
16.2.10
Mergulhar...

14.2.10
Neste dia...
Dá-me um abraço que seja forte
E me conforte a cada canto
Não digas nada
que o nada é tanto
E eu não me importo
Dá-me um abraço fica por
perto
Neste aperto tão pouco espaço
Não quero mais nada, só o silêncio
Do
teu abraço
Já me perdi sem rumo certo
Já me venci pelo cansaço
E estando
longe, estive tão perto
Do teu Abraço
Dá-me um abraço que me desperte
E me
aperte sem me apertar
Que eu já estou perto abre os teus braços
Quando eu
chegar
É nesse abraço que eu descanso
Esse espaço que me sossega
E quando
possas dá-me outro abraço
Só um não chega
12.2.10
10.2.10
8.2.10
(En)Cont(r)ar
Outra voz que me atirou bem contra a cadeira... a voz de Carminho, ao vivo e a cores, que me fez transportar pelos trilhos do fado, num ritmo de verdadeira alfacinha. Gostei! Parabéns ao teatro aveirense pela iniciativa!
E o dia de sábado marcado pela queda livre de aventuras, desde a festa do livro ao passeio na cidade, à conversa com desconhecidos ou em telefonemas inesperados, dos encontros a um jantar com delícias de jovens, palavras sábias e sorrisos de encantar...
São dias preenchidos de tudo e de nada que vou valorizando a cada dia da minha existência... E agora recordo que me perguntavam há dias porque escrevia no meu blog certas coisas... estas podiam ser umas delas... apenas escrevo para aliviar os pensamentos, para que fique escrito em algum lado se alguém quiser ler e já que podem ler, que ao menos vos faça pensar e olhar para trás valorizando cada minuto e cada segundo em que são acompanhados por sorrisos de vida!
5.2.10
3.2.10
Sugestão:
Ciclo de palestras transmitido pela TV online da diocese de Aveiro
“Existe o direito a morrer?” é o tema da primeira palestra deste ciclo, pelo professor Daniel Serrão, que se realiza hoje, 3 de Fevereiro, pelas 21h00, no auditório do Centro Universitário Fé e Cultura, CUFC.
Este conjunto de palestras será realizado por várias personalidades de renome na cena nacional ou internacional e nasce de uma parceria entre o Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro, ISCRA, e o CUFC. São “Tertúlias à Quarta” pois serão realizadas na primeira Quarta-feira de cada mês.
Todas as tertúlias serão transmitidas no canal de TV Online da Diocese de Aveiro (http://www.facebook.com/l/7d634;www.diocese-aveiro.pt/tvonline.asp) e posteriormente ficarão acessíveis no canal no Youtube da Diocese de Aveiro (http://www.facebook.com/l/7d634;www.youtube.com/dioceseaveiro).
2.2.10
Nas nuvens...
Mas não! Enganei-me... "Up in the air" preencheu-me o serão e a mente durante algumas horas... Não vou aqui contar a história, não teria piada para quem aqui vem ler... mas posso apenas dizer que faz pensar! Por trás da comédia, diga-se um tanto trágica de um consultor que "passa a vida" a fazer viagens para fazer demissões, surgem valores intrínsecos à família e ao bem estar pessoal. Afinal para quê viajar tanto, dar-se por inteiro à carreira se, depois, não há algo que conforte e aqueça o coração?
Dá que pensar como é bom ter um meio termo, conseguir alcançar um equilíbrio e satisfazer os nossos objectivos primeiros pois é sempre bom não os esquecer e de maneira nenhuma deixá-los cair... porque senão lá vai a nossa felicidade e uma vida passada a correr sem atingir o que é realmente importante!

Depois deste post escrito ouço a notícia que nos deixou Rosa Lobato Faria. Nunca a conheci pessoalmente. Via-a na televisão, ouvia-a a recitar poesia, gostava dos poemas que escrevia... Dela aprendi a sensibilidade da leitura e o gosto pela representação!
25.1.10
"Água e sabão... um tubinho para soprar...
Uma segunda-feira... Novos projectos... Quase no fim do primeiro mês do ano e as datas, iniciativas e afazeres amontoam-se como uma pilha de livros em qualquer estante... Hoje o dia nasceu frio... muito frio...
Soprava e saía uma bolinha de sabão... todas diferentes, uma gordinhas, outras mais elegantes, umas que nem chegavam a "encher" e rebentavam logo... Mas o que eu gostava mesmo era de as ver ao sol, quando reflectiam cores várias... encantava-me! Era assim no tempo frio que fazia bolinhas de sabão, às vezes entornava o frasquinho do líquido... e era o momento da desilusão!
Ainda gosto desta prática, de fazer bolinhas de sabão, que passaram a ter um significado diferente... um dia disseram-me que essas bolinhas de sabão podiam significar os sonhos de cada um... e eu adorei ouvir! :) E ao mesmo tempo, aqui já a pensar seriamente, parece tão verdadeiro que toca quase à magia, como eu sempre imaginei!
20.1.10
Pela 2ª vez... Haiti...

Agora percebo porque me incomoda esta fotografia. Lembro-me de ter visto numa Igreja de Varsóvia o fragmento de uma escultura barroca, em bronze, de Cristo crucificado, que tinha sido destruída num borbadeamento durante a Segunda Guerra Mundial e que um artista recuperou e completou numa linguagem contemporânea sem apagar a memória do que sofreu. Um Cristo destruído e redivivo. Como a repetida história humana. E vou ser sincero: preferia que também esta cruz tivesse caído, porque é esse o movimento cristão mais autêntico: estar ao lado, ao mesmo nível, entre os homens, nas condições concretas da sua existência, lavando-lhes os pés.
Mas do que ali aconteceu e se experimenta o que sei eu?
(Silêncio).
18.1.10
Parece-lhe bem?
Já são chamados de "cobertores eléctricos com pernas". Vão entrar no quarto do hóspede uns minutos antes deste se deitar e vão rebolar na cama para aquecer os lençóis.Vestidos com um fato único, dos pés ao pescoço, e equipados com gorro para dormir, têm a aprovação de Chris Idzikowski, director do Centro de Estudos do Sono, em Edimburgo, na Escócia.
"O novo serviço de aquecimento de cama do Holiday Inn vai ajudar as pessoas a conseguir uma boa noite de sono, especialmente quando demoram muito a aquecer", disse Chris Idzikowski, citado pela imprensa britânica.
Segundo aquele especialista de Edimburgo, o processo de adormecimento começa quando a temperatura começa a descer. A baixa da temperatura começa quando os vasos sanguíneos das mãos e dos pés se relaxam e libertam calor.
"Uma cama aquecida, aproximadamente entre 20 e 24 graus, é uma boa forma de começar este processo, dado que uma cama fria pode inibir este processo", argumenta Chris Idzikowski.
Os aquecedores de cama vão começar a ajudar ao sono dos hóspedes em hotéis de Londres e Manchester, Inglaterra. "É como ter uma botija gigante de água quente", argumentou Jane Bednall, porta-voz do Holiday Inn.
In: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1472802
É com cada ideia...
15.1.10
A luz em pontos...
Na voz de Sara Tavares e num videoclip com muita pinta!
14.1.10
O meu terreno...
Hoje partilho com todos os que ainda visitam este blogue a oração do Pe. João Aguiar. Tomei-a também um pouco minha... Porque afinal é necessário colocar os pés ao caminho! ;)
Acontece-me demasiadas vezes: entusiasma-me um projecto, apaixona-me uma ideia; mas, depois, parece que algo corta a energia e arrefece o interesse. Dou, então, comigo a encontrar motivos para a inércia, desvalorizando a paixão antes confessada.
Se os meus dias fossem comparáveis a um terreno urbanizável, poderia afirmar que estão cheios de alicerces e vazios de edifícios; ou rasgados por cabos que não encontram o poste donde a lâmpada semeie a luz...
Quiçá esteja assim o meu terreno urbanizável... mas os alicerces que existem... esses estão bem enterrados e deles nascerão coloridos edifícios... um pouco a cada dia! Assim me comprometo!
12.1.10
Brrrrrrrr....
8.1.10
S. Gonçalo arredai os bancos...
Se os mancos querem dançar
que farão aqueles que podem andar?

As cavacas traduzem promessas que se fazem e decerto vão rodopiar pelos céus aveirenses até segunda feira à noite. O bairro da beira-mar já se encontra engalanado e pronto para receber os milhares de fiéis que acorrem a esta festa quer pela fé, pelo divertimento ou, ultimamente até, pelo estatuto que tem adquirido!
Uma tradição bem enraizada que no início de cada ano coloca sorrisos no rosto, aconchega o coração de cada um e enche o estomago já recuperado dos doces natalícios e preparado para as duras cavacas.
6.1.10
Vamos a isto...
Estas manias vêm daqui: Passo convite ....à Sónia..... e daqui: E agora deixo este desafio na aveirense Sónia.
Nem imaginam o que tive de pensar para enumerar 5 manias, no meio de tantas... Não as coloco por ordem porque isso seria outro quebra cabeças...
2 - Tenho a mania de... colocar os outros antes de mim... esqueço-me de mim muitas vezes e arregaço as mangas quando é necessário que os outros se sintam bem. Haja o que houver eu olharei primeiro para os outros... (lírico, não?)
3 - Tenho a mania de... não saber dizer que não... esta é talvez das manias que ando a tentar curar-me! :) Podia chamar-lhe falta de personalidade (o que não acho), podia ser "para ficar bem" (e quem me conhece sabe que não me preocupo com isso!) ou simplesmente porque simpatizo mais com a palavra SIM! Faz-me bem dizer que sim a tudo e todos... a festas e festarolas, almoços e jantares (lanches e ceias), desafios, loucuras e inquietações (porque não? fazem parte da vida!)
4 - Tenho a mania de... andar arranjadinha... gosto de me sentir bem... talvez toque na vaidade mas, não preciso de ter roupas de marca ou muito caras, gosto simplesmente de me sentir confortável e ao mesmo tempo arranjadinha! A diferença pode ser um acessório, uma camisola diferente ou um calçado que já não usava há algum tempo... se é diferente faz-me bem!
5 - Tenho a mania de... (já é a última? tinha ainda tantas para contar!) de usar um anel... não sei bem quando começou esta mania... que acho até bem simples! (comparada com aquela de que estou quase curada... roer as unhas! :P ) Usar um anel no dedo anelar da mão direita! Gosto simplesmente e é mesmo mania! Não saio de casa sem o colocar e não precisa de ser o mesmo todos os dias... E quando me esqueço? uiiiii, parece que falta ali qualquer coisa!
E cá estão as minhas 5 manias! Agora passo "a batata quente" para a Rita, para o Sérgio, para o Hugo, para a Leandra e para o Tó-Zé.
4.1.10
No ano novo.. ser pessoa de esperança!
29.12.09
Finalzinho...
23.12.09
Desejos de Natal...
É um impulso divino que irrompe pelo interior da história
Uma expectativa de semente lançada
Um alvoroço que nos acorda
para a dicção surpreendente que Deus faz
da nossa humanidade
O Natal não é ornamento: é fermento
Dentro de nós recria, amplia, expande
O Natal não se confunde com o tráfico sonolento dos símbolos
nem se deixa aprisionar ao consumismo sonoro de ocasião
A simplicidade que nos propõe
não é o simplismo ágil das frases-feitas
Os gestos que melhor o desenham
não são os da coreografia previsível das convenções
O Natal não é ornamento: é movimento
Teremos sempre de caminhar para o encontrar!
Entre a noite e o dia
Entre a tarefa e o dom
Entre o nosso conhecimento e o nosso desejo
Entre a palavra e o silêncio que buscamos
Uma estrela nos guiará...
José Tolentino Mendonça





