
25.5.10
17.5.10
"Aveirense", com muito gosto!
Somos assim os aveirenses: simples e discretos no nosso modo de ser, mas empreendedores e dinâmicos no nosso modo de agir; pessoas que sabem sonhar e que têm coragem para partir. As adversidades e as marés da ria e do mar não metem medo aos aveirenses.
A ria oferece-nos uma moldura ímpar de beleza e o mar um campo imenso de trabalho e de sonho. As crises e os sobressaltos da história não fazem vacilar nem temer os audazes. A fé tem sido para as nossas gentes uma âncora e continuará a ser no futuro um farol de esperança.
11.5.10
Bento em Portugal!
Com tempo instável, desde chuva a sol com céu azul, chegou Bento XVI a terras lusas. Ao som de bem-vindo e muitos vivas é recebido por muitos milhares o Sumo Pontífice. Chegou sorriu e falou em português!Eu continuarei de olhos postos num ecrã de tv, num ecrã de pc, num ecrã de gravador e num ecrã de telemóvel... Muitos ecrãs para 2 olhos... Aqui continuo em missão!
6.5.10
Coisa simples, não?

Revista Happy, Maio 2010
5.5.10
2.5.10
O dia de todas as mães

Recta final para o dia em que todas as mães deveriam ter sido mimadas... :) Aquele dia em que todos os filhos tomam consciência e páram na rotina e correria diária para valorizar aquela que lhes deu a vida, sofreu por eles e com eles e não pára de se preocupar...
Uma mãe só faz sentido com o filho nos braços... porque mesmo com filhos ''já crescidos'' as mães não deixam de nos querer "pegar ao colo"!
29.4.10
Estas provocações...
“Acorda, menina linda, anda brincar,
Que o sol está lá fora à espera para te ouvir cantar;
Acorda, menina linda,
Vem oferecer o teu sorriso ao dia que acabou de nascer…
(…)salta da cama…anda viver, meu Amor”
Não sei bem o porquê de apetecer ficar de braços cruzados, o porquê de uma letargia quente, envolvente, que vicia.
Não sei que absurdo fascínio virá da condição de couch potato, da facilidade ridícula de viver através das histórias dos outros – dos livros, dos filmes, dos relatos… Viver de sonhos, daquilo que não é; viver dos sonhos renovadamente adiados.
No fundo, saber o que se tem dentro, saber o tanto que se pode ser e fazer. Mas deixar tudo o que germina ao sabor do adiar constante, ao sabor dos vários disfarces - sob os quais está e estará sempre a eternamente infundada justificação de deixar para amanhã, para mais tarde, para quando tiver tempo.
Como poderei acordar? Como poderei deixar de adiar, deixar de me desculpar, deixar de ser apenas uma pequenina parte de tudo aquilo que poderia ser?
Tanto por fazer, em todos os lugares, em todos os tempos. Tanto. E tanto que poderia fazer.
E como é tão mais fácil deixar o tempo passar, deixar-me emocionar com quem vive, quem faz, quem age. Com a alegria de quem (se) dá incondicionalmente. Com quem luta por fazer a diferença.
Como é tão mais simples renovar justificações para não fazer mais do que abrir a janela. E como parece tão legítimo o esforço por tornar as justificações credíveis aos olhos dos outros. Como aquilo que parece pode ser tão diferente da falta de coragem que vai por dentro.
Como ganhar coragem de ser autêntico? Como deixar o conformismo de tantas justificações para passar realmente a ser?
Levantar da cama e abrir as cortinas: do quarto e do coração.
Ana Rita Neves Lima, in essejota.net
26.4.10
Confiança...

Há muito que nas minhas viagens em transportes públicos vejo invisuais que tentam levar a sua vida dentro da normalidade que lhes é permitida. E quantas vezes se encaminham sozinhos por ruas esburacadas, por passeios elevados ou por simples escadas que se podem tornar abismos?
Mas, desta vez, o que me chamou a atenção é a confiança com que se entregam ao ''outro''. São muitas vezes encaminhados a entrar no autocarro, a sair de um comboio ou simplesmente para a paragem mais próxima e têm de confiar em quem os guia!
Ao observar sinto-me pequena... muito pequena! Seria eu capaz? Quantas vezes nos desafiamos a confiar em alguem e ''colocamos um pé atrás''? Ali, como se costuma dizer, a confiança é cega.
Deixo esta partilha para quem passa e páre num segundo como está o nivel de confiança... Dá que pensar!
21.4.10
Humor de Deus
18.4.10
Roma II
Uma vida de 15 dias ao colo, com olhos enternecedores a fecharem junto a mim, um jantar de animação com amigas que há mais de um ano não se sentavam à mesma mesa, momentos ao serviço da juventude e da minha cidade e uma celebração com sabor a responsabilidade. Mais jovens reunidos à mesa e as conversas fluem com boa disposição, amizade e projectos em conjunto :) Gosto disso!
"Milagres" de vidas que se cruzam e entrelaçam, de vidas que ficam na vida da gente e vão preenchendo cada pequeno vazio que podia existir! Para terminar em beleza a recuperação das fotos de Roma foi o milagre seguinte! Aqui ficam elas... agora bem legendadas e prontinhas a ser espreitadas, espelho de dias muito intensos e que guardo na memória!
13.4.10
Besame, besame mucho...

Tirando a ideia da razão porque existe é simplesmente um dia simpático, porque afinal um beijo faz sempre sorrir... Não falo só do beijo dos enamorados mas o beijo como símbolo de cumprimento, de carinho, de amizade ou confiança... Lembro que Cristo foi denunciado/traído por um beijo, o gesto que significava a cumplicidade existente entre Ele e o discípulo e aí não houve sorrisos.
É um gesto que se aprende desde pequeninos (como no filme dama e vagabundo que, de forma tão simples é mostrado) e há uns que gostam mais do que outros! Mas quando se chega a idade adulta todos gostam de umas belas beijocas!
Por isso aproveitem o resto das horas para o dia do beijo terminar, lavem os dentinhos e toca a dar beijinhos, beijinhos... muach! :)
12.4.10
Fazer o que ainda não foi feito...
Numa segunda-feira em que o sol brilha e a primavera se mostra de cara sorridente o dia nasceu com música da melhor... Pedro Abrunhosa aventura-se com novo acompanhamento e são lançadas novas músicas, com novas sonoridades e a tocar a animação de Verão, o disco Longe!
Ouvi esta e gostei... Já pelo título me faz parar e colocar de alerta! Gosto deste feedback em mim! Ganhou a minha atenção porque é preciso "fazer o que ainda não foi feito!" Podia aqui dissertar pelas mais variadas coisas que ainda não foram feitas mas hoje não é dia para isso... Simplesmente não me apetece!
Vale a pena ouvir a música e saber que "amanhã é sempre tarde de mais", que o importante é o dia de hoje para abrir os olhos com um sorriso, sair para a rua com a leveza da estação do ano e apontar a mira para que as restantes horas possam ser de serenidade e expansão de bons sentimentos :)
Porque é bom fazer o que ainda não foi feito!
6.4.10
Roma...
E não poderia colocar aqui este rol de fotos sem que desejasse a todos um bom tempo pascal! Que cada vida possa merecer a luz que irradia do sol e os sorrisos que são trocados a cada hora!
30.3.10
18.3.10
Contagem...
Para um fim-de-semana que se espera recheadinho de surpresas... uma viagem diferente, o dia do pai com direito a jantar, um sábado de sol, um domingo com missa e (re)encontros, despedidas, beijos e abraços...
Porque avizinha-se a outra contagem decrescente para uma semana diferente... Desde que me conheço que há semanas saborosas mas esta... além da adrenalina que me preencherá os dias aguardo que a serenidade me inunde a cada minuto! Quando voltar contarei tudo... :)
17.3.10
15.3.10
Pensar o futuro...
Este foi só um desabafo bem colmatado pela dinâmica proporcionada pelo encontro "fé e justiça", um espaço de gente <40.
O caminho é feito a cada passo que teimamos ser o mais seguro para o consolidar. Só assim podemos espreitar o sonho do futuro...
12.3.10
10.3.10
8.3.10
Ainda o dia de hoje...
Enfim! Eu gosto destes dias pelo simbolismo que eles têm! Afinal houve muitas mulheres a serem diferentes, a mostrar a "sua garra" para hoje sermos reconhecidas na nossa família, no nosso trabalho e em toda a sociedade em geral! Lutaram por esta liberdade que hoje temos, pelo reconhecimento que exigimos e até pelo respeito com que somos tratadas... Simplesmente sou a favor destes dias que, no mínimo, nos reafirma como mulheres...
Diria eu orgulhosamente Mulheres! Que podemos vestir uma saia, andar de saltos altos e pintar os lábios... Que temos vozes doces, sorrisos inesquecíveis e olhares arrasadores! Afinal o dia de hoje pode não ter o mesmo significado que há uns anos atrás... mas é necessário para que, ao menos neste dia, sejam lembradas as mulheres que não alcançaram ainda estas liberdades que falo...
Aqui fica a minha reflexão do dia de hoje... E não deixo passar a oportunidade de contar como é interessante receber uma flor das mãos de um desconhecido só por ser mulher, cor de rosa, como manda a tradição e recolher os olhares de quem passa e os sorrisos esboçados de quem se tenta a observar! Simplesmente porque sou mulher e hoje também é o meu dia...








