2.7.10
Só quero...
29.6.10
Cativar... era o verbo!
28.6.10
A minha pequenez...
Mas hoje posso dizer que gosto dos meus 1,56m... :) Gosto de ser quem sou e me sentir pequena em muitas situações! Porque afinal, de sorriso no rosto e serenidade no coração, posso ser invencível! :)
É verdade que não depende de ti o tempo que fará hoje. Não depende de ti se irás ter algum azar. Não depende de ti que alguém te trate mal. Mas depende de ti a atitude com que estejas durante o dia. Depende de ti que estejas ou não estejas centrado no essencial. Depende de ti que não te deixes dominar pelo que os outros dizem ou pensam.
Por isso, não te importes com ventos e tempestades. Não te importes com ladrões e salteadores. Não te importes com insultos e críticas. Tens um lugar em ti onde nada pode entrar. Tens um lugar em ti que ninguém pode conquistar.
Tu és o senhor do teu destino. Tu és o senhor da tua alma. De entre todas as tuas qualidades - nunca te esqueças - é a pequenez que te torna invencível...
23.6.10
O barulho do silêncio...
E gostei de ler e este cérebro não parou... gostei de reflectir no silêncio que nem sempre gosto de sentir ou do barulho que tantas vezes me faz confusão... Diria alguem: "nem tanto ao mar nem tanto à terra..." E é verdade... O equilíbrio torna-se fugaz num mundo em que não mandamos, a não ser nos nossos pensamentos... (e nem sempre!)
E porque é em véspera de São João que escrevo sobre o barulho do silêncio não podia deixar de atirar que a noite será de folia no norte do país. Enchem-se as ruas, martelam-se as cabeças, a música recheia os ouvidos e abanam os esqueletos... Há folia, barulho e no fim, muito silêncio ensurdecedor...
Tenho muitas recordações de noites como esta em que o barulho e ritmo de outros tempos dão agora lugar ao silêncio! Porque mesmo em silêncio, hoje toda eu sou barulho! :)
15.6.10
Estrada para andar!
Hoje apenas digo que a gente vai continuar... e depois de uma manhã com greve de comboios... enquanto houver estrada para andar... ventos e mares...
12.6.10
Memórias?
Não tenho tido tempo para escrever aqui neste meu "diário online", como talvez nunca o chamei... Os dias passam a correr e a disposição às vezes foge-me tão depressa que não dou conta... Mas hoje os minutos têm outro sabor e as horas passam devagar... As páginas do livro da vida são escritas devagar, com meios que nem sempre conhecemos e muitas vezes não entendemos!
Depois de passeio com pessoas mais velhas, em ambiente de festa e excursão, a Sónia ficou conhecida por outra faceta... Bem disposta! (gosto disso!) Os feriados trouxeram o sol e os passeios, a serenidade e o bem-estar que o trabalho tantas vezes rouba... No caminho que faço olho tantas vezes para estes momentos e tento-os guardar... Numa caixa da mais fina porcelana, ou na bolsa do mais fino tecido... Mas tudo se esvai... e apenas posso guardar num espaço amplo, que guarda momentos, situações, peripécias, colecciona sorrisos e gargalhadas e movimenta muitos dos meus pensamentos: na minha memória!
Nem sempre damos valor, eu sinceramente às vezes nem me lembro que a tenho (lol), mas não me consigo imaginar se algum dia, por algum motivo não me conseguisse lembrar... e tivesse amnésia! Que seria de todos os momentos a recordar? Dos rostos que lembro a cada dia para me acalmar? Dos sorrisos que colecciono para escolher um a cada dia? Dos gestos e atitudes que me fazem acreditar num Mundo melhor?
No dia de hoje apenas um desejo... continuar a preencher a minha memória de tudo e de nada... Conseguir captar pedaços de beleza, tiras de alegria, botões de aromas, colheradas de gostos e compassos de sons organizados... Ter memórias...
E a memória salta para o dia de hoje! É véspera de Sto. António e cheira a manjerico e sardinha assada... As noivas no altar... Ouve-se o ritmo das marchas, e o bailarico já iniciou... É noite de festa! :)
1.6.10
Solta a criança que há dentro de ti...

Não sendo exemplo para ninguém adoro soltar esta criança que aqui dentro existe... afinal é o melhor que há no Mundo!
O Dia da Criança pode (e deve) ser todos os dias!!!Mas especialmente neste Dia, será importante fazermos uma reflexão e tomarmos consciência de que as crianças precisam de modelos... e esses modelos somos nós. Todos os dias!Feliz Dia para todas as CRIANÇAS! (CSPVC)
25.5.10
17.5.10
"Aveirense", com muito gosto!
Somos assim os aveirenses: simples e discretos no nosso modo de ser, mas empreendedores e dinâmicos no nosso modo de agir; pessoas que sabem sonhar e que têm coragem para partir. As adversidades e as marés da ria e do mar não metem medo aos aveirenses.
A ria oferece-nos uma moldura ímpar de beleza e o mar um campo imenso de trabalho e de sonho. As crises e os sobressaltos da história não fazem vacilar nem temer os audazes. A fé tem sido para as nossas gentes uma âncora e continuará a ser no futuro um farol de esperança.
11.5.10
Bento em Portugal!
Com tempo instável, desde chuva a sol com céu azul, chegou Bento XVI a terras lusas. Ao som de bem-vindo e muitos vivas é recebido por muitos milhares o Sumo Pontífice. Chegou sorriu e falou em português!Eu continuarei de olhos postos num ecrã de tv, num ecrã de pc, num ecrã de gravador e num ecrã de telemóvel... Muitos ecrãs para 2 olhos... Aqui continuo em missão!
6.5.10
Coisa simples, não?

Revista Happy, Maio 2010
5.5.10
2.5.10
O dia de todas as mães

Recta final para o dia em que todas as mães deveriam ter sido mimadas... :) Aquele dia em que todos os filhos tomam consciência e páram na rotina e correria diária para valorizar aquela que lhes deu a vida, sofreu por eles e com eles e não pára de se preocupar...
Uma mãe só faz sentido com o filho nos braços... porque mesmo com filhos ''já crescidos'' as mães não deixam de nos querer "pegar ao colo"!
29.4.10
Estas provocações...
“Acorda, menina linda, anda brincar,
Que o sol está lá fora à espera para te ouvir cantar;
Acorda, menina linda,
Vem oferecer o teu sorriso ao dia que acabou de nascer…
(…)salta da cama…anda viver, meu Amor”
Não sei bem o porquê de apetecer ficar de braços cruzados, o porquê de uma letargia quente, envolvente, que vicia.
Não sei que absurdo fascínio virá da condição de couch potato, da facilidade ridícula de viver através das histórias dos outros – dos livros, dos filmes, dos relatos… Viver de sonhos, daquilo que não é; viver dos sonhos renovadamente adiados.
No fundo, saber o que se tem dentro, saber o tanto que se pode ser e fazer. Mas deixar tudo o que germina ao sabor do adiar constante, ao sabor dos vários disfarces - sob os quais está e estará sempre a eternamente infundada justificação de deixar para amanhã, para mais tarde, para quando tiver tempo.
Como poderei acordar? Como poderei deixar de adiar, deixar de me desculpar, deixar de ser apenas uma pequenina parte de tudo aquilo que poderia ser?
Tanto por fazer, em todos os lugares, em todos os tempos. Tanto. E tanto que poderia fazer.
E como é tão mais fácil deixar o tempo passar, deixar-me emocionar com quem vive, quem faz, quem age. Com a alegria de quem (se) dá incondicionalmente. Com quem luta por fazer a diferença.
Como é tão mais simples renovar justificações para não fazer mais do que abrir a janela. E como parece tão legítimo o esforço por tornar as justificações credíveis aos olhos dos outros. Como aquilo que parece pode ser tão diferente da falta de coragem que vai por dentro.
Como ganhar coragem de ser autêntico? Como deixar o conformismo de tantas justificações para passar realmente a ser?
Levantar da cama e abrir as cortinas: do quarto e do coração.
Ana Rita Neves Lima, in essejota.net
26.4.10
Confiança...

Há muito que nas minhas viagens em transportes públicos vejo invisuais que tentam levar a sua vida dentro da normalidade que lhes é permitida. E quantas vezes se encaminham sozinhos por ruas esburacadas, por passeios elevados ou por simples escadas que se podem tornar abismos?
Mas, desta vez, o que me chamou a atenção é a confiança com que se entregam ao ''outro''. São muitas vezes encaminhados a entrar no autocarro, a sair de um comboio ou simplesmente para a paragem mais próxima e têm de confiar em quem os guia!
Ao observar sinto-me pequena... muito pequena! Seria eu capaz? Quantas vezes nos desafiamos a confiar em alguem e ''colocamos um pé atrás''? Ali, como se costuma dizer, a confiança é cega.
Deixo esta partilha para quem passa e páre num segundo como está o nivel de confiança... Dá que pensar!
21.4.10
Humor de Deus
18.4.10
Roma II
Uma vida de 15 dias ao colo, com olhos enternecedores a fecharem junto a mim, um jantar de animação com amigas que há mais de um ano não se sentavam à mesma mesa, momentos ao serviço da juventude e da minha cidade e uma celebração com sabor a responsabilidade. Mais jovens reunidos à mesa e as conversas fluem com boa disposição, amizade e projectos em conjunto :) Gosto disso!
"Milagres" de vidas que se cruzam e entrelaçam, de vidas que ficam na vida da gente e vão preenchendo cada pequeno vazio que podia existir! Para terminar em beleza a recuperação das fotos de Roma foi o milagre seguinte! Aqui ficam elas... agora bem legendadas e prontinhas a ser espreitadas, espelho de dias muito intensos e que guardo na memória!
13.4.10
Besame, besame mucho...

Tirando a ideia da razão porque existe é simplesmente um dia simpático, porque afinal um beijo faz sempre sorrir... Não falo só do beijo dos enamorados mas o beijo como símbolo de cumprimento, de carinho, de amizade ou confiança... Lembro que Cristo foi denunciado/traído por um beijo, o gesto que significava a cumplicidade existente entre Ele e o discípulo e aí não houve sorrisos.
É um gesto que se aprende desde pequeninos (como no filme dama e vagabundo que, de forma tão simples é mostrado) e há uns que gostam mais do que outros! Mas quando se chega a idade adulta todos gostam de umas belas beijocas!
Por isso aproveitem o resto das horas para o dia do beijo terminar, lavem os dentinhos e toca a dar beijinhos, beijinhos... muach! :)
12.4.10
Fazer o que ainda não foi feito...
Numa segunda-feira em que o sol brilha e a primavera se mostra de cara sorridente o dia nasceu com música da melhor... Pedro Abrunhosa aventura-se com novo acompanhamento e são lançadas novas músicas, com novas sonoridades e a tocar a animação de Verão, o disco Longe!
Ouvi esta e gostei... Já pelo título me faz parar e colocar de alerta! Gosto deste feedback em mim! Ganhou a minha atenção porque é preciso "fazer o que ainda não foi feito!" Podia aqui dissertar pelas mais variadas coisas que ainda não foram feitas mas hoje não é dia para isso... Simplesmente não me apetece!
Vale a pena ouvir a música e saber que "amanhã é sempre tarde de mais", que o importante é o dia de hoje para abrir os olhos com um sorriso, sair para a rua com a leveza da estação do ano e apontar a mira para que as restantes horas possam ser de serenidade e expansão de bons sentimentos :)
Porque é bom fazer o que ainda não foi feito!
6.4.10
Roma...
E não poderia colocar aqui este rol de fotos sem que desejasse a todos um bom tempo pascal! Que cada vida possa merecer a luz que irradia do sol e os sorrisos que são trocados a cada hora!









