23.11.10
18.11.10
Soltem... a corrente!
21h - 22h - Programa Soltar a Corrente com o tema "Meios de Comunicação como armas evangelizadoras". À conversa teremos alguns convidados da área da comunicação como António Jorge, do Correio do Vouga, Rosa Sardo da Rádio Terranova, entre outros que vão passar pela antena..
(20h30-22h) - Enquanto o programa decorre, Aveiro será invadida pelos Firewandalix, uma equipa de animação de rua que andará a divulgar o programa a quem passa pelas ruas da cidade.Prometida está muita animação de rua e muita música!
(21h45) - Conheces a Igreja das Carmelitas na Praça do Tribunal?! Outros jovens da nossa Diocese estarão na Oração Taizé. Nofinal estão todos convidados a juntarem-se ao serão do SOLTAR A CORRENTE.
22.30h/22.45h - Concerto da Equipa de Animação do SDPJV no CAP - Estás a ver aquele êxito musical que já não houves há séculos?! Concerteza que ele surgirá neste concerto. Estás a ver aquele teu amigo ou conhecido que só encontras em actividades do SDPJV?! Ele estará lá! Em tom outonal, convidamos-te para este serão SOLTAR A CORRENTE, para começarmos todos bem o fim-de-semana. Queremos celebrar contigo a vontade de Sermos + n'Ele..
(22.45h - 00h) - Durante o concerto teremos uma série de miminhos para ti. Só podemos garantir que sais de lá com uma boa dose de "musicol", o estômago aconchegadinho e o coração quentinho do "dar e receber" que caracteriza os jovens cristãos.
Já te sentes tentado!?
Aparece e traz um amigo!
Juntos podemos Ser + em Cristo...
15.11.10
Comer, Orar e Amar
Numa noite de sábado que se previa calma e de descanso, a escolha recaiu sobre o cinema e, em boa hora! Indecisos na escolha do filme, a forma mais fácil foi pela hora... o que era mais cedo!
Parecia quase maluquice escolher um filme pelo horário mas acho que tinha de ser mesmo aquele a ver... Pelo título logo me aliciou, já tinha ouvido falar bem e mal... Li algumas coisas que não me esclareceram...
Depois de 2h30 na sala de cinema senti-me estoirada! =) O filme, apesar de não ser de acção, movimenta-nos imenso, faz-nos pensar a cada imagem, a cada fala e a cada sentimento que provoca. As horas de cansaço do trabalho foram-se misturando com os minutos que me faziam viajar na tela!
Comer, Orar e Amar. Três verbos que podia explicar e relacionar comigo =)Pensava eu... No entanto o filme dá uma perspectiva diferente que cativa. Não conto mais!
Fica o desafio: vão ver!
12.11.10
Hoje...
As ruas por onde passei esta manhã estavam escuras, o fumo dos magustos de ontem, dia de São MArtinho, enegreceram o asfalto. A luz estava escondida no nevoeiro da manhã e as folhas amarelecidas transformavam-se em tapete para muitos...
O Tejo estava sereno e as águas reflectiam o céu. Lisboa é cidade de cantos e recantos, encantos e desencantos... Luzes e cores, traços e formas. No jornal deparo-me com a notícia do "último adeus do homem do adeus". Figura típica do Saldanha que, do alto dos seus 80 anos, acenava aos carros para afastar a solidão de ser um homem só... (http://www.readmetro.com/show/en/Lisbon/20101112/1/3/)
E foi esta solidão que mais me deixou apreensiva no vídeo que me entrou pelos olhos... A solidão dá que pensar e temer a muita gente... deixo a partilha!
10.11.10
Sabiam que...?

Texto retirado de: www.destak.pt
O stress não aparece caído do céu. (...) Aliás, basta uma viagem na Internet para fazer o diagnóstico: irritabilidade, maior sensibilidade às críticas, dificuldade em adormecer e depois em acordar de manhã, dificuldades de concentração, morder as unhas ou ser “apanhado” por um tique qualquer, a lista continua.
Os conselhos para quebrar o ciclo vicioso também são simples, desde que consiga parar, inspirar, contar até três e decidir-se a aceitar ajuda, a fazer uma coisa de cada vez, a pegar num papel e numa caneta e escrever uma lista de todas as tarefas e no final riscar as que podem ficar para a semana, dizer os nãos que for preciso, sem adiar o problema.
Paralelamente dê a si mesmo a oportunidade de fazer alguma coisa de que realmente gosta: ver TV, receber uma massagem, dar um passeio de bicicleta, molhar os pés nas poças, desligar os telefones e mergulhar num bom livro. A alternativa é fazer a sua vida, e a dos que o rodeiam, num inferno.
Gostei do texto... mas este final... Deixa-me apreensiva... Se não estou bem não vou querer que os outros fiquem como eu... ou pior! Bem pelo contrário! Porque não fazê-los sentir bem, sorrirem, para eu também me sentir um pouco melhor?
Haviam de experimentar porque... comigo resulta! =)
1.11.10
Já ninguém se apaixona?

Depois do halloween entramos num novo mês... Novembro inicia-se com o dia de todos os Santos, aqueles que muito amaram... No caminho das leituras diárias apareceu um trecho que hoje partilho. E o tema é certeiro... a arte de amar! E não é que vale a pena? =)
"Quero fazer o elogio do amor puro, do amor cego. Nunca vi namorados tão embrutecidos, tão cobardes como os de hoje. Incapazes de correr um risco, de um rasgo de ousadia, são uma raça de
Miguel Esteves Cardoso (um autor que ando a redescobrir...)
25.10.10
A viola das 6 cordas...
Eis o resumo de um fim-de-semana que preencheu...
(adp. Joana Laranjeira)
22.10.10
Mimos...
20.10.10
Tinha de partilhar...

Um dia, Homer Simpson decidiu vender a alma ao Diabo por causa de um donut. Ele, que ressona quase sempre na missa do reverendo Lovejoy e que não perde uma oportunidade para gozar com o vizinho ultracatólico Ned Flanders. O resto da família - assumidamente protestante - também é pouco religiosa: Bart inferniza a vida dos colegas e a irmã, Lisa, rendeu--se aos encantos da Ciência e diz que Deus não existe.
Apesar de a lista de pecados da família mais famosa da América parecer interminável, o Vaticano decidiu perdoar os pecados dos Simpsons e, num artigo publicado na última edição do "L''Osservatore Romano", a Santa Sé considera que a série de Matt Groening é das poucas para crianças "em que a fé cristã, a religião e as questões sobre Deus são recorrentes". O jornal oficial do Vaticano vai mais longe e revela um facto surpreendente: "Poucas pessoas sabem disto e ele faz de tudo para esconder, mas é verdade: Homer J. Simpson é católico", explica o artigo intitulado "Homer e Bart são católicos". Prova disso, fundamenta o texto, é que a família amarela "faz orações quando está à mesa e, à sua maneira peculiar, acredita na vida depois da morte". Até a ironia da série está perdoada aos olhos de Deus: "Os Simpsons não atacam a religião, estão muito atentos aos testemunhos da Igreja e respeitam o núcleo do evangelho", refere o jornal.
Já o padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal, assume que acha "graça" ao humor e à ironia de "Os Simpsons". "Há uma maneira respeitosa e que não ofende de ironizar os assuntos", admite o padre, que acrescenta: "Acredito num Deus bem-disposto, que quando liga a televisão se diverte com a série." O teólogo Joaquim Carreira das Neves prefere sublinhar que os comportamentos excessivos de Homer Simpson devem ser entendidos à luz da cultura americana. "E a Igreja Católica é a única que não proíbe as bebidas alcoólicas ou a comida.
http://www.ionline.pt/conteudo/84199-o-dia-em-que-o-vaticano-abencoou-homer-simpson
15.10.10
O sol já raiou...

As cores,
os movimentos,
as graças,
a leveza,
a sensualidade,
a força,
os sorrisos,
a imponência,
o risco,
a surpresa,
a interacção...
Por tudo isto foi uma noite inesquecível =)
Instalada no pavilhão atlântico aguardava com expectativa... estava longe de imaginar o espectáculo de 3h que se avizinhava...
Não vou contar pormenores... porque sei quem ainda vai ver... e, por isso, que sintam os formigueiros da surpresa...No escuro daquele imenso pavilhão guardo na memória as cores dos palhaços, as suas expressões, máscaras e movimentos... Podia ser um deles... =)
14.10.10
12.10.10
Embalei-me...
Uma semana muito bem preenchida, onde as experiências deixam a sua marca... A passos lentos, molhados, mas sentidos, peregrinei... Já não o fazia há cerca de 2 anos e soube-me bem! =)
O altar do Mundo estava de braços abertos para me acolher e o tempo parou, foi só meu. O turbilhão de sentimentos, angústias e receios deram lugar a muitos sorrisos e serenidade que depois me inundaram.

Regressei depois para o embalo... deixei-me embalar nas surpresas, no cheiro a maresia, nos novos sabores, novas paisagens e novas caras...
Embalei-me no descanso e desfrutei das maravilhas. Embalei-me na música e deixei-me ir a rir...
Parei o relógio mesmo! E arranquei com um tempo novo... as férias servem mesmo para isso! =)
Já de regresso o céu lançou um presente... entre nuvens cinza e azul surgiu um misto de cores, brilhante e completo: o arco-íris vislumbrava-se ao olhar de quem passava. Parei. Observei.
Tentei olhar como aquela miúda pequena e corada que olhava para o "céu com cores"... E desejei que cada dia também fosse um pouco de cor e de céu!
30.9.10
Se alguém ainda não sabe...
28.9.10
E o dedilhar da guitarra...
Aqui fica o single de apresentação, aqui fica para ouvirem...
25.9.10
E já se fez sentir...

Não é dos dias que tenho saudade... mas traz boas recordações!
O Outono está já aí... e anuncia o frio, as primeiras chuvas e uma época de regressos, arranques e novos projectos.
Hoje, bem pela manhãzinha, o ar sabia a Outono... estava frio, o vento abanava as árvores, as folhas faziam-se estalar e o casaco tornava os braços mais quentes...
O primeiro fim-de-semana de Outono inicia para mim com o verde a misturar com o amarelo e o castanho, os pássaros a fugir e o vento a denunciar dias agitados...
Cá estaremos para ti... e saiam os casacos quentinhos das gavetas! :)
22.9.10
Do melhor...
AVEIRO: Cidade boa para andar a pé
Avaliadores europeus deram nota positiva às infra-estruturas para peões na zona turística
Para ler aqui
13.9.10
Regresso...
26.8.10
Tempo que passa...
18.8.10
E os jovens foram até à cruz...

Desta vez em Lisboa a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude estava no fundo da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Quase uma semana depois de estar em Aveiro, era no coração de Lisboa, pertinho do Campo Pequeno, palco de muitas atracções, que estava a maior atracção.
De forma quase escondida, denunciada pela carrinha que a transportou, encontrava-se a cruz que João Paulo II deu aos jovens há mais de 20 anos. Com a cruz viaja também um ícone de Nossa Senhora.
O momento de novo encontro com a cruz foi de grande simplicidade... A música de fundo deixava perceber "Emanuel"... O ambiente era de curiosidade e oração... Uns entravam, outros saíam...
No encontro aos pés da cruz surgiu o momento de lhe tocar...







