8.3.10

Ainda o dia de hoje...

E porque não poderia deixar passar esta noite sem aqui vir escrever sobre o dia... de hoje! Ouvi dizer que não ligam a este dia, que não gostam, até que simplesmente não tem jeito nenhum porque o dia da mulher são todos os dias...

Enfim! Eu gosto destes dias pelo simbolismo que eles têm! Afinal houve muitas mulheres a serem diferentes, a mostrar a "sua garra" para hoje sermos reconhecidas na nossa família, no nosso trabalho e em toda a sociedade em geral! Lutaram por esta liberdade que hoje temos, pelo reconhecimento que exigimos e até pelo respeito com que somos tratadas... Simplesmente sou a favor destes dias que, no mínimo, nos reafirma como mulheres...

Diria eu orgulhosamente Mulheres! Que podemos vestir uma saia, andar de saltos altos e pintar os lábios... Que temos vozes doces, sorrisos inesquecíveis e olhares arrasadores! Afinal o dia de hoje pode não ter o mesmo significado que há uns anos atrás... mas é necessário para que, ao menos neste dia, sejam lembradas as mulheres que não alcançaram ainda estas liberdades que falo...

Aqui fica a minha reflexão do dia de hoje... E não deixo passar a oportunidade de contar como é interessante receber uma flor das mãos de um desconhecido só por ser mulher, cor de rosa, como manda a tradição e recolher os olhares de quem passa e os sorrisos esboçados de quem se tenta a observar! Simplesmente porque sou mulher e hoje também é o meu dia...
E é bom sentir-me especial! :)

100º Dia da Mulher

"A fortuna é como a mulher - se a perderes hoje, não penses encontrá-la amanhã."
Napoleão Bonaparte

5.3.10

Já tens na agenda?

O sol volta a brilhar... só me fará olhar à minha maneira! :)

1.3.10

1 de Março

Porque hoje inicia o mês de Março, o sol veio inaugurar este mês, para mim o mais bonito do ano... e neste 2010 com outro sabor, cor e significado! E porque sou apaixonada pela minha cidade de Aveiro partilho este vídeo, muito urbano e com muita pinta.

A banda sonora é do Anaquim, projecto de música portuguesa de José Rebola, que lança hoje o seu LP "A vida dos outros". Vale a pena ouvir! (e neste caso ver!)

25.2.10

"Partilhar é uma arte"

Esta foi uma frase dita pelo Presidente da Caritas Portuguesa aquando do grande caos que assolou a Madeira. Gera-se uma onda de solidariedade e todos tentam ajudar, tornando-se assim artistas da arte de partilhar e necessários na sua forma de ajudar aqueles com que nada ficaram. Mas mais que ajudar fala-se em partilhar.

Gosto deste verbo! Mas partilhar sendo uma arte nunca me tinha ocorrido... A palavra arte ligo quase automaticamente a tudo o que seja cultura: música, cinema, pintura, escultura, dança... Mas afinal partilhar pode tornar-se numa arte se assim quisermos ver...

No dicionário arte quer dizer técnica ou habilidade... então partilhar pode-se tornar numa habilidade ou técnica? Num jogo simples digo que partilhar é partilho + ar, partilho o ar. Então afinal partilho muito mais do que aquilo que imagino... Passamos a vida a partilh(ar) sem nos darmos conta ou autorização.

Quando entramos num transporte público, por exemplo, há diversas coisas que partilhamos... (claro que ninguém faz ideia, nem sequer se dá ao trabalho de pensar nisto...) É o mesmo ar que respiramos, um olhar discreto, um sorriso esboçado, um odor que paira, uma conversa ao telemóvel, o título do livro que se lê, o jornal gratuito que é deixado no assento, uma conversa com o colega do lado...
Uns simples "com licença", "perdão", "obrigado" também, por vezes, ainda se ouvem ser partilhados. Outra coisa que muitos partilham são os irritantes toques de telemóvel, parecendo fazer um concurso do "toque mais foleiro que já ouviu..." Ou então a música insuportável que sai de um qualquer "phone" em volume máximo ou de um i-pod que parece sucar o silêncio e acabar com a paciência de quem se cruza...

Partilhar? Sim, tudo isto partilhamos... e nem fazemos ideia! A forma como nos vestimos, como andamos, como olhamos, nos movimentamos e até como gesticulamos é partilhado com os outros, simples desconhecidos ou pessoas mais próximas...

Dá que pensar, não?

23.2.10

Sono acumulado...



"... é boa ideia investir em horas dormidas, porque os créditos acumulados vão servir mais tarde."

Para ler
aqui.

16.2.10

Mergulhar...

...na Quaresma através da serenidade própria de Taizé.



Ficam as imagens do encontro ibérico de Taizé no Porto. Porque Taizé não se explica, sente-se!

14.2.10

Neste dia...




Simplesmente...

Dá-me um abraço que seja forte
E me conforte a cada canto
Não digas nada
que o nada é tanto
E eu não me importo
Dá-me um abraço fica por
perto
Neste aperto tão pouco espaço
Não quero mais nada, só o silêncio
Do
teu abraço
Já me perdi sem rumo certo
Já me venci pelo cansaço
E estando
longe, estive tão perto
Do teu Abraço
Dá-me um abraço que me desperte
E me
aperte sem me apertar
Que eu já estou perto abre os teus braços
Quando eu
chegar
É nesse abraço que eu descanso
Esse espaço que me sossega
E quando
possas dá-me outro abraço
Só um não chega

12.2.10

A vida são 2 dias...

Há quem diga que o Carnaval são três! :)

10.2.10

Smiiiile!

Hoje vale a pena ler a edição do jornal gratuito Metro... uma edição especial dedicada ao grande mistério de "ser feliz"!
Era ver logo pela manhã as pessoas a passarem os olhos pelo jornal e a esboçarem sorrisos... foi lindo! Porque o que faz falta é animar a malta...

8.2.10

(En)Cont(r)ar

O fim-de-semana foi embalado por conversas ao telemóvel com vozes familiares que já não ouvia há muito... fazem-me sorrir e aconchegar no meu mundo.

Outra voz que me atirou bem contra a cadeira... a voz de Carminho, ao vivo e a cores, que me fez transportar pelos trilhos do fado, num ritmo de verdadeira alfacinha. Gostei! Parabéns ao teatro aveirense pela iniciativa!

E o dia de sábado marcado pela queda livre de aventuras, desde a festa do livro ao passeio na cidade, à conversa com desconhecidos ou em telefonemas inesperados, dos encontros a um jantar com delícias de jovens, palavras sábias e sorrisos de encantar...

São dias preenchidos de tudo e de nada que vou valorizando a cada dia da minha existência... E agora recordo que me perguntavam há dias porque escrevia no meu blog certas coisas... estas podiam ser umas delas... apenas escrevo para aliviar os pensamentos, para que fique escrito em algum lado se alguém quiser ler e já que podem ler, que ao menos vos faça pensar e olhar para trás valorizando cada minuto e cada segundo em que são acompanhados por sorrisos de vida!

5.2.10

Lusitana(mente)

Esta minha sexta-feira tem uma música diferente... :)

3.2.10

Sugestão:

Ciclo de palestras transmitido pela TV online da diocese de Aveiro

Existe o direito a morrer?” é o tema da primeira palestra deste ciclo, pelo professor Daniel Serrão, que se realiza hoje, 3 de Fevereiro, pelas 21h00, no auditório do Centro Universitário Fé e Cultura, CUFC.


Este conjunto de palestras será realizado por várias personalidades de renome na cena nacional ou internacional e nasce de uma parceria entre o Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro, ISCRA, e o CUFC. São “Tertúlias à Quarta” pois serão realizadas na primeira Quarta-feira de cada mês.

Todas as tertúlias serão transmitidas no canal de TV Online da Diocese de Aveiro (http://www.facebook.com/l/7d634;www.diocese-aveiro.pt/tvonline.asp) e posteriormente ficarão acessíveis no canal no Youtube da Diocese de Aveiro (http://www.facebook.com/l/7d634;www.youtube.com/dioceseaveiro).

2.2.10

Nas nuvens...

Este foi um filme que preencheu o serão numa noite destas... Ao princípio ia sem grande expectativa, parecia-me mais uma história banal, daquelas comédias que servem para entreter e passar duas horas a esboçar sorrisos...

Mas não! Enganei-me... "Up in the air" preencheu-me o serão e a mente durante algumas horas... Não vou aqui contar a história, não teria piada para quem aqui vem ler... mas posso apenas dizer que faz pensar! Por trás da comédia, diga-se um tanto trágica de um consultor que "passa a vida" a fazer viagens para fazer demissões, surgem valores intrínsecos à família e ao bem estar pessoal. Afinal para quê viajar tanto, dar-se por inteiro à carreira se, depois, não há algo que conforte e aqueça o coração?

Dá que pensar como é bom ter um meio termo, conseguir alcançar um equilíbrio e satisfazer os nossos objectivos primeiros pois é sempre bom não os esquecer e de maneira nenhuma deixá-los cair... porque senão lá vai a nossa felicidade e uma vida passada a correr sem atingir o que é realmente importante!

Depois deste post escrito ouço a notícia que nos deixou Rosa Lobato Faria. Nunca a conheci pessoalmente. Via-a na televisão, ouvia-a a recitar poesia, gostava dos poemas que escrevia... Dela aprendi a sensibilidade da leitura e o gosto pela representação!

25.1.10

"Água e sabão... um tubinho para soprar...

Bem devagarinho, pra bola não rebentar..."

Uma segunda-feira... Novos projectos... Quase no fim do primeiro mês do ano e as datas, iniciativas e afazeres amontoam-se como uma pilha de livros em qualquer estante... Hoje o dia nasceu frio... muito frio...


Um dia disseram-me que podia "aquecer" a fazer bolas de sabão... Desde pequena que me encantava fazer bolinhas de sabão, tive vários frasquinhos para fazer... imaginava que fazia magia!

Soprava e saía uma bolinha de sabão... todas diferentes, uma gordinhas, outras mais elegantes, umas que nem chegavam a "encher" e rebentavam logo... Mas o que eu gostava mesmo era de as ver ao sol, quando reflectiam cores várias... encantava-me! Era assim no tempo frio que fazia bolinhas de sabão, às vezes entornava o frasquinho do líquido... e era o momento da desilusão!

Ainda gosto desta prática, de fazer bolinhas de sabão, que passaram a ter um significado diferente... um dia disseram-me que essas bolinhas de sabão podiam significar os sonhos de cada um... e eu adorei ouvir! :) E ao mesmo tempo, aqui já a pensar seriamente, parece tão verdadeiro que toca quase à magia, como eu sempre imaginei!

20.1.10

Pela 2ª vez... Haiti...

(Silêncio).


Há qualquer coisa de insuportável nesta imagem. No meio dos escombros o fotógrafo enquadrou uma cruz intacta. Por entre as ruínas, vestígio da morte, da desgraça e do mal, um cruzeiro permaneceu "gloriosamente" incólume. Mas dessa aparência e "mensagem" vitoriosa absurda desprende-se uma outra verdade: esta cruz já era ali, antes do terramoto destruir a cidade, sinal da fragilidade e da ruína. Ainda erguida não é milagre - e que Deus ridículo deixaria morrer milhares de pessoas e salvaria uma representação? Ela é o que era: sinal profético e paradoxal da miséria e da sobrevivência. O eco de um Deus que se esvaziou de si mesmo, compassivo, e se fez igual a nós. Precário e mortal. Pobre entre os pobres. E que agora sofre ali com quem sofre. Uma ruína humana-e-divina entre ruínas. É o sofrimento enfrentado e vencido que estava já lá, antes deste que agora aconteceu. Não é um deus intacto, intocável, no seu pedestal afastado e separado da vida comum, mas o que desce ao reino dos mortos - ao nosso, que somos aqueles que vamos morrrer - e que anuncia que a morte não tem a última palavra. É o mestre que indica uma vida em abundância, da qual participamos e que permite que depois do terror a reconstrução recomece. Porque, como sabia Teresa de Ávila, "Tudo passa".


Agora percebo porque me incomoda esta fotografia. Lembro-me de ter visto numa Igreja de Varsóvia o fragmento de uma escultura barroca, em bronze, de Cristo crucificado, que tinha sido destruída num borbadeamento durante a Segunda Guerra Mundial e que um artista recuperou e completou numa linguagem contemporânea sem apagar a memória do que sofreu. Um Cristo destruído e redivivo. Como a repetida história humana. E vou ser sincero: preferia que também esta cruz tivesse caído, porque é esse o movimento cristão mais autêntico: estar ao lado, ao mesmo nível, entre os homens, nas condições concretas da sua existência, lavando-lhes os pés.

Neste caso, entre os despojos e as ruínas. Para aí ser sal e luz, renovação e esperança.

Mas do que ali aconteceu e se experimenta o que sei eu?

(Silêncio).

Paulo Vale

18.1.10

Parece-lhe bem?

Uma cadeia mundial de hotéis vai ter, ainda este mês, funcionários a aquecer a cama dos hóspedes.

Já são chamados de "cobertores eléctricos com pernas". Vão entrar no quarto do hóspede uns minutos antes deste se deitar e vão rebolar na cama para aquecer os lençóis.
Vestidos com um fato único, dos pés ao pescoço, e equipados com gorro para dormir, têm a aprovação de Chris Idzikowski, director do Centro de Estudos do Sono, em Edimburgo, na Escócia.


"O novo serviço de aquecimento de cama do Holiday Inn vai ajudar as pessoas a conseguir uma boa noite de sono, especialmente quando demoram muito a aquecer", disse Chris Idzikowski, citado pela imprensa britânica.
Segundo aquele especialista de Edimburgo, o processo de adormecimento começa quando a temperatura começa a descer. A baixa da temperatura começa quando os vasos sanguíneos das mãos e dos pés se relaxam e libertam calor.


"Uma cama aquecida, aproximadamente entre 20 e 24 graus, é uma boa forma de começar este processo, dado que uma cama fria pode inibir este processo", argumenta Chris Idzikowski.
Os aquecedores de cama vão começar a ajudar ao sono dos hóspedes em hotéis de Londres e Manchester, Inglaterra. "É como ter uma botija gigante de água quente", argumentou Jane Bednall, porta-voz do Holiday Inn.


In: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1472802

É com cada ideia...

15.1.10

A luz em pontos...

Ou pontos de luz... Por estes dias ser apenas um pontinho de luz... aceso na alma...

Na voz de Sara Tavares e num videoclip com muita pinta!

14.1.10

O meu terreno...

Há alguns meses que tomei o hábito de ler as orações diárias no site da RR - aqui. Leio "religiosamente" todos os dias e em alguns segundos páro na azáfama do dia... Nem sempre leio pela manhã... mas quando há oportunidade para isso, o dia corre melhor e a inspiração não me larga!

Hoje partilho com todos os que ainda visitam este blogue a oração do Pe. João Aguiar. Tomei-a também um pouco minha... Porque afinal é necessário colocar os pés ao caminho! ;)

Acontece-me demasiadas vezes: entusiasma-me um projecto, apaixona-me uma ideia; mas, depois, parece que algo corta a energia e arrefece o interesse. Dou, então, comigo a encontrar motivos para a inércia, desvalorizando a paixão antes confessada.

Se os meus dias fossem comparáveis a um terreno urbanizável, poderia afirmar que estão cheios de alicerces e vazios de edifícios; ou rasgados por cabos que não encontram o poste donde a lâmpada semeie a luz...


Quiçá esteja assim o meu terreno urbanizável... mas os alicerces que existem... esses estão bem enterrados e deles nascerão coloridos edifícios... um pouco a cada dia! Assim me comprometo!

12.1.10

Brrrrrrrr....

Depois do frio intenso do fim-de-semana as portas abrem-se ao chamado temporal... chuva, frio, vento, humidade, frio, frio, frio... Alertas laranjas salpicam distritos portugueses e não se consegue estar bem em nenhum sítio... A não ser... no quentinho! :)

8.1.10

S. Gonçalo arredai os bancos...

... que eu quero dançar a dança dos mancos...

Se os mancos querem dançar
que farão aqueles que podem andar?



Assim se vai cantar por estes dias em Aveiro em mais uma festa em honra de São Gonçalinho, o santo mais conhecido e acarinhado da cidade de Aveiro.



As cavacas traduzem promessas que se fazem e decerto vão rodopiar pelos céus aveirenses até segunda feira à noite. O bairro da beira-mar já se encontra engalanado e pronto para receber os milhares de fiéis que acorrem a esta festa quer pela fé, pelo divertimento ou, ultimamente até, pelo estatuto que tem adquirido!


Uma tradição bem enraizada que no início de cada ano coloca sorrisos no rosto, aconchega o coração de cada um e enche o estomago já recuperado dos doces natalícios e preparado para as duras cavacas.


6.1.10

Vamos a isto...

Dois convites do ano passado...

Estas manias vêm daqui: Passo convite ....à Sónia..... e daqui: E agora deixo este desafio na aveirense Sónia.

As regras são simples: cada bloguista participante tem de enunciar 5 manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher 5 outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". [Cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue].

Nem imaginam o que tive de pensar para enumerar 5 manias, no meio de tantas... Não as coloco por ordem porque isso seria outro quebra cabeças...


1 - Tenho a mania de... fazer tudo como se não houvesse amanhã... ou seja, tudo o que faço é pensado ao ínfimo pormenor e se não faço melhor é porque, de todo, não consegui. Vivo neste limite, neste precipício, como às vezes chamo, mas só assim é que sei viver!

2 - Tenho a mania de... colocar os outros antes de mim... esqueço-me de mim muitas vezes e arregaço as mangas quando é necessário que os outros se sintam bem. Haja o que houver eu olharei primeiro para os outros... (lírico, não?)

3 - Tenho a mania de... não saber dizer que não... esta é talvez das manias que ando a tentar curar-me! :) Podia chamar-lhe falta de personalidade (o que não acho), podia ser "para ficar bem" (e quem me conhece sabe que não me preocupo com isso!) ou simplesmente porque simpatizo mais com a palavra SIM! Faz-me bem dizer que sim a tudo e todos... a festas e festarolas, almoços e jantares (lanches e ceias), desafios, loucuras e inquietações (porque não? fazem parte da vida!)

4 - Tenho a mania de... andar arranjadinha... gosto de me sentir bem... talvez toque na vaidade mas, não preciso de ter roupas de marca ou muito caras, gosto simplesmente de me sentir confortável e ao mesmo tempo arranjadinha! A diferença pode ser um acessório, uma camisola diferente ou um calçado que já não usava há algum tempo... se é diferente faz-me bem!

5 - Tenho a mania de... (já é a última? tinha ainda tantas para contar!) de usar um anel... não sei bem quando começou esta mania... que acho até bem simples! (comparada com aquela de que estou quase curada... roer as unhas! :P ) Usar um anel no dedo anelar da mão direita! Gosto simplesmente e é mesmo mania! Não saio de casa sem o colocar e não precisa de ser o mesmo todos os dias... E quando me esqueço? uiiiii, parece que falta ali qualquer coisa!


E cá estão as minhas 5 manias! Agora passo "a batata quente" para a Rita, para o Sérgio, para o Hugo, para a Leandra e para o Tó-Zé.

4.1.10

No ano novo.. ser pessoa de esperança!

A esperança vem de ser autêntico, de não me deixar dominar por ansiedades, de estar convencido de que o meu papel neste mundo é criar futuro para mim e para os outros, porque a esperança é tornarmo-nos criadores de futuro. É claro que há sombras densas diante de nós e existem muitas razões para esta sociedade depressiva, mas isso não nos pode dominar e vencer.
Olhas para o céu a ver se cai? Ou acreditas em fazer algo de bom, mesmo quando não se vê nada? Então és uma pessoa de esperança.
Vasco P. Magalhães, sj

29.12.09

Finalzinho...

E como não podia deixar de ser... aí fica em resumo fotográfico o que foi a vida desta moça em 2009... um ano diferente em muitos aspectos, com muitos desafios, novas pessoas e grandes oportunidades... Como em todos os anos há angústias, desentendimentos, chatices... mas o principal é levar para o novo ano as alegrias, os sorrisos, os abraços, as palavras de apreço e afecto e os verdadeiros amigos!
Já se avista 2010! 'Tá quase!



23.12.09

Desejos de Natal...

O Natal não é ornamento: é fermento
É um impulso divino que irrompe pelo interior da história
Uma expectativa de semente lançada
Um alvoroço que nos acorda
para a dicção surpreendente que Deus faz
da nossa humanidade

O Natal não é ornamento: é fermento
Dentro de nós recria, amplia, expande

O Natal não se confunde com o tráfico sonolento dos símbolos
nem se deixa aprisionar ao consumismo sonoro de ocasião
A simplicidade que nos propõe
não é o simplismo ágil das frases-feitas
Os gestos que melhor o desenham
não são os da coreografia previsível das convenções

O Natal não é ornamento: é movimento
Teremos sempre de caminhar para o encontrar!
Entre a noite e o dia
Entre a tarefa e o dom
Entre o nosso conhecimento e o nosso desejo
Entre a palavra e o silêncio que buscamos
Uma estrela nos guiará...

José Tolentino Mendonça

18.12.09

As estrelas voltam a brilhar!

Amanhã pelas 20h15 o centro de Aveiro terá mais luz... Na praça Joaquim Melo Freitas (junto aos arcos) nascerão mais estrelas pela paz.

O grupo de jovens da Vera Cruz organiza e convida todos a estarem presentes para, em poucos minutos, reflectir sobre a paz nesta manifestação pública.
O desafio é trazer a sua vela e tornar visível a urgência da fraternidade! Afinal estamos quase no Natal! ;)

15.12.09

Frio para aquecer...

É com as mãos e pés gelados que hoje escrevo... O frio assola Portugal e deixa-nos, em muitos locais, o já tradicional manto branco que tanto gostamos de ver (parece os postais não é?)... Esta vaga de frio faz lembrar os dias que rodeiam o Natal... muito frio lá fora... a família reunida, o quentinho da casa, o cheiro a doces, tudo se transforma em calor!


Faltam apenas alguns dias para que tudo se volte a repetir... e aqui é uma repetição no bom sentido, uma repetição de que tenho saudades a cada ano e que este ano sinto que vai ser mais quentinho!
Presépio em Aveiro 2009
Mas o essencial é o Menino que vem... É o Deus que se faz homem e renova mais uma vez a esperança em cada olhar e a alegria no mais simples dos sorrisos... Como sou uma pessoa que não pode estar parada (entenda-se...) aceitei mais um desafio e fui falar com (e para) jovens de uma paróquia longe da minha... Entre olhares desconfiados, sorrisos tímidos, diferenças encontradas, pedras transformadas a tarde do passado sábado não me sai da cabeça e fez-me bem... A minha caminhada de Advento precisava disto... dar-me! Ainda não tinha havido oportunidade e, dando o meu tempo e aquilo que sou, tentámos preparar o caminho para Aquele que vem. Um bjinho especial para o Sérgio e para o Pedro.

Às vezes é necessário sairmos da nossa envolvente natural e encontrar rostos desconhecidos para "nos encontrarmos", ganharmos forças novamente e esboçar o maior dos sorrisos no regresso a casa com o pôr-do-sol no horizonte e uma voz animada como fundo! :)

9.12.09

Quase...

Hoje partilho uma música que nos faz lembrar o Natal... mas ao mesmo tempo pode ser uma música de esperança, de advento... deixa-nos o desafio de olhar pela primeira vez...

E como se torna difícil!

Pois o verbo de Deus acampou entre nós.
Pois o verbo de Deus acampou entre nós.

Queres saber de que cor
São os sonhos de Deus?
Volta a olhar o Mundo
Pela primeira vez.

Queres saber o lugar
Da morada de Deus?
Volta a olhar o Homem
Pela primeira vez.

Queres saber o segredo
Do coração de Deus?
Volta a olhar o Amor
Pela primeira vez.

Poema de Tolentino Mendonça

4.12.09

Esperando...

Daqui a 20 dias será véspera de Natal... Até lá tanta coisa vai mudar, o tempo vai dar tantas cambalhotas e as pessoas poderão ficar diferentes... Mas o advento é significado de espera... por isso "fico esperando" na voz dos Simplus (Maria Durão e Luis Roquete).

2.12.09

Will be?

Será que a chuva veio para ficar?


(por mim podia voltar o frio, frio, frio... que com uma camisola mais quentinha e uma mantinha nas pernas passo bem... agora a chuva... chateia-me!)

24.11.09

Vale a pena pensar...

Nesta época natalícia vale mesmo a pena parar e reflectir depois de ver este vídeo!

17.11.09

(Re)Cheio de Fim de semana!

Pouco mais de 48 horas que me fizeram bem porque...


... tinha família à minha espera; recebi mimos; acolhi sorrisos (e também sorri); estive nervosa (com aquele friozinho na barriga); coloquei-me ao serviço dos outros; estive com pessoas que gosto e já não via há mais de um mês; recebi abraços; desafiei a comunicadora que há em mim; alcancei minutos de serenidade; tive conversas sérias e profundas; brinquei e soltei gargalhadas baixinho; fui às compras; consegui rezar em paz; soltei uma lágrima teimosa; tive momentos de timidez; recebi uma benção; tive um convite; recebi olhares fugazes; trabalhei; estive com amigos e comi castanhas; mimei e fui mimada pela afilhada; senti saudades...

Enchi e preenchi o coração em tão poucas horas só porque foram pequenas coisas que eu gosto tanto! :)

10.11.09

A3 quase aí!

És Animador de Jovens? Eu também e vou... e tu?

Não vais querer perder... :)

6.11.09

Rua Sésamo com duas décadas

Esta notícia de hoje faz-me regressar 20 anos atrás... Sentada no sofá, na hora do lanche ou de manhãzinha e lá começava aquela música do genérico que eu tão bem conhecia... "Sol nasceu... como está lindo o céu... aprender como se vai até à Rua Sésamo..." ( http://www.youtube.com/watch?v=LukSjAcK8VQ)

Passava horas de embalo com aqueles bonecos que se misturavam com os humanos e nos dávam lições de todo o tipo, desde os valores da família, como da limpeza ou do ambiente. Era uma série que me deixava presa à televisão e pela qual ainda hoje sinto uma ligação que não podia deixar de passar este dia em que perfaz 20 anos que a Rua Sésamo iniciou em Portugal. Entre o Poupas, o Becas e o Egas, Gualter e outros tantos estão de parabéns!

Não andei no infantário mas aprendi muito com esta "Rua Sésamo" que era mesmo um programa educativo! Talvez tenha sido a Rua Sésamo que me tenha transmitido o significado da alegria que esbanjava em criança e até talvez, aquela teatralidade/expressividade que, ainda há quem diga, que continuo a ter...

Gosto destes bonecos! :)


Ver notícia em : http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1412115&seccao=Media

5.11.09

Em Marcha pela PAZ

Que não seja apenas um gesto mas que a PAZ parta do coração de cada um...


A Equipa de Aveiro da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência tem o prazer de convidar todos a estarem presentes na recepção da marcha na cidade de Aveiro, com início dia 7 de Novembro pelas 15 horas no Largo da Estação de Comboios de Aveiro, e a participarem nos eventos a decorrer nos dias 6 e 7 de Novembro.


Mais informações em:http://www.marchamundialpt.org/; marchamundialpt.aveiro@gmail.com

3.11.09

Local Idade

LOCAL.IDADE - mostra de trabalhos dos alunos do 1º ano do curso de Design da Universidade de Aveiro (2008-2009)

Foi inaugurada no passado dia 23 de Outubro a exposição LOCAL.IDADE, no Museu de Aveiro.

Esta exposição consta da mostra de trabalhos dos alunos do 1º ano do curso de Design da Universidade de Aveiro (2008-2009), realizados no âmbito das comemorações dos 250 anos de elevação de Aveiro a cidade, em torno da temática da identidade de Aveiro.

A exposição estará patente ao público até dia 6 de Novembro no horário do Museu: 3ª fª a Domingo das 10h00 às 17h30."

In: http://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/

30.10.09

SMS? Não, obrigada!

50% dos jovens escrevem sms enquanto conduzem... Um título, no mínimo, assustador!
Não me passa pela ideia (por muito que goste de escrever sms...) de passar os dedos pelo teclado do telemóvel e conduzir ao mesmo tempo... Acho que é de uma irresponsabilidade incrível, colocando a nossa vida em perigo, a dos outros condutores e, eventualmente as pessoas que possam ir no passeio descansadinhas da vida.

Por isso, Malta Jovem, cuidado quando se tem as mãos no volante!

O vídeo que se segue faz parte de uma campanha contra a escrita de SMS ao volante, usa imagens chocantes como ferramenta educacional, mostra um acidente de viação e está a ser exibido em escolas britânicas.


http://diario.iol.pt/internacional/acidente-sms-telemovel-tvi24-campanha-video/1083286-4073.html

O casal está mesmo "na berra..."



A Glamour, uma das mais vendidas revistas femininas nos Estados Unidos, organiza anualmente a lista de mulheres do ano, homenageando as "mais inspiradoras e corajosas que estão a influenciar o mundo de uma maneira positiva".

E este ano, (quase) sem surpresas, é Michelle Obama que faz a capa da edição de Mulheres do Ano Glamour 2009. Mas não se fica por aí. A primeira dama americana dá uma entrevista exclusiva à nova colunista da Glamour, uma das mais famosas e reconhecidas jornalistas dos Estados Unidos, Katie Couric.

As duas discutem a importância de modelos de comportamentos e de mentores para a próxima geração de mulheres, mas a mulher de Barack Obama vai mais longe e responde a perguntas das leitores, deixando-lhes conselhos sobre moda, filantropia e... relações.

"Não se deixem levar pelos homens giros. Giro é bom, mas só dura algum tempo e depois o que interessa é quem é que tu és como pessoa? Não olhem para as contas ou para o estatuto dele. Olhem para o coração, para a alma. Quando namorarem com homens, devem sentir-se sempre bem... Não querem estar numa relação com alguém que não vos faz completamente felizes e que não vos preenche", confessa Michelle.

A Glamour escolheu a primeira-dama como mulher do ano por ser um exemplo para as novas gerações de mulheres e por dar atenção a eventos que influenciam as meninas a quererem liderar e ser bem sucedidas no futuro, seja em que área for.



In: http://www.ionline.pt/conteudo/30488-michelle-obama-eleita-mulher-do-ano-pela-revista-glamour

27.10.09

Ainda mais esta...

Uso do Multibanco vai ficar mais caro... Este é o título da página 6 do jornal diário METRO de hoje... Os comerciantes vão poder cobrar uma taxa de sobre os pagamentos com cartão de débito.

Mas será que não podiamos usufruir desta vantagem que é taão boa... andar com um cartão na mala e usá-lo as vezes que forem necessárias (se houver plafond, claro) sem ter de pagar??


Ler toda a notícia em...
http://www.readmetro.com/show/en/Lisbon/20091027/1/6/

22.10.09

Não queiras tudo...

Hoje descobri este artista, se assim lhe posso chamar. André Corrêa d'Almeida. (http://www.myspace.com/andredalmeida)
Desde escuteiro a professor universitário, com uma grande paixão pela música.


Não queiras tudo...
É assim que inicia esta música, gostei da sonoridade... Que tal? :)


19.10.09

Duas décadas!

É verdade.. esta família faz hoje 20 anos de existência... Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, todos de sobrenome SIMPSON polvilharam muitos dos meus serões e tornaram o meu mundo muito mais amarelo!

13.10.09

Em 2044 por Lisboa...

Intrigas e paixões no "esquisito" ano de 2044 é o tema central do mais recente livro de Mário Zambujal, a ser lançado hoje, pelas 18h30, no Maxime, em Lisboa. A novela 'Uma Noite Não São Dias', cheia de humor e ironia, é uma publicação da editora Planeta.

A obra conta a história"escaldante" de Grace e Antony numa Lisboa futurista, dominada pelas mulheres e pelas máquinas.
(O Governo será apenas constituído por mulheres, curioso, não?)

Na Lisboa de 2044, há falta de privacidade, toda a gente sabe tudo de toda a gente, portas e elevadores obedecem à instrução de vozes, a Polícia de Protecção Interna tem o seu posto na Praça da Ordem e Serenidade, a Avenida Vertical dispõe do seu próprio canal de televisão que emite aconselhamento cívico, e há um Parque das Tentações.

O autor adverte: "Não se trata de antecipação científica". Mas sim de uma "caricatura da sociedade lisboeta daqui a 35 anos", com os seus problemas, dificuldades, engarrafamentos e todas as vicissitudes do avanço das novas tecnologias e da mudança nas comunicações.

Mário Zambujal, escritor e actual presidente do Clube de Jornalistas, diz que qualquer semelhança com o livro '1984', obra de ficção científica do conhecido autor britânico Eric Arthur Blair conhecido como George Orwell, é mera coincidência. Curiosamente, entre 1949 - ano da publicação da primeira edição do mais famoso de George Orwell - e 1984, passaram-se 35 anos.


8.10.09

Para (re)pensar...

Os começos são um tempo fascinante. Parece óbvio dizer que em cada início se escondem oportunidades de recuperar tempos perdidos e espaços descuidados. No fundo, o início é marcado por novos caminhos mas, ao mesmo tempo, é um regresso a coisas antigas. Fazemos o mesmo que normalmente fazíamos, mas encontramos uma energia que nos desperta para o compromisso.

O desafio para este mês inicial do ano académico ou de trabalho é precisamente preencher o nosso espaço de coisas importantes. Para isso, são necessárias duas atitudes: a de saber o que verdadeiramente interessa e a de querer fazer descer a vida à nossa profundidade.A vida é uma teia de acontecimentos e desejos, que nos movem cada dia para paisagens inesperadas.

Contudo, é muito importante termos claro aquilo que não podemos deixar para trás, os nossos tempos e lugares de paragem e sabor. Cada um encontrará aquilo que significa este tempo ou este espaço: oração, tempo para conversas mais pessoais, dedicação a alguém em particular, ler, escrever, etc. Se lhe dedicarmos tempo e espaço cada dia, acabamos por voltar ao entusiasmo, encontramo-nos numa espécie de repetição rítmica dos nossos desejos profundos.

A segunda atitude de fundo é aquela de podermos descer à nossa profundidade e tomarmos o pulso dos acontecimentos. É muito saudável termos tempo e espaço para saborear o que acontece, ajuda-nos a falar em primeira pessoa nos acontecimentos de cada dia, sem nos deixarmos arrastar pela pressa, pelo stress, ou pela velocidade do que vai acontecendo. Assim, em momentos de solidão e silêncio, deixamos falar aquilo que é mais importante: a qualidade interior do que somos e do que fazemos.

No início do meu ano, que aspectos são essenciais na vida do dia-a-dia? Onde é que antes perdi o meu tempo, para que hoje o possa encontrar? Sinto necessidade do silêncio dedicado à profundidade do meu dia? Sou capaz de ter este tempo?

In: www.essejota.net (um site a visitar)

5.10.09

Em volta...



Não é que goste muito de Jorge Palma nem me identifico com a sua postura ou maneira de ser... Mas hoje gostei desta música e, principalmente, da letra... :) Vejam o filme, vale mesmo a pena!

"Acabou-se a incerteza
Dos seus passos em volta
Dum sentido que ele nunca
Encontrou
Pela primeira vez
Tinha o destino nas mãos
Desta vez ele não duvidou"

2.10.09

Sempre a aprender...



Há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: CALAR, OUVIR, LEMBRAR, AGIR, ESTUDAR.

- Calar para poder ouvir;

- Ouvir para poder aprender;

- Lembrar para não desperdiçar o que se aprendeu;

- Agir para aproveitar e tirar os devidos benefícios de se ter aprendido;

- Estudar para nunca desistir de aprender mais.

26.9.09

Não fiques na praia...

Na manhã quente de hoje uma ida à beira-mar foi revitalizante e calmante... Chamo-lhe "qualidade de vida"... Ainda para mais quando, à chegada, sou brindada pelos praticantes de parapente que quase chegam a pisar a areia... Fascinante o espectáculo! Apenas me ocorre a letra...



Voa bem mais alto

Livre sem alforge

Sem prata nem ouro

Amando este mundo

Esta vida que é campo

E esconde um tesouro

24.9.09

Soltem a Corrente!

Soltar a Corrente - Sexta, 25 de Setembro, 21h, 105.0 FM ou www.terranova.pt

Amanhã é dia de mais um programa de rádio do SDPJV Aveiro. Soltar a Corrente desta semana terá como tema a SAÚDE. Assunto que a todos interessa e os jovens não são indiferentes.
Em estúdio estará João Daniel com técnicos de saúde que falarão da Gripe A, da chegada do Outono e suas consequências e ainda do dia Mundial do Coração.

Soltar a Corrente será recheado de grandes músicas, conversa em directo com Sónia Neves perdida numa fábrica e na técnica estará Márcio Conceição.

Um programa de 60 minutos para ires de encontro ao fim de semana de boa saúde! ;)

23.9.09

(Em)costas...

Estar de costas...

Dormir de costas...

Nadar de costas...

Andar de costas voltadas...

Falar pelas costas...


Ter "costas largas"... Dar as costas...

Txiii... tantas expressões com "costas" e muito mais haveria... Uma zona do nosso corpo que nem ligamos a não ser quando se tem dores de costas... (aqui fica mais uma!!)

22.9.09

Sem carro!


Hoje é o Dia Mundial Sem Carros... Em Aveiro, não fossem os jornais locais a falar nisso e, nem se notava! Já lá vai o tempo em que a Avenida Dr. Lourenço Peixinho se "esvaziava" de carros e tinhamos, por um dia, o centro da cidade diferente! Diz-se por aí que há animação na cidade, que há bugas e bacas para experimentar... Eu ainda não vi nada disto!

Transportes alternativos? Deixar o carro em casa? Viver a cidade indo a pé? Às vezes parece mesmo uma ilusão... Só mesmo quando somos presenteados com animais "alternativos" em plena cidade e ficamos a pensar! Que tal uma voltinha? Pelo menos é não poluente...

20.9.09

Eu sei (?)



Se eu beber dessa luz que apaga a noite em mim,
E se um dia eu disser que já não quero estar aqui,
Só Deus sabe o que virá, Só Deus sabe o que será,
Não há outro que conhece tudo o que acontece em mim!

11.9.09

Senhoras e senhores...

meninos e meninas... bem-vindos ao Circo!

Em noite de mais um "Soltar a Corrente", programa do SDPJV Aveiro, na rádio Terranova, calhou-me a mim dar as sugestões para este fim de semana que se avizinha... Uma das sugestões que tinha nos papeis saltou-me logo à vista... CIRCO! O Circo Cardinalli em Aveiro e a grande oportunidade de os visitar e colocar em directo na rádio, numa noite em que se falava de animação na cidade...

A aventura foi longa, o passeio pelas roulotes do circo bastante penoso, o rugido dos leõs ouvia-se ao fundo mas o contacto simpático e acolhedor... Não podia ter sido melhor! Um palhaço como convidado... logo a mim, eu que sou uma fã dos palhaços desde tenra idade! Um homem como tantos outros (diriam muitos) mas, para mim, com a particularidade, a experiência ou o dom (como lhe quiserem chamar) de fazer rir os outros... Numa conversa simples tirou a máscara e mostrou quem era o Teddy. Os cabelos brancos denunciavam a idade, as rugas encobertas pela maquilhagem davam a dica de vários anos de palhaçadas mas o sorriso, a voz e a agilidade mostravam a criança grande que existe nele...

Numa noite fria, de alguma chuva, foi tão enternecedor lá estar e partilhar aquele momentinho... Ter o calor do riso de um palhaço e de um aperto de mão com sabor a beijinhos... :) Cá fora a multidão esperava para entrar e divertir-se... O espectáculo estava quase a começar!

No "altar do Mundo"

Gabinetes de Imprensa na Igreja: luxo ou necessidade?, este era o tema para dois dias de partilha, conversa, debates e experiências, nas Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais.
O porta-voz do Papa, Padre Federico Lombardi, marcou presença na manhã de ontem e trouxe uma visão prática, de experiência e proximidade com a questão. (ver em Blog Religião Online)
Entre outros oradores detentores da verdadeira prática esteve presente Júlio Magalhães, cara bem conhecida da Tv, desde o seu tempo como pivô na RTP a actual director de informação da Tvi. Falou dos segredos para ser bom porta voz, do mundo da televisão e do seu poder.
A comunicação social esteve presente, todos os caminhos deram a Fátima e a Igreja tenta assim colocar-se ao ritmo da nova era... falou-se de comunicação, novas tecnologias, redes sociais, media training e situações de crise.
Mais uma forma de afirmação, anúncio do evangelho e novas janelas se abrirão ao Mundo.

Locais a visitar:

8.9.09

Na linha fria do horizonte

" O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esperança e da vontade
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte"

Fernando Pessoa, "Mar Portuguez"

7.9.09

Acredita...

A Natureza faz-nos acreditar...

Assim começava uma publicidade de uma instituição bancária... O poder do marketing actualmente tem sido levado ao extremo, todos têm de ser incitados a "comprar o produto", qualquer que ele seja, que forma tenha, em que lugar se encontre, a qualquer hora...
O importante é saber do que se trata e partir para a aventura de "ter". Mas a folha tinha este texto do outro lado...

Acredite:
se o big bang tivesse sido um small bang. Se a energia libertada não formasse o sol. Se os detritos não se tivessem juntado. Se o hidrogénio não encontrasse oxigénio. Se os oceanos se tivessem evaporado. Se a primeira célula não se conseguisse clonar. Se as primeiras guelras não virassem pulmões. Se o meteoro tivesse falhado a Terra. Se os mamíferos não tivessem subido às árvores. Se os primatas não descessem das árvores. Se não se tivessem posto em pé. Se o cérebro não tivesse aumentado. Se não tivesse batido 100 milhões de concorrentes... você não estava aqui.

O texto acaba por me levar a abstrair da actualidade e viajar nos tantos "ses" que aparecem... Quase que toco o ponto de acreditar como me diz... Se tanta coisa tivesse corrido mal eu não estava aqui!

E se Ele não me tivesse colocado ao colo algumas vezes eu ainda aqui estava? É a força de acreditar!

3.9.09

Gritando...

Quanta coragem será preciso para seguir aquilo em que acreditamos?

Mesmo que isso nos faça olhar numa direcção contrária à do mundo que nos rodeia?

Creio que sim, de facto é preciso uma boa dose de coragem, quase rebeldia. Mas não é a rebeldia de protesto contra corrente.

É a coragem de nos deixarmos abraçar inteiramente pelo Sol—que acreditamos—que nos ilumina... mesmo que isso nos faça diferentes!
Gonçalo Castro Fonseca

2.9.09

Tarde soalheira...

E porque uma tarde entre primas poderia dar uma história... várias histórias de encantar... um filme de acção, drama ou comédia... fica o registo!

31.8.09

A musica continua...

O embalo para o fim de semana fez-se por mais um "soltar a corrente", em directo, ao microfone da rádio Terranova. Falámos de viagens, passeios, jornadas. De inter rail, cidades longínquas, com muita animação, recordei o caminho de Santiago e saltámos à praia da Costa Nova ao som de Luis Represas, "da próxima vez não vás, sem deixar destino ou direcção..." Num programa de pouco mais de 50 minutos deu para viajar pela partilha dos outros e fazendo nossa a conversa!

Há um ano atrás tinha chegado de uma experiência de peregrinação. Santiago de Compostela foi o objectivo atingido, com muitos kms nas pernas, muitos sorrisos e abraços partilhados, pessoas especiais que conhecemos, amizades que ainda persistem, momentos que não se esquecem e a peregrinação continua, como alguem um dia disse... É lá que começa! Nestes dias tem vindo à memória muitos daqueles momentos e com eles também "cresci" e amadureci... (fotos dessa época)

Costa Nova, um local para passear... entre mercado, praia, marisqueira e gelados é sempre um espaço agradável para uma tarde. Hoje, curiosamente podem ler mais sobre esta praia no jornal i. E é este jornal que hoje atinge a sua 100ª edição e captou a minha atenção neste artigo que não deixa de ser interessante: Blues pós-férias: tenha calma, sábado a vida vai parecer melhor

Mas bom mesmo foi terminar o domingo à noite ao som de Rui Veloso... mesmo distante é inspirador ouvir o "prometido é devido"... ;)


28.8.09

3 noites...

"Música, eu nasci pra música..." foi assim que começou o concerto e a minha aventura por 3 noites, 3 concertos...

Nas tasquinhas de Ílhavo, com o aroma do bacalhau no ar, começou na sexta feira passada o concerto do mítico José Cid. Um homem de 66 anos que em nada fica a dever aos mais novos e consegue colocar o público a cantar, bater palmas e acompanhá-lo em praticamente todas as canções. Apesar de ser um bocadito "cota" toda a gente conhece alguma e canta com garra!

Domingo, foi noite de ouvir "Ninguém faz castelos no ar..." ou "cavaleiro andante, louco, triunfante, como um salteador..." Sim, falo de Rita Guerra, a grande senhora das baladas em português! Senhora sim, com uma grande voz também, mas com pouca interacção com o público, na minha opinião... esperava mais, muito mais!

E ontem... uma noite com brisa de serra, em terras de Viriato e os acordes fizeram-se ouvir. Mafalda Veiga, a voz meiga que todos conhecemos... "Faz parte começar outra vez", "Sei de cor cada lugar teu..." ou "sei que ainda somos imortais..." soaram numa noite de diversão e naqueles momentos mágicos que a cantora tão bem sabe levar o público a sentir... Gostei!

27.8.09

Aquela hora prometida...

Hoje queria vê-lo... Assim simples, brilhante, quente, enérgico e ao mesmo tempo relaxante! E se fosse em boa companhia? ;)

25.8.09

Complicar, para quê?

Hoje enviaram-me este vídeo... pensei duas vezes antes de o abrir e imaginei ser mais um daqueles vídeos cómicos que parece já ter visto centenas de vezes. Mas este realmente tornou-se diferente e, a partir de um simples mas importante conselho, e em 7 minutos de filme, faz pensar porque complicamos a vida... Fiquem atentos!


21.8.09

Ao contrário...

Benjamin Button, o nome em si não me dizia nada... Ouvi várias vezes falar do filme onde era uma personagem... agora é mais uma personagem no meu léxico e que, certamente, não me sairá da memória tão facilmente...
Não por ser interpretado pelo Brad Pitt (aquele giraço de olho azulão...), não pelo filme ter sido nomeado com 3 óscares (se não me engano...) nem pelo simples facto dos efeitos especiais e de maquilhagem usados no filme.

Toda a história, drama e ficção me absorveram num serão destes... Uma história de um homem que nasce com 80 anos e em tudo é diferente... Mesmo que saiba que acabará a vida de fraldas como tantos outros e a necessitar de ajuda... É uma vida contada na primeira pessoa que me pôs a pensar! Quantos queriam ser eternamente jovens... Ele queria envelhecer... E, pelo contrário, vê-se e sente-se cada vez mais novo, mais pequeno, mais bebé...

Completamente embrenhada no filme, deliciei-me com determinados pormenores e isso fez com que tirasse alguma mensagem. É assim nos bons filmes, não?
O relógio que anda ao contrário para trazer os ente queridos que partiram, todo o paralelismo de acontecimentos contra a corrente, o drama da diferença de aspecto entre o casal (Benjamin e Daisy), os momentos de "flashes" de memória dos idosos do lar e por fim a cena final em que a "velha" Daisy abre o coração, deixa tudo, e trata daquele "menino" que, um dia, foi o pai da sua filha... Dá que pensar! ;)

19.8.09

Inteligentes? Como?

Resolver uma equação. Compor uma sinfonia. Escrever um romance. Ganhar uma partida de xadrez. Inventar a cura para uma doença rara. O que têm todas estas situações em comum?
São átomos de uma anatomia complexa: a inteligência. E, contudo, não me lembro da última vez que resolvi uma equação, não me sinto capaz de compor uma sinfonia, não me interesso pelo xadrez, sinto-me ainda longe de escrever um romance e muito mais ainda de encontrar a solução para uma doença rara. Nunca tinha pensado nisto desta forma e começo a ficar inquieto: serei menos inteligente do que pensava? Como podemos aferir a nossa inteligência?
... A associação da inteligência ao funcionamento do cérebro impõe uma outra questão: será a inteligência inata? "A participação dos genes na construção do sistema de nervoso, tal como acontece no resto do organismo, permite concluir que as estruturas cerebrais que estão envolvidas nas actividades do pensamento, da criatividade e da aprendizagem recebem uma forte influência genética", admite Lima.

Contudo, sozinhos, estes fundamentos biológicos não são suficientes para resolver o puzzle da inteligência. "É a interacção do indivíduo com o meio, de onde recebe uma enorme carga de estímulos, que vai decidir sobre a expansão e a funcionalidade dos recursos mentais que intervêm no exercício da inteligência", revela. Mais do que inata, a inteligência é, por isso, "educável". Desenvolve-se ao longo da vida através de várias actividades que a estimulam.


Artigo completo em: http://aeiou.expresso.pt/de-onde-vem-a-inteligencia=f531333

O artigo está apetitoso, sobre um tema interessante, e que me cativou no primeiro segundo. Se muito sabemos, mais queremos saber... é mesmo uma lei estranha!Fala de coisas que já sabia, outras que desconfiava e ainda algumas que nem me passava pela ideia...

Fala da importância da mãe na nossa vida (parece não ter nada a ver com o assunto, não é?) e desvenda o tema do QI, tão conhecido... O artigo saiu no passado sábado, mas só hoje tive tempo de o ler de fio a pavio e não podia deixar de partilhar... É uma forma inteligente de interagir com o meio envolvente! ;)

17.8.09

Deixa que te leve...

Uma canção para sempre ouvir e saborear... Porque há momentos na vida que só têm significado se forem bem saboreados...

Deixa que te leve

assim tão leve

Leve e que te beije meu anjo triste

Deixo-te o meu canto canção tão breve

Brando como tu amor pediste...

13.8.09

Esperança...sempre!


"Mantenhamos a esperança quanto ao que desejamos que nos suceda, e com essa esperança suportemos bem o que de facto nos suceder." Quevedo

11.8.09

Férias...


Haverá melhor palavra nesta altura do ano?


Também as férias não são momentos lineares... Há de tudo... sorrisos e abraços apertadinhos, gargalhadas e diversão mas também quedas e desconforto... a mim sempre me ensinaram que tudo é mais fácil com um sorriso estampado no rosto. Às vezes torna-se difícil, quase insuportável, mas é aí que nos tornamos fortes!


Este tema no meu blog já não é novidade... Quem me conhece, sabe que não passo sem ele e nem consigo estar longe de muitos deles... Sorrisos... É tão bom dar e receber... quando são verdadeiros, claro!

7.8.09

Ainda o Jota...

E porque os dias foram de descanso... agora surgem mais e mais fotografias... eis as primeiras, ou melhor, uma selecção! :)