2.2.10

Nas nuvens...

Este foi um filme que preencheu o serão numa noite destas... Ao princípio ia sem grande expectativa, parecia-me mais uma história banal, daquelas comédias que servem para entreter e passar duas horas a esboçar sorrisos...

Mas não! Enganei-me... "Up in the air" preencheu-me o serão e a mente durante algumas horas... Não vou aqui contar a história, não teria piada para quem aqui vem ler... mas posso apenas dizer que faz pensar! Por trás da comédia, diga-se um tanto trágica de um consultor que "passa a vida" a fazer viagens para fazer demissões, surgem valores intrínsecos à família e ao bem estar pessoal. Afinal para quê viajar tanto, dar-se por inteiro à carreira se, depois, não há algo que conforte e aqueça o coração?

Dá que pensar como é bom ter um meio termo, conseguir alcançar um equilíbrio e satisfazer os nossos objectivos primeiros pois é sempre bom não os esquecer e de maneira nenhuma deixá-los cair... porque senão lá vai a nossa felicidade e uma vida passada a correr sem atingir o que é realmente importante!

Depois deste post escrito ouço a notícia que nos deixou Rosa Lobato Faria. Nunca a conheci pessoalmente. Via-a na televisão, ouvia-a a recitar poesia, gostava dos poemas que escrevia... Dela aprendi a sensibilidade da leitura e o gosto pela representação!

25.1.10

"Água e sabão... um tubinho para soprar...

Bem devagarinho, pra bola não rebentar..."

Uma segunda-feira... Novos projectos... Quase no fim do primeiro mês do ano e as datas, iniciativas e afazeres amontoam-se como uma pilha de livros em qualquer estante... Hoje o dia nasceu frio... muito frio...


Um dia disseram-me que podia "aquecer" a fazer bolas de sabão... Desde pequena que me encantava fazer bolinhas de sabão, tive vários frasquinhos para fazer... imaginava que fazia magia!

Soprava e saía uma bolinha de sabão... todas diferentes, uma gordinhas, outras mais elegantes, umas que nem chegavam a "encher" e rebentavam logo... Mas o que eu gostava mesmo era de as ver ao sol, quando reflectiam cores várias... encantava-me! Era assim no tempo frio que fazia bolinhas de sabão, às vezes entornava o frasquinho do líquido... e era o momento da desilusão!

Ainda gosto desta prática, de fazer bolinhas de sabão, que passaram a ter um significado diferente... um dia disseram-me que essas bolinhas de sabão podiam significar os sonhos de cada um... e eu adorei ouvir! :) E ao mesmo tempo, aqui já a pensar seriamente, parece tão verdadeiro que toca quase à magia, como eu sempre imaginei!

20.1.10

Pela 2ª vez... Haiti...

(Silêncio).


Há qualquer coisa de insuportável nesta imagem. No meio dos escombros o fotógrafo enquadrou uma cruz intacta. Por entre as ruínas, vestígio da morte, da desgraça e do mal, um cruzeiro permaneceu "gloriosamente" incólume. Mas dessa aparência e "mensagem" vitoriosa absurda desprende-se uma outra verdade: esta cruz já era ali, antes do terramoto destruir a cidade, sinal da fragilidade e da ruína. Ainda erguida não é milagre - e que Deus ridículo deixaria morrer milhares de pessoas e salvaria uma representação? Ela é o que era: sinal profético e paradoxal da miséria e da sobrevivência. O eco de um Deus que se esvaziou de si mesmo, compassivo, e se fez igual a nós. Precário e mortal. Pobre entre os pobres. E que agora sofre ali com quem sofre. Uma ruína humana-e-divina entre ruínas. É o sofrimento enfrentado e vencido que estava já lá, antes deste que agora aconteceu. Não é um deus intacto, intocável, no seu pedestal afastado e separado da vida comum, mas o que desce ao reino dos mortos - ao nosso, que somos aqueles que vamos morrrer - e que anuncia que a morte não tem a última palavra. É o mestre que indica uma vida em abundância, da qual participamos e que permite que depois do terror a reconstrução recomece. Porque, como sabia Teresa de Ávila, "Tudo passa".


Agora percebo porque me incomoda esta fotografia. Lembro-me de ter visto numa Igreja de Varsóvia o fragmento de uma escultura barroca, em bronze, de Cristo crucificado, que tinha sido destruída num borbadeamento durante a Segunda Guerra Mundial e que um artista recuperou e completou numa linguagem contemporânea sem apagar a memória do que sofreu. Um Cristo destruído e redivivo. Como a repetida história humana. E vou ser sincero: preferia que também esta cruz tivesse caído, porque é esse o movimento cristão mais autêntico: estar ao lado, ao mesmo nível, entre os homens, nas condições concretas da sua existência, lavando-lhes os pés.

Neste caso, entre os despojos e as ruínas. Para aí ser sal e luz, renovação e esperança.

Mas do que ali aconteceu e se experimenta o que sei eu?

(Silêncio).

Paulo Vale

18.1.10

Parece-lhe bem?

Uma cadeia mundial de hotéis vai ter, ainda este mês, funcionários a aquecer a cama dos hóspedes.

Já são chamados de "cobertores eléctricos com pernas". Vão entrar no quarto do hóspede uns minutos antes deste se deitar e vão rebolar na cama para aquecer os lençóis.
Vestidos com um fato único, dos pés ao pescoço, e equipados com gorro para dormir, têm a aprovação de Chris Idzikowski, director do Centro de Estudos do Sono, em Edimburgo, na Escócia.


"O novo serviço de aquecimento de cama do Holiday Inn vai ajudar as pessoas a conseguir uma boa noite de sono, especialmente quando demoram muito a aquecer", disse Chris Idzikowski, citado pela imprensa britânica.
Segundo aquele especialista de Edimburgo, o processo de adormecimento começa quando a temperatura começa a descer. A baixa da temperatura começa quando os vasos sanguíneos das mãos e dos pés se relaxam e libertam calor.


"Uma cama aquecida, aproximadamente entre 20 e 24 graus, é uma boa forma de começar este processo, dado que uma cama fria pode inibir este processo", argumenta Chris Idzikowski.
Os aquecedores de cama vão começar a ajudar ao sono dos hóspedes em hotéis de Londres e Manchester, Inglaterra. "É como ter uma botija gigante de água quente", argumentou Jane Bednall, porta-voz do Holiday Inn.


In: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1472802

É com cada ideia...

15.1.10

A luz em pontos...

Ou pontos de luz... Por estes dias ser apenas um pontinho de luz... aceso na alma...

Na voz de Sara Tavares e num videoclip com muita pinta!

14.1.10

O meu terreno...

Há alguns meses que tomei o hábito de ler as orações diárias no site da RR - aqui. Leio "religiosamente" todos os dias e em alguns segundos páro na azáfama do dia... Nem sempre leio pela manhã... mas quando há oportunidade para isso, o dia corre melhor e a inspiração não me larga!

Hoje partilho com todos os que ainda visitam este blogue a oração do Pe. João Aguiar. Tomei-a também um pouco minha... Porque afinal é necessário colocar os pés ao caminho! ;)

Acontece-me demasiadas vezes: entusiasma-me um projecto, apaixona-me uma ideia; mas, depois, parece que algo corta a energia e arrefece o interesse. Dou, então, comigo a encontrar motivos para a inércia, desvalorizando a paixão antes confessada.

Se os meus dias fossem comparáveis a um terreno urbanizável, poderia afirmar que estão cheios de alicerces e vazios de edifícios; ou rasgados por cabos que não encontram o poste donde a lâmpada semeie a luz...


Quiçá esteja assim o meu terreno urbanizável... mas os alicerces que existem... esses estão bem enterrados e deles nascerão coloridos edifícios... um pouco a cada dia! Assim me comprometo!

12.1.10

Brrrrrrrr....

Depois do frio intenso do fim-de-semana as portas abrem-se ao chamado temporal... chuva, frio, vento, humidade, frio, frio, frio... Alertas laranjas salpicam distritos portugueses e não se consegue estar bem em nenhum sítio... A não ser... no quentinho! :)

8.1.10

S. Gonçalo arredai os bancos...

... que eu quero dançar a dança dos mancos...

Se os mancos querem dançar
que farão aqueles que podem andar?



Assim se vai cantar por estes dias em Aveiro em mais uma festa em honra de São Gonçalinho, o santo mais conhecido e acarinhado da cidade de Aveiro.



As cavacas traduzem promessas que se fazem e decerto vão rodopiar pelos céus aveirenses até segunda feira à noite. O bairro da beira-mar já se encontra engalanado e pronto para receber os milhares de fiéis que acorrem a esta festa quer pela fé, pelo divertimento ou, ultimamente até, pelo estatuto que tem adquirido!


Uma tradição bem enraizada que no início de cada ano coloca sorrisos no rosto, aconchega o coração de cada um e enche o estomago já recuperado dos doces natalícios e preparado para as duras cavacas.


6.1.10

Vamos a isto...

Dois convites do ano passado...

Estas manias vêm daqui: Passo convite ....à Sónia..... e daqui: E agora deixo este desafio na aveirense Sónia.

As regras são simples: cada bloguista participante tem de enunciar 5 manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher 5 outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". [Cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue].

Nem imaginam o que tive de pensar para enumerar 5 manias, no meio de tantas... Não as coloco por ordem porque isso seria outro quebra cabeças...


1 - Tenho a mania de... fazer tudo como se não houvesse amanhã... ou seja, tudo o que faço é pensado ao ínfimo pormenor e se não faço melhor é porque, de todo, não consegui. Vivo neste limite, neste precipício, como às vezes chamo, mas só assim é que sei viver!

2 - Tenho a mania de... colocar os outros antes de mim... esqueço-me de mim muitas vezes e arregaço as mangas quando é necessário que os outros se sintam bem. Haja o que houver eu olharei primeiro para os outros... (lírico, não?)

3 - Tenho a mania de... não saber dizer que não... esta é talvez das manias que ando a tentar curar-me! :) Podia chamar-lhe falta de personalidade (o que não acho), podia ser "para ficar bem" (e quem me conhece sabe que não me preocupo com isso!) ou simplesmente porque simpatizo mais com a palavra SIM! Faz-me bem dizer que sim a tudo e todos... a festas e festarolas, almoços e jantares (lanches e ceias), desafios, loucuras e inquietações (porque não? fazem parte da vida!)

4 - Tenho a mania de... andar arranjadinha... gosto de me sentir bem... talvez toque na vaidade mas, não preciso de ter roupas de marca ou muito caras, gosto simplesmente de me sentir confortável e ao mesmo tempo arranjadinha! A diferença pode ser um acessório, uma camisola diferente ou um calçado que já não usava há algum tempo... se é diferente faz-me bem!

5 - Tenho a mania de... (já é a última? tinha ainda tantas para contar!) de usar um anel... não sei bem quando começou esta mania... que acho até bem simples! (comparada com aquela de que estou quase curada... roer as unhas! :P ) Usar um anel no dedo anelar da mão direita! Gosto simplesmente e é mesmo mania! Não saio de casa sem o colocar e não precisa de ser o mesmo todos os dias... E quando me esqueço? uiiiii, parece que falta ali qualquer coisa!


E cá estão as minhas 5 manias! Agora passo "a batata quente" para a Rita, para o Sérgio, para o Hugo, para a Leandra e para o Tó-Zé.

4.1.10

No ano novo.. ser pessoa de esperança!

A esperança vem de ser autêntico, de não me deixar dominar por ansiedades, de estar convencido de que o meu papel neste mundo é criar futuro para mim e para os outros, porque a esperança é tornarmo-nos criadores de futuro. É claro que há sombras densas diante de nós e existem muitas razões para esta sociedade depressiva, mas isso não nos pode dominar e vencer.
Olhas para o céu a ver se cai? Ou acreditas em fazer algo de bom, mesmo quando não se vê nada? Então és uma pessoa de esperança.
Vasco P. Magalhães, sj

29.12.09

Finalzinho...

E como não podia deixar de ser... aí fica em resumo fotográfico o que foi a vida desta moça em 2009... um ano diferente em muitos aspectos, com muitos desafios, novas pessoas e grandes oportunidades... Como em todos os anos há angústias, desentendimentos, chatices... mas o principal é levar para o novo ano as alegrias, os sorrisos, os abraços, as palavras de apreço e afecto e os verdadeiros amigos!
Já se avista 2010! 'Tá quase!



23.12.09

Desejos de Natal...

O Natal não é ornamento: é fermento
É um impulso divino que irrompe pelo interior da história
Uma expectativa de semente lançada
Um alvoroço que nos acorda
para a dicção surpreendente que Deus faz
da nossa humanidade

O Natal não é ornamento: é fermento
Dentro de nós recria, amplia, expande

O Natal não se confunde com o tráfico sonolento dos símbolos
nem se deixa aprisionar ao consumismo sonoro de ocasião
A simplicidade que nos propõe
não é o simplismo ágil das frases-feitas
Os gestos que melhor o desenham
não são os da coreografia previsível das convenções

O Natal não é ornamento: é movimento
Teremos sempre de caminhar para o encontrar!
Entre a noite e o dia
Entre a tarefa e o dom
Entre o nosso conhecimento e o nosso desejo
Entre a palavra e o silêncio que buscamos
Uma estrela nos guiará...

José Tolentino Mendonça

18.12.09

As estrelas voltam a brilhar!

Amanhã pelas 20h15 o centro de Aveiro terá mais luz... Na praça Joaquim Melo Freitas (junto aos arcos) nascerão mais estrelas pela paz.

O grupo de jovens da Vera Cruz organiza e convida todos a estarem presentes para, em poucos minutos, reflectir sobre a paz nesta manifestação pública.
O desafio é trazer a sua vela e tornar visível a urgência da fraternidade! Afinal estamos quase no Natal! ;)

15.12.09

Frio para aquecer...

É com as mãos e pés gelados que hoje escrevo... O frio assola Portugal e deixa-nos, em muitos locais, o já tradicional manto branco que tanto gostamos de ver (parece os postais não é?)... Esta vaga de frio faz lembrar os dias que rodeiam o Natal... muito frio lá fora... a família reunida, o quentinho da casa, o cheiro a doces, tudo se transforma em calor!


Faltam apenas alguns dias para que tudo se volte a repetir... e aqui é uma repetição no bom sentido, uma repetição de que tenho saudades a cada ano e que este ano sinto que vai ser mais quentinho!
Presépio em Aveiro 2009
Mas o essencial é o Menino que vem... É o Deus que se faz homem e renova mais uma vez a esperança em cada olhar e a alegria no mais simples dos sorrisos... Como sou uma pessoa que não pode estar parada (entenda-se...) aceitei mais um desafio e fui falar com (e para) jovens de uma paróquia longe da minha... Entre olhares desconfiados, sorrisos tímidos, diferenças encontradas, pedras transformadas a tarde do passado sábado não me sai da cabeça e fez-me bem... A minha caminhada de Advento precisava disto... dar-me! Ainda não tinha havido oportunidade e, dando o meu tempo e aquilo que sou, tentámos preparar o caminho para Aquele que vem. Um bjinho especial para o Sérgio e para o Pedro.

Às vezes é necessário sairmos da nossa envolvente natural e encontrar rostos desconhecidos para "nos encontrarmos", ganharmos forças novamente e esboçar o maior dos sorrisos no regresso a casa com o pôr-do-sol no horizonte e uma voz animada como fundo! :)

9.12.09

Quase...

Hoje partilho uma música que nos faz lembrar o Natal... mas ao mesmo tempo pode ser uma música de esperança, de advento... deixa-nos o desafio de olhar pela primeira vez...

E como se torna difícil!

Pois o verbo de Deus acampou entre nós.
Pois o verbo de Deus acampou entre nós.

Queres saber de que cor
São os sonhos de Deus?
Volta a olhar o Mundo
Pela primeira vez.

Queres saber o lugar
Da morada de Deus?
Volta a olhar o Homem
Pela primeira vez.

Queres saber o segredo
Do coração de Deus?
Volta a olhar o Amor
Pela primeira vez.

Poema de Tolentino Mendonça

4.12.09

Esperando...

Daqui a 20 dias será véspera de Natal... Até lá tanta coisa vai mudar, o tempo vai dar tantas cambalhotas e as pessoas poderão ficar diferentes... Mas o advento é significado de espera... por isso "fico esperando" na voz dos Simplus (Maria Durão e Luis Roquete).

2.12.09

Will be?

Será que a chuva veio para ficar?


(por mim podia voltar o frio, frio, frio... que com uma camisola mais quentinha e uma mantinha nas pernas passo bem... agora a chuva... chateia-me!)

24.11.09

Vale a pena pensar...

Nesta época natalícia vale mesmo a pena parar e reflectir depois de ver este vídeo!

17.11.09

(Re)Cheio de Fim de semana!

Pouco mais de 48 horas que me fizeram bem porque...


... tinha família à minha espera; recebi mimos; acolhi sorrisos (e também sorri); estive nervosa (com aquele friozinho na barriga); coloquei-me ao serviço dos outros; estive com pessoas que gosto e já não via há mais de um mês; recebi abraços; desafiei a comunicadora que há em mim; alcancei minutos de serenidade; tive conversas sérias e profundas; brinquei e soltei gargalhadas baixinho; fui às compras; consegui rezar em paz; soltei uma lágrima teimosa; tive momentos de timidez; recebi uma benção; tive um convite; recebi olhares fugazes; trabalhei; estive com amigos e comi castanhas; mimei e fui mimada pela afilhada; senti saudades...

Enchi e preenchi o coração em tão poucas horas só porque foram pequenas coisas que eu gosto tanto! :)

10.11.09

A3 quase aí!

És Animador de Jovens? Eu também e vou... e tu?

Não vais querer perder... :)