8.9.09

Na linha fria do horizonte

" O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esperança e da vontade
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte"

Fernando Pessoa, "Mar Portuguez"

7.9.09

Acredita...

A Natureza faz-nos acreditar...

Assim começava uma publicidade de uma instituição bancária... O poder do marketing actualmente tem sido levado ao extremo, todos têm de ser incitados a "comprar o produto", qualquer que ele seja, que forma tenha, em que lugar se encontre, a qualquer hora...
O importante é saber do que se trata e partir para a aventura de "ter". Mas a folha tinha este texto do outro lado...

Acredite:
se o big bang tivesse sido um small bang. Se a energia libertada não formasse o sol. Se os detritos não se tivessem juntado. Se o hidrogénio não encontrasse oxigénio. Se os oceanos se tivessem evaporado. Se a primeira célula não se conseguisse clonar. Se as primeiras guelras não virassem pulmões. Se o meteoro tivesse falhado a Terra. Se os mamíferos não tivessem subido às árvores. Se os primatas não descessem das árvores. Se não se tivessem posto em pé. Se o cérebro não tivesse aumentado. Se não tivesse batido 100 milhões de concorrentes... você não estava aqui.

O texto acaba por me levar a abstrair da actualidade e viajar nos tantos "ses" que aparecem... Quase que toco o ponto de acreditar como me diz... Se tanta coisa tivesse corrido mal eu não estava aqui!

E se Ele não me tivesse colocado ao colo algumas vezes eu ainda aqui estava? É a força de acreditar!

3.9.09

Gritando...

Quanta coragem será preciso para seguir aquilo em que acreditamos?

Mesmo que isso nos faça olhar numa direcção contrária à do mundo que nos rodeia?

Creio que sim, de facto é preciso uma boa dose de coragem, quase rebeldia. Mas não é a rebeldia de protesto contra corrente.

É a coragem de nos deixarmos abraçar inteiramente pelo Sol—que acreditamos—que nos ilumina... mesmo que isso nos faça diferentes!
Gonçalo Castro Fonseca

2.9.09

Tarde soalheira...

E porque uma tarde entre primas poderia dar uma história... várias histórias de encantar... um filme de acção, drama ou comédia... fica o registo!

31.8.09

A musica continua...

O embalo para o fim de semana fez-se por mais um "soltar a corrente", em directo, ao microfone da rádio Terranova. Falámos de viagens, passeios, jornadas. De inter rail, cidades longínquas, com muita animação, recordei o caminho de Santiago e saltámos à praia da Costa Nova ao som de Luis Represas, "da próxima vez não vás, sem deixar destino ou direcção..." Num programa de pouco mais de 50 minutos deu para viajar pela partilha dos outros e fazendo nossa a conversa!

Há um ano atrás tinha chegado de uma experiência de peregrinação. Santiago de Compostela foi o objectivo atingido, com muitos kms nas pernas, muitos sorrisos e abraços partilhados, pessoas especiais que conhecemos, amizades que ainda persistem, momentos que não se esquecem e a peregrinação continua, como alguem um dia disse... É lá que começa! Nestes dias tem vindo à memória muitos daqueles momentos e com eles também "cresci" e amadureci... (fotos dessa época)

Costa Nova, um local para passear... entre mercado, praia, marisqueira e gelados é sempre um espaço agradável para uma tarde. Hoje, curiosamente podem ler mais sobre esta praia no jornal i. E é este jornal que hoje atinge a sua 100ª edição e captou a minha atenção neste artigo que não deixa de ser interessante: Blues pós-férias: tenha calma, sábado a vida vai parecer melhor

Mas bom mesmo foi terminar o domingo à noite ao som de Rui Veloso... mesmo distante é inspirador ouvir o "prometido é devido"... ;)


28.8.09

3 noites...

"Música, eu nasci pra música..." foi assim que começou o concerto e a minha aventura por 3 noites, 3 concertos...

Nas tasquinhas de Ílhavo, com o aroma do bacalhau no ar, começou na sexta feira passada o concerto do mítico José Cid. Um homem de 66 anos que em nada fica a dever aos mais novos e consegue colocar o público a cantar, bater palmas e acompanhá-lo em praticamente todas as canções. Apesar de ser um bocadito "cota" toda a gente conhece alguma e canta com garra!

Domingo, foi noite de ouvir "Ninguém faz castelos no ar..." ou "cavaleiro andante, louco, triunfante, como um salteador..." Sim, falo de Rita Guerra, a grande senhora das baladas em português! Senhora sim, com uma grande voz também, mas com pouca interacção com o público, na minha opinião... esperava mais, muito mais!

E ontem... uma noite com brisa de serra, em terras de Viriato e os acordes fizeram-se ouvir. Mafalda Veiga, a voz meiga que todos conhecemos... "Faz parte começar outra vez", "Sei de cor cada lugar teu..." ou "sei que ainda somos imortais..." soaram numa noite de diversão e naqueles momentos mágicos que a cantora tão bem sabe levar o público a sentir... Gostei!

27.8.09

Aquela hora prometida...

Hoje queria vê-lo... Assim simples, brilhante, quente, enérgico e ao mesmo tempo relaxante! E se fosse em boa companhia? ;)

25.8.09

Complicar, para quê?

Hoje enviaram-me este vídeo... pensei duas vezes antes de o abrir e imaginei ser mais um daqueles vídeos cómicos que parece já ter visto centenas de vezes. Mas este realmente tornou-se diferente e, a partir de um simples mas importante conselho, e em 7 minutos de filme, faz pensar porque complicamos a vida... Fiquem atentos!


21.8.09

Ao contrário...

Benjamin Button, o nome em si não me dizia nada... Ouvi várias vezes falar do filme onde era uma personagem... agora é mais uma personagem no meu léxico e que, certamente, não me sairá da memória tão facilmente...
Não por ser interpretado pelo Brad Pitt (aquele giraço de olho azulão...), não pelo filme ter sido nomeado com 3 óscares (se não me engano...) nem pelo simples facto dos efeitos especiais e de maquilhagem usados no filme.

Toda a história, drama e ficção me absorveram num serão destes... Uma história de um homem que nasce com 80 anos e em tudo é diferente... Mesmo que saiba que acabará a vida de fraldas como tantos outros e a necessitar de ajuda... É uma vida contada na primeira pessoa que me pôs a pensar! Quantos queriam ser eternamente jovens... Ele queria envelhecer... E, pelo contrário, vê-se e sente-se cada vez mais novo, mais pequeno, mais bebé...

Completamente embrenhada no filme, deliciei-me com determinados pormenores e isso fez com que tirasse alguma mensagem. É assim nos bons filmes, não?
O relógio que anda ao contrário para trazer os ente queridos que partiram, todo o paralelismo de acontecimentos contra a corrente, o drama da diferença de aspecto entre o casal (Benjamin e Daisy), os momentos de "flashes" de memória dos idosos do lar e por fim a cena final em que a "velha" Daisy abre o coração, deixa tudo, e trata daquele "menino" que, um dia, foi o pai da sua filha... Dá que pensar! ;)

19.8.09

Inteligentes? Como?

Resolver uma equação. Compor uma sinfonia. Escrever um romance. Ganhar uma partida de xadrez. Inventar a cura para uma doença rara. O que têm todas estas situações em comum?
São átomos de uma anatomia complexa: a inteligência. E, contudo, não me lembro da última vez que resolvi uma equação, não me sinto capaz de compor uma sinfonia, não me interesso pelo xadrez, sinto-me ainda longe de escrever um romance e muito mais ainda de encontrar a solução para uma doença rara. Nunca tinha pensado nisto desta forma e começo a ficar inquieto: serei menos inteligente do que pensava? Como podemos aferir a nossa inteligência?
... A associação da inteligência ao funcionamento do cérebro impõe uma outra questão: será a inteligência inata? "A participação dos genes na construção do sistema de nervoso, tal como acontece no resto do organismo, permite concluir que as estruturas cerebrais que estão envolvidas nas actividades do pensamento, da criatividade e da aprendizagem recebem uma forte influência genética", admite Lima.

Contudo, sozinhos, estes fundamentos biológicos não são suficientes para resolver o puzzle da inteligência. "É a interacção do indivíduo com o meio, de onde recebe uma enorme carga de estímulos, que vai decidir sobre a expansão e a funcionalidade dos recursos mentais que intervêm no exercício da inteligência", revela. Mais do que inata, a inteligência é, por isso, "educável". Desenvolve-se ao longo da vida através de várias actividades que a estimulam.


Artigo completo em: http://aeiou.expresso.pt/de-onde-vem-a-inteligencia=f531333

O artigo está apetitoso, sobre um tema interessante, e que me cativou no primeiro segundo. Se muito sabemos, mais queremos saber... é mesmo uma lei estranha!Fala de coisas que já sabia, outras que desconfiava e ainda algumas que nem me passava pela ideia...

Fala da importância da mãe na nossa vida (parece não ter nada a ver com o assunto, não é?) e desvenda o tema do QI, tão conhecido... O artigo saiu no passado sábado, mas só hoje tive tempo de o ler de fio a pavio e não podia deixar de partilhar... É uma forma inteligente de interagir com o meio envolvente! ;)

17.8.09

Deixa que te leve...

Uma canção para sempre ouvir e saborear... Porque há momentos na vida que só têm significado se forem bem saboreados...

Deixa que te leve

assim tão leve

Leve e que te beije meu anjo triste

Deixo-te o meu canto canção tão breve

Brando como tu amor pediste...

13.8.09

Esperança...sempre!


"Mantenhamos a esperança quanto ao que desejamos que nos suceda, e com essa esperança suportemos bem o que de facto nos suceder." Quevedo

11.8.09

Férias...


Haverá melhor palavra nesta altura do ano?


Também as férias não são momentos lineares... Há de tudo... sorrisos e abraços apertadinhos, gargalhadas e diversão mas também quedas e desconforto... a mim sempre me ensinaram que tudo é mais fácil com um sorriso estampado no rosto. Às vezes torna-se difícil, quase insuportável, mas é aí que nos tornamos fortes!


Este tema no meu blog já não é novidade... Quem me conhece, sabe que não passo sem ele e nem consigo estar longe de muitos deles... Sorrisos... É tão bom dar e receber... quando são verdadeiros, claro!

7.8.09

Ainda o Jota...

E porque os dias foram de descanso... agora surgem mais e mais fotografias... eis as primeiras, ou melhor, uma selecção! :)

29.7.09

J

Nunca pensei que esta simples letra saísse dos meus lábios tantas vezes, entrasse pelos meus olhos constantemente e até me tirasse horas de sono... impressionante!

Foi o FESTIVAL JOTA. Com ele passei meses de reuniões até altas horas mas culminei num fim de semana de euforia, a todos os níveis! Com uma organização a "vestir a camisola", com voluntários a dizer "conta comigo" o cenário foi o melhor! Atingimos a meta das 1800 entradas, houve jovens a sorrir, a cantar e saltar, a aprender e experimentar, partilhar e ouvir...

Houve momentos únicos de alegria e convívio na grande equipa da comunicação... Mesmo com todo o stress e pressão normal nesta área, havia sempre espaço para essa anedota, gargalhada ou simples olhar de alento.

Os grandes acontecimentos são feitos de pequenas coisas... o Jota foi feito de pequenos momentos mas que ficarão para sempre guardados enquanto a minha memória me permitir!
PS: Vou colocar mais fotos, claro!

22.7.09

Avizinham-se horas conturbadas...

A imagem transmite serenidade, beleza natural e deste lado há uma grande vontade em percorrer o passadiço e olhar o mar... parar!

É neste espaço, bem perto do mar e com a ria como companheira e aliada, que este fim de semana se modela. FESTIVAL JOTA 2009, a partir de sexta feira, em São Jacinto.

E claro, como é de prever, lá estarei... Num ambiente único, uma nova experiência, com uma preparação de largos meses e 3 dias que irão valer a pena... :) Mesmo sabendo que vou andar cansada, que vou dormir pouco, stressada, que não haverá tempo para (quase) nada... Sei que vou andar de sorriso estampado no rosto... Lá vou ser feliiizzzzz...

E tu, se quiseres vir também experimentar e ver o que é o Festival Jota, porque não apanhas a lancha (ou o ferryboat) e vens até este lado da ria? Vê tudo em www.festivaljota.com.


16.7.09

A voz do Deserto...

Em contagem decrescente para o grandes Festival Jota 2009 já vagueio pelos sites para conhecer e ouvir algusn trechos musicais das várias bandas.


LVD, La voz del Desierto, é um grupo de rock formado por padres, seminaristas e leigos. De forma brutal evangelizam através da sonoridade das guitarras eléctricas, do ritmo da bateria e de vozes afinadas! Vale a pena ouvir... neste pequeno vídeo e... em São Jacinto, no dia 24 de Julho.


14.7.09

Parabéns... este é o teu dia...

o teu dia tão feliz...

Já ninguém faz 19 anos... :)

'A vida é curta, perdoa rapidamente, beija demoradamente, ama verdadeiramente, ri incontrolavelmente, e nunca deixes de sorrir, por mais estranho que seja o motivo. A vida pode não ser a festa que esperávamos, mas enquanto estamos aqui, devemos aproveitá-la ao máximo... '

13.7.09

Silêncio... (chiu...)

Simplus... as suas músicas acompanharam a tarde de hoje... foram soando no leitor de cd do carro e as conversas fluíam, os olhares, os sorrisos, as gargalhadas foram naturais...

Porque "tento entender-Te... silêncio... tento ouvir-Te... silêncio..."

E agora só me apetece estar em silêncio :)


Fica o filme da apresentação do novo cd! ->> e vão estar no Festival Jota 2009, mas isso decerto que já sabem!

10.7.09

Nem só de som vive o homem...

E eu também não... O som é óptimo mas como alguém disse "uma imagem vale mais que mil palavras!"
E o desafio é esse... mostrar o que se passa dentro do estúdio do "Soltar a Corrente"... Todas as peripécias, caretas, gestos e brincadeiras que por lá se fazem...
HOJE, poderás ouvir como sempre, na rádio Terranova, 105.0 FM ou http://www.terranova.pt/, mas também ouvir e ver... no Canal de TV da Diocese. (esperemos conseguir colocar a tecnologia a trabalhar a nosso favor!)

Uma emissão de rádio muito especial onde os 60 minutos serão preenchidos da melhor forma com o grande tema deste Verão: FESTIVAL JOTA 2009.


Ninguém vai querer perder!!

7.7.09

Se um Sorriso basta...

Quando contemplo esta vida e suas cenas
Que, num filme, me levam de lés a lés,
Sem me julgar e o pesar de grandes penas,
Eu me deponho e me coloco a teus pés.

Sem me julgar e o pesar de grandes penas,
Eu me deponho e me coloco a teus pés.
E se um sorriso basta p’ra mudar o mundo,
Eu não quero, agora, aqui ficar parado;

Viverei caminhando, lado a lado,
Com o homem que nos tocou bem lá no fundo
Do nosso coração.

Se não valesse a pena toda a vida,
Porque haveria eu agora de aqui estar?
O mundo e eu, numa cena colorida,
Somos o mais belo reflexo do teu olhar.

O mundo e eu, numa cena colorida,
Somos o mais belo reflexo do teu olhar.
Esta vida, desde sempre foi um rio
Com o caudal encostado a cada margem,

Apanhado, com declives, terra e frio,
Sem nunca abandonar a luta e a viagem.
Apanhado, com declives, terra e frio,
Sem nunca abandonar a luta e a viagem.


E em seguimento do meu último post aqui está uma letra linda, música melodiosa... uma mensagem!

E, melhor que tudo... Pe. João Paulo Vaz, o intérprete, estará no FESTIVAL JOTA 2009!!

6.7.09

O hoje!

"O hoje vale por hoje mas, se for bem vivido, vale porque constrói um melhor amanhã!"

Li e gostei... Não que ande melancólica ou algo do género (bem pelo contrário...) mas ao reflectir com esta frase revejo-me nela... em todos os sentidos!

Se hoje pudermos fazer alguma coisa para que o futuro seja melhor, porque não apostar? E se sempre assim pensar o meu futuro será já amanhã e porque o ontem foi bem vivido e aproveitado, amanhã eu estarei bem melhor!


Por isso há que arregaçar as mangas e fazer deste "meu" Mundo um espaço cada vez melhor...

Eu farei a minha parte! Mesmo que às vezes seja só dar um sorriso... :)


26.6.09

Festival Jota na RTP 2

Sim, pra quem não viu... eis a oportunidade! O Festival Jota 2009 é o desafio... e até nos leva já à televisão... onde iremos parar? ("onde Deus te levar..." resposta?)

O sr. padre com a naturalidade própria... E nós... todas "emperuadas" depois de resmas de maquilhagem... Mas nem gaguejámos muito! Ora digam lá...



Um obrigada especial ao Zé que conseguiu colocar no youtube em velocidade relâmpago! :)

Para ver a emissão completa:
http://www.youtube.com/watch?v=YEXNRaJzmyk
http://www.youtube.com/watch?v=0uH03A-rvSk

23.6.09

Cativar...

"Tu tornas-te responsável por aquilo que cativas..." Frase tão conhecida que quase toca a banal! Só se pode tornar banal se lhe dermos esse significado, o acto de cativar ser banal...

Usamos esta palavra em tantas circunstâncias por isso deixámos de lhe dar o verdadeiro valor, de a saborear... Adoro cativar! E que me cativem... Já foste cativado? O que sentiste?

Cativar abre em mim uma espécie de livro de emoções, de coração aberto a mostrar o que aqui se passa e a tentar perceber o outro. Ao mesmo tempo a arte de cativar (sim, entendo quase como uma arte) poderá ser tão fácil como natural... Podemos cativar num sorriso, numa palavra, num gesto ou num simples olhar! Cativamos muitas vezes sem intenção, sem nos apercebermos, sem fazermos nada para isso... O difícil mesmo é dar continuidade a esta arte de cativar, sem falhas de memória, de inspiração ou de outro qualquer sentimento que esteja em baixa...
Não entendo cativar ligado a cativeiro... cativar tem de ser aliado a liberdade, bem-estar, confiança... o tempo é que dará significado ao acto de "cativar"!


Passou ontem na RTP 2 mais um acto do SDPJV Aveiro para tentar cativar a camada jovem a vir ao Festival Jota. Se não viste, aproveita e clica aqui!


E tu já estás cativado para vir?

21.6.09

Batalha de flores

"Palavras leva-as o vento..." Flores leva-as a Ria... Sim, foi na Ria de Aveiro que se assistiu a uma batalha de flores. Em tempos símbolo da rivalidade entre "cagaréus" e "ceboleiros", agora serviu para unir as escolas de Aveiro e terminar o ano em beleza para centenas de crianças.


O resultado foi este... o canal central repleto de pétalas de flores, uma grande salva de palmas, muitos risos e uma junção de muitos aveirenses em prol de uma iniciativa. É bom sentirmo-nos vivos! E que as cores destas flores nos levem embora as tristezas da crise e as nuvens escuras que tantas vezes pairam no ar!

15.6.09

Sto. António já se acabou...



Eis a realização de um sonho... Ir a Lisboa, por altura do Santo António, conhecer os bairros e arraiais, ver as marchas na avenida e dançar em Alfama! Conheci a Igreja de sto. António, vi as noivas e... agora... ele que se encarregue do resto... venha o noivo! lol

Não poderia ter sido melhor! O tempo, os lugares, a companhia, o cicerone, a diversão e a adrenalina aos pulos! :)

8.6.09

Castelos no Ar...

"Ninguém vê
O dia a nascer
O amanhecer
Ninguém vê
A vida acontecer
Nínguem faz castelos
No ar
E não há quem queira
Sonhar

Já ninguém pára
P'ra ver em vez de olhar
Já não há
Quem repare no luar..."

Gosto mesmo desta música e hoje a vontade foi muita de a postar aqui! Faz-nos falta libertar de tantas coisas e fazer castelos na areia, parar em vez de olhar, reparar no luar... enfim, sonhar!

Sonhamos a dormir, nem sempre, é certo... mas acordados tem outro sabor e este Mundo parece que se esquece de provar, "não há quem queira sonhar"...

E como é tão bom sonhar... mesmo que seja por breves instantes, segundos mesmo... a mim faz-me quase levitar! :)

5.6.09

Festival Jota apresentado...

Último fim de semana de Julho... Praia de São Jacinto... Música, workshops, fóruns, juventude, animação... a loucura total!

FESTIVAL JOTA 2009!

Foi assim que apresentámos à imprensa, parceiros, apoiantes e convdados o grande acontecimento deste verão!

A lancha canal central foi o espaço escolhido e o Festival Jota 2009 foi o tema central da conversa!
Entre contactos, nervosismos, telefonemas, conversas, mails, horas sem dormir e muito, muito stress conseguimos um ambiente óptimo para a apresentação do maior acontecimento musical de inspiração cristã ao nível nacional! Agora toca a divulgar! http://www.festivaljota.com/



Com muita animação à mistura, própria da juventude surgiu... a bandeira nacional... Mas há quem diga também que era um semáforo! :)

2.6.09

Ser como criança, cheia de esperança no olhar!

Um pequeno texto que também é canção... fica a letra para reflectir... Ainda com a ideia do dia mundial da criança, sejamos assim um pouco como as crianças!

Ouve Senhor, eu já não sou uma criança
Ouve Senhor, não tenho mais a inocência de então
Não é tão fácil para mim, acreditar em tudo ser simples assim
A minha fé Senhor, às vezes cai e o tempo passa, sem a levantar
Que posso eu fazer, para Te agradar

Dias que não voltam nunca mais, mas ainda é tempo de mudar
Ser como criança, nunca duvidar de Ti Senhor
Do Teu amor
Que posso eu fazer
Diz Senhor

Ouve Senhor, eu não entendo a maldade
Ouve Senhor, há tanta falta de verdade e porquê
Já não bastou a cruz um dia e toda a Tua agonia, para quê
Eu sei não foi em vão, mas há momentos em que tudo nos faz perguntar
Porquê a dor Senhor, quando se pode amar

Mas um dia a vida vai mudar, nisso não deixei de acreditar
Ser como criança, cheia de esperança no olhar
Sem duvidar
Senhor quero assim
Confiar

1.6.09

Crianças somos todos! (um bocadinho)

- Dia Mundial da Criança -
Será que não se consideram um bocadinho crianças?


No meio de tantos afazeres, responsabilidades, emprego e família faz-nos falta ter tempo para ser crianças... E só notamos isso quando temos por perto uma criança que nos espevita e desafia para a brincadeira! Ou deixamos o adulto de lado e saltamos para a diversão ou então ganhamos a alcunha de "adulto chato".

Eu, pessoalmente, gosto mais da primeira possibilidade e, sempre que posso, salto para o lado das fantasias, sonhos, mundos encantados, sapos e princesas...


Acho que nunca vou deixar de soltar a criança que há em mim... É que me sabe tão bem! :)

27.5.09

Recordar no escurecer...

Sou uma entusiasta da vida e das horas do meu dia... A cada hora que passa arranjo forma de fazer mais e melhor... Sou assim mesmo, talhada para me superar a cada momento!
Ainda a "balouçar" da minha última grande aventura de 27 horas a bordo do NRP Sagres, revejo-me na ponte do navio, no momento que mais gosto nos meus dias. O pôr-do-sol é um momento único e no mar, ao sabor das ondas, algo indiscritivel! Se bem que poderia ter sido melhor aproveitado, é certo, mas valeu pela beleza natural e o muito vento à mistura!
Da aventura ficam na memória os espaços, os rostos, os sorrisos, as peripécias, os enjoos, as variadas conversas e os contactos... Este momento que deixa o sol ir embora e traz a lua aos nossos olhos é, para mim, o momento alto do meu dia. É a paragem e a passagem.
Mas nunca o verei mais da mesma maneira! Poderá ter toda a beleza e serenidade que os demais, mas ali, o horizonte era muito mais vasto e alargado! Era um horizonte "à minha medida", sem cordas nem amarras!

17.5.09

Mais adrenalina?

Sem levantar muito o véu aqui venho deixar uma palavrinha antes de mais uma GRANDE aventura em que estou metida...

A minha vida é mesmo assim, preenchida de muita adrenalina, muita energia, mas também de muitos sorrisos e momentos únicos e irrepetíveis!
Sim, isso mesmo! Este vai ser mais um momento único e irrepetível e eu não faço a coisa por menos, por isso agarrei a oportunidade e voltarei em breve, mesmo em breve, para vos contar as novidades e mostrar muitas fotos... (espero eu!)

Beijos com sabor a Mar... :)

15.5.09

Uma Aventura para o meu Verão! E que tal, para o teu?

Estás a marcar as tuas férias? Indeciso entre destinos e programas adequados ao orçamento que tens disponível? Aqui vai uma sugestão DIFERENTE e OUSADA. Que dizes de uma praia, 10 concertos, 15 fóruns e dezenas de workshops?

Chama-se FESTIVAL JOTA e promete ficar na história do teu verão 2009.

O FESTIVAL JOTA acontece este ano em Aveiro, na praia de São Jacinto, no último fim-de-semana de JULHO, dias 24, 25 e 26. O futuro pode começar aqui, no FESTIVAL JOTA 2009 numa atmosfera de ENCONTRO, FESTA, REFLEXÃO, PARTILHA, DEBATE E ORAÇÃO.

Tu, tal como eu, podes ser um entre os Milhares de jovens que são esperados ao longo deste fim-de-semana. Três dias inesquecíveis marcados pela MÚSICA de mensagem cristã, pelas ARTES e por tantos assuntos que em pleno verão te vão saber a (a)mar.

Organização: Secretariado Diocesano Pastoral Juvenil e Vocacional de Aveiro (SDPJV) e do Departamento de Pastoral Juvenil da Guarda (DPJG).

Mais informações Festival Jota 2009
Site oficial: www.festivaljota.com

13.5.09

A 13 de Maio

Em 13 de Maio é esta uma das imagens que nos vem à cabeça. Fátima. A procissão das velas em Fátima. Para muitos altar do Mundo, para outros um lugar de exploração económica, máquina de fazer dinheiro, como se ouve dizer.


Aquele local acolhe milhares de peregrinos ao longo do ano... A fé de cada um é inquestionável mas, os probelmas, aflições e desgostos são bem visíveis!
São estes momentos, que nos deparamos com um mundo diferente do nosso, que o coração abana... ficamos sensibilizados e percebemos que a fé não se compreende! Apenas se sente!
E faz-nos tanta falta sentir... abrir o nosso coração sem limites e sentir...
Fica a reflexão! Fotos de Miguel Cupido. :)

10.5.09

Duplamente Festas da Cidade!

Iniciaram oficialmente na passada sexta-feira as Festas da Cidade de Aveiro. Este ano festa em grande!


Comemora-se mais uma vez a Padroeira da Diocese e da Cidade, Santa Joana Princesa, que faleceu a 12 de Maio de 1490, data do feriado municipal. E a outra grande festa anda à volta de um número "250". Para muitos são apenas umas tarjas coloridas que balançam na avenida principal da cidade com o chavão "Aveiro 250". Mas trata-se de fazer 250 anos que Aveiro foi elevada a Cidade.


Assim, na sexta feira passada o arranque das Festas do Município e das Comemorações dos 250 anos foi com um concerto denominado 250 vozes, onde os elementos de vários coros da cidade emprestaram a sua voz para abrilhantar a noite. Também muitos elementos das bandas e orfeãos estiveram presentes colocando o dom da música ao serviço do público aveirense.
Muitas iniciativas se seguirão... Realço a Interpretação Histórica da entrega da carta Régia, marcada para hoje às 15h, passando pela avenida Dr. Lourenço Peixinho.


Amanhã, pelas 21h 30, terá lugar a Gala do Município, no Teatro Aveirense, onde, como já é hábito, serão entregues as medalhas de mérito da cidade.
E no auge do feriado municipal, terça-feira, 12 de Maio, pelas 16h iniciar-se-á a procissão em honra da padroeira, Santa Joana Princesa, percorrendo as principais artérias do centro da cidade.


Faz parte da nossa cidadania estar presentes e participar destes festejos. São realizados para todos, em especial para os aveirenses, e é bom sabermos e saborearmos as raízes da nossa cidade. Até porque nunca mais viveremos uma data tão histórica como este ano... 250 anos de elevação a cidade, não é todos os dias!

6.5.09

Fico aqui esperando - Simplus

Este é um grupo que estará em Sao Jacinto para a 3ª edição do Festival Jota, um evento que vos falarei mais vezes aqui.

Hoje deixo esta música, pelo título... fico aqui esperando... era o que me apetecia! Ficar à espera... mas à espera de quê? De tanta coisa que ainda quero conquistar nesta vida, que quero agarrar com os dois braços bem forte, vencer com um sorriso nos lábios e amar com todo o coração... Podia ficar aqui à espera!

Mas, quem me conhece, sabe que não gosto nada de esperar e tambem não gosto igualmente que esperem por mim... Então aí vou eu! Às vezes não sei muito bem para onde nem por onde mas confio que Alguem me conduz...

Ouçam a música e vejam se gostam! ;)

4.5.09

2 dias de Pastoral Juvenil




Foi em ambiente de novidade mas também de desafio que me aventurei a estar presente com a equipa sdpjv aveiro no seminário de pastoral juvenil, que se realizou em Fátima, nos dias 1 e 2 de Maio.
Momentos houve muitos, estes ficam para recordar, porque entre sorrisos, olhares, reflexões e conversas vamos recriando a forma de mostrar aos Jovens que Cristo é a verdadeira novidade!

3.5.09

Ao dia de todas as mães!

Mãe, ouve-me!
Minha prece é um grito na noite…
Mãe, vale-me!
Nesta noite da minha juventude…
Mãe, salva-me!
Mil perigos me assaltam na vida…
Mãe, enche-me!
De esperança de amor e de fé.
Mãe, guia-me,
Pois nas sombras não vejo o caminho!
Mãe leva-me,
Que a teu lado feliz cantarei!

Mãe - uma flor…
Uma flor com espinhos é bela!
Mãe - um amor…
Um amor é feliz ao nascer!
Mãe, a sorrir…
Mesmo quando se chora na alma.
Mãe, construir…
Mesmo quando se volta a cair.
Mãe, não sou mais
Que o desejo e a carne que lutam.
Mãe, sou só teu:
Em teus braços me quero abrigar.
Um bjinho a todas as mães e à minha Mãe, um muito especial :)

29.4.09

Momentos...

Momentos como estes nem vale a pena escrever muito... Foram vividos intensamente...

Uma vida partilhada ao lado de quem se ama, com altos e baixos de montanha russa... Um exemplo de vida, um exemplo de Amor, um exemplo de entrega e de garra! É bom poder presenciar de perto, gravar cada momento e cada sorriso!

E depois uma bela noite em terras de Viriato, onde o espírito académico, as capas, os gritos, as canções e as reais bebedeiras me deixaram nostálgica...
Enquanto estudamos, "nunca mais acaba, tanto estudo, tanto tempo", depois de acabar, ficam as recordações...
São fases da nossa vida que devemos aproveitar bem, saborer cada momento e embalar-nos pelas baladas dos estudantes... ;)

20.4.09

Entre novidades...

Gosto de coisas novas... Lugares novos, pessoas novas, novas idades, ambientes novos, novos desafios... Este mês de Abril parece que passa a correr e com ele leva a magia de várias novidades!
As coisas novas fazem-nos bem, abrem-nos horizontes... Novas conversas, novas partilhas, novos momentos! Para relaxar num sofá, ao som de boa música, boa conversa e deixara mente sonhar! O fim de semana passou-me assim entre encontros e desencontros, mesas de café, conversas de amigos e grandes desafios entre mãos...
Vale mesmo a pena termos coisas novas que nos abram os olhos e não nos deixem cair em rotina!

16.4.09

dia mundial da voz

Hoje comemora-se o dia mundial da voz... um "instrumento" de comunicação, talvez o mais utilizado e que tantas vezes é esquecido e maltratado... É a poluição, o tabaco, o álcool, os esforços vocais, tudo isso contribui para o enfraquecimento da voz.

Mas é também através da voz que ouvimos as melhores letras interpretadas, as mais profundas palavras de amor ou os mais indesejáveis insultos ou críticas... Cada um que trate da sua voz e dê voz apenas a quem quer...
E apanhei na rádio há uns minutos uma canção interpretada pelos "cabeças no ar", que através da voz do Rui Veloso me fez mesmo pensar em amigas e amigos... vejam a letra:

No meio dos amigos, aprende-se muito mais;
Do que em todos os manuais, histórias de fazer corar;
Coisas da vida reais, que nos querem ocultar
Quando os dias incertos, franzem o seu sobre-olho
E ate os céus mais abertos, nos correm o seu forrolho
Quem é que não nos enjeita, só a seita, so a seita

Refrão: A seita tem um radar, que apanha tudo no ar,
Na seita não ha papão, tudo tem explicação

No meio das amigas, aprende-se ainda mais
Vai- se mais longe que os sonhos e que a imaginação
As ciencias naturais, cabem na palma da mão..

Gosto especialmente das estrofes... até me fez pensar o que vou aprendendo com amigos e amigas.... uii, dá mesmo que pensar! :)

15.4.09

Dias cinzentos...

Depois de dias bem luminosos em todos os aspectos voltam os dias em tons de cinza, volta o frio, e regressam os casacos mais grossos...
Perco a vontade imensa de escrever, de estar aqui... algo se passa! Parece que, afinal, falta alguma coisa... tarda em chegar! Enquanto isso olho para o céu cinzento e lá está o arco íris viradíssimo para mim... é o presságio! Vamos que ainda encontramos o pote de ouro do outro lado! :)

11.4.09

Em "sábado aleluia"

Un soldado a casa regreso
Y un niño enfermo se curó
Y hoy no hay trabajo en el bosque de la lluvia
Un desamparado se salvo
Por causa de una buena acción
Y hoy ya nadie lo repudia, aleluya!
Aleluya, Aleluya, Aleluya, Aleluya,
Un ateo que consiguió creer
Y un hambriento y tener de comer
Y hoy donaron a una iglesia una fortuna
Que la guerra pronto se acabara
Que en el mundo al fin reinara la paz
Que no habrá miseria alguna, aleluya!
Aleluya, Aleluya, Aleluya, Aleluya,
Porque la norma sea el amor
Y no gobierne la cruzion sino
Lo bueno y lo mejor del alma pura
Porque Dios nos proteja de un mal final Porque un dia podamos estar de en tal
Porque acaben un dia con tanta furia, aleluya!
Aleluya, Aleluya, Aleluya, Aleluya, Aleluya, Aleluya~

Porque nem sempre percebemos a ressurreição, nem sempre nos lembramos que há um Deus Vivo junto a nós... afinal porque não há tempo para escutar, reflectir, silenciar e adorar... Hoje é sábado aleluia como lhe chamam... é o dia do silêncio, dia de meditação, porque uma nova luz brilhará... Jesus Cristo foi pregado num madeiro mas desafiou as leis da natureza e levantou-se do sepulcro, ressuscitou... "Porque é que procuram entre os mortos Aquele que vive?"

É este Cristo ressuscitado que nos encoraja e nos dá vida... é o verdadeiro Libertador! Aleluia! Com os IL Divo,cantemos ALELUIA! Não só hoje... Mas em todos os dias saibamos transmitir a alegria do ressuscitado!

6.4.09

Yes, we can!

Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce...

foto de Márcio Conceição
Foi assim entre sonhos, dos Homens e o olhar atento de Deus que este dmj'09 nasceu... Em terras de Sever do Vouga aconteceu no dia de ontem mais uma grande jornada e a vila encheu-se do dinamismo próprio dos jovens...
Com o sol a ajudar, o empenho de uma centena de voluntários e a oração de muitos o dia concretizou-se e fez-se novidade!

Foi a comunicar que passei este dmj... o 1º ''ao serviço'' do sdpjv-coordenação e comunicação. Mas como qualquer sector que se preze tem o seu dinamismo próprio e o sector da comunicação não fica atrás...
A boa diposição esteve presente e quisemos mesmo superar expectativas e sermos loucos ao ponto que estar a transmitir pela internet muitos momentos filmados em pleno dia! (podem ver em www.sdpj-aveiro.org)
Foi uma verdadeira loucura e ficarão na minha memória aquelas palavras do nosso Bispo, "já vi todos estes jovens hoje na internet", foi o momento de alento do dia para mim! Valeu a pena o esforço!
O cansaço, as poucas horas dormidas e as dores no corpo hoje já passaram... mas a memória daquela moldura humana, dos braços no ar, das vozes, dos sorrisos e dos abraços... essas permanecem! Pró ano há mais... mais e melhor, sempre! :)

31.3.09

É verdade...

Enquanto muita gente passa fins de semana de descanso, relax e aproveitamento de tempos livres eu cada vez mais me convenço que tempo livre é o que tenho de menos, principalmente ao fim de semana!Fiz 25 anos... nada mudou! Não me pesa mais um ano, não me doi mais nada do que doía, apenas tenho de dar graças por mais um ano de vida... O fim de semana serviu para festejar, com muitos mimos, com aqueles que tornaram este ano mais especial!
Domingo à noite foi hora de encerramento do IEJ e Ele esteve presente em cada sorriso e em cada abraço... foi bom! faz-me bem! =)

27.3.09

Dia Mundial do Teatro - é hoje!

Hoje assinala-se o dia mundial do teatro, essa arte que poderia dizer que se sente intrínseca em cada um de nós... mesmo naqueles que pensam mesmo "não ter jeito pra coisa...."

Afinal, todos somos infelizmente um pouco actores... Colocamos muitas vezes a nossa máscara, fingimos ser quem não somos, rimos com vontade de chorar e tantas vezes mostramos coisas que não sentimos... Aqui digo infelizmente ao sermos actores deste modo...
Mas o teatro, na minha perspectiva também pode ser muito harmonioso... Das poucas vezes que fiz teatro (ou melhor alguma coisita de teatro) sinto que se pode ir muito mais além, sinto que podemos exceder-nos em palco, vibrar, ter a adrenalina ao rubro, as faces bem rosadas, um movimento enorme dos nossos neuronios que não sossegam e a serotonina em alta! (para quem não sabe é a hormona que nos dá a ''boa disposição'').

Sim, um actor passa para opúblico boa disposição, harmonia, alegria, cor, serenidade e muita disposição para fazer coisas... Faz-os falta sermos actores... estes actores que vivem a vida ao máximo, aproveitam as cores, ludibriam a alegria e fazem a serenidade e harmonia... O teatro é mesmo um misto de tantas coisas e tantos sentimentos, afinal é "um teatro".

25.3.09

Já?

Daqui a nove meses é Natal... Já pensaram?

24.3.09

Special day...

A vida é um dom que deve ser celebrado todos os dias...

23.3.09

Levas (com) a almofada?

E quando o Mundo nos parece engolir com tanta crise, quando todos andam de costas voltadas, quando os sorrisos teimam em aparecer nas coisas mais simples da vida... Hoje deparei-me com uma iniciativa interessante...

Não sei se será viável ou até confiável mas já a própria ideia me cativou e me colocou a pensar.. ora vejam!

Batalha de Almofadas - Porto 2009
A luta de almofadas será nos Aliados, no espaço abaixo da “piscina”, às 18h00 do Sábado de 4 de Abril de 2009.

-batalha de almofadas dia 4 de Abril de 2009, às 18h00 em ponto, nos Aliados -tragam almofadas macias dentro de sacos ou mochilas, apenas as tirando cá para fora a poucos minutos das 18h00. Pontos extra se forem de penas. -é proibido lutar com outros objetos pesados, assim como armadilhar as almofadas. -só podes atacar quem tiver almofada, e caso peçam para parar, tu paras. -a luta não tem hora marcada para acabar, apenas dependendo de nós. -não deixem as almofadas para trás; temos que deixar o local minimamente limpo
http://invictados.blogspot.com/

Que tal? Tem mesmo a sua piada... voltar a estar como crianças a lutar com almofadas fofinhas, macias, daquelas que dá só vontade de agarrar e apertar, apertar...Voltar a ser crianças, regressar a um mundo de fantasia e gastar energia a lutar com almofadas e muitas gargalhadas...
Vir para a rua... porque os espaços públicos precisam de todos e de muita animação! Deve ser giro! Vou ficar atenta! =)