os minutos que me faziam viajar na tela!
Comer, Orar e Amar. Três verbos que podia explicar e relacionar comigo =)Pensava eu... No entanto o filme dá uma perspectiva diferente que cativa. Não conto mais!
Fica o desafio: vão ver!
12.11.10
Hoje...
As ruas por onde passei esta manhã estavam escuras, o fumo dos magustos de ontem, dia de São MArtinho, enegreceram o asfalto. A luz estava escondida no nevoeiro da manhã e as folhas amarelecidas transformavam-se em tapete para muitos...
O Tejo estava sereno e as águas reflectiam o céu. Lisboa é cidade de cantos e recantos, encantos e desencantos... Luzes e cores, traços e formas. No jornal deparo-me com a notícia do "último adeus do homem do adeus". Figura típica do Saldanha que, do alto dos seus 80 anos, acenava aos carros para afastar a solidão de ser um homem só... (http://www.readmetro.com/show/en/Lisbon/20101112/1/3/)
E foi esta solidão que mais me deixou apreensiva no vídeo que me entrou pelos olhos... A solidão dá que pensar e temer a muita gente... deixo a partilha!








