13.8.09

Esperança...sempre!


"Mantenhamos a esperança quanto ao que desejamos que nos suceda, e com essa esperança suportemos bem o que de facto nos suceder." Quevedo

11.8.09

Férias...


Haverá melhor palavra nesta altura do ano?


Também as férias não são momentos lineares... Há de tudo... sorrisos e abraços apertadinhos, gargalhadas e diversão mas também quedas e desconforto... a mim sempre me ensinaram que tudo é mais fácil com um sorriso estampado no rosto. Às vezes torna-se difícil, quase insuportável, mas é aí que nos tornamos fortes!


Este tema no meu blog já não é novidade... Quem me conhece, sabe que não passo sem ele e nem consigo estar longe de muitos deles... Sorrisos... É tão bom dar e receber... quando são verdadeiros, claro!

7.8.09

Ainda o Jota...

E porque os dias foram de descanso... agora surgem mais e mais fotografias... eis as primeiras, ou melhor, uma selecção! :)

29.7.09

J

Nunca pensei que esta simples letra saísse dos meus lábios tantas vezes, entrasse pelos meus olhos constantemente e até me tirasse horas de sono... impressionante!

Foi o FESTIVAL JOTA. Com ele passei meses de reuniões até altas horas mas culminei num fim de semana de euforia, a todos os níveis! Com uma organização a "vestir a camisola", com voluntários a dizer "conta comigo" o cenário foi o melhor! Atingimos a meta das 1800 entradas, houve jovens a sorrir, a cantar e saltar, a aprender e experimentar, partilhar e ouvir...

Houve momentos únicos de alegria e convívio na grande equipa da comunicação... Mesmo com todo o stress e pressão normal nesta área, havia sempre espaço para essa anedota, gargalhada ou simples olhar de alento.

Os grandes acontecimentos são feitos de pequenas coisas... o Jota foi feito de pequenos momentos mas que ficarão para sempre guardados enquanto a minha memória me permitir!
PS: Vou colocar mais fotos, claro!

22.7.09

Avizinham-se horas conturbadas...

A imagem transmite serenidade, beleza natural e deste lado há uma grande vontade em percorrer o passadiço e olhar o mar... parar!

É neste espaço, bem perto do mar e com a ria como companheira e aliada, que este fim de semana se modela. FESTIVAL JOTA 2009, a partir de sexta feira, em São Jacinto.

E claro, como é de prever, lá estarei... Num ambiente único, uma nova experiência, com uma preparação de largos meses e 3 dias que irão valer a pena... :) Mesmo sabendo que vou andar cansada, que vou dormir pouco, stressada, que não haverá tempo para (quase) nada... Sei que vou andar de sorriso estampado no rosto... Lá vou ser feliiizzzzz...

E tu, se quiseres vir também experimentar e ver o que é o Festival Jota, porque não apanhas a lancha (ou o ferryboat) e vens até este lado da ria? Vê tudo em www.festivaljota.com.


16.7.09

A voz do Deserto...

Em contagem decrescente para o grandes Festival Jota 2009 já vagueio pelos sites para conhecer e ouvir algusn trechos musicais das várias bandas.


LVD, La voz del Desierto, é um grupo de rock formado por padres, seminaristas e leigos. De forma brutal evangelizam através da sonoridade das guitarras eléctricas, do ritmo da bateria e de vozes afinadas! Vale a pena ouvir... neste pequeno vídeo e... em São Jacinto, no dia 24 de Julho.


14.7.09

Parabéns... este é o teu dia...

o teu dia tão feliz...

Já ninguém faz 19 anos... :)

'A vida é curta, perdoa rapidamente, beija demoradamente, ama verdadeiramente, ri incontrolavelmente, e nunca deixes de sorrir, por mais estranho que seja o motivo. A vida pode não ser a festa que esperávamos, mas enquanto estamos aqui, devemos aproveitá-la ao máximo... '

13.7.09

Silêncio... (chiu...)

Simplus... as suas músicas acompanharam a tarde de hoje... foram soando no leitor de cd do carro e as conversas fluíam, os olhares, os sorrisos, as gargalhadas foram naturais...

Porque "tento entender-Te... silêncio... tento ouvir-Te... silêncio..."

E agora só me apetece estar em silêncio :)


Fica o filme da apresentação do novo cd! ->> e vão estar no Festival Jota 2009, mas isso decerto que já sabem!

10.7.09

Nem só de som vive o homem...

E eu também não... O som é óptimo mas como alguém disse "uma imagem vale mais que mil palavras!"
E o desafio é esse... mostrar o que se passa dentro do estúdio do "Soltar a Corrente"... Todas as peripécias, caretas, gestos e brincadeiras que por lá se fazem...
HOJE, poderás ouvir como sempre, na rádio Terranova, 105.0 FM ou http://www.terranova.pt/, mas também ouvir e ver... no Canal de TV da Diocese. (esperemos conseguir colocar a tecnologia a trabalhar a nosso favor!)

Uma emissão de rádio muito especial onde os 60 minutos serão preenchidos da melhor forma com o grande tema deste Verão: FESTIVAL JOTA 2009.


Ninguém vai querer perder!!

7.7.09

Se um Sorriso basta...

Quando contemplo esta vida e suas cenas
Que, num filme, me levam de lés a lés,
Sem me julgar e o pesar de grandes penas,
Eu me deponho e me coloco a teus pés.

Sem me julgar e o pesar de grandes penas,
Eu me deponho e me coloco a teus pés.
E se um sorriso basta p’ra mudar o mundo,
Eu não quero, agora, aqui ficar parado;

Viverei caminhando, lado a lado,
Com o homem que nos tocou bem lá no fundo
Do nosso coração.

Se não valesse a pena toda a vida,
Porque haveria eu agora de aqui estar?
O mundo e eu, numa cena colorida,
Somos o mais belo reflexo do teu olhar.

O mundo e eu, numa cena colorida,
Somos o mais belo reflexo do teu olhar.
Esta vida, desde sempre foi um rio
Com o caudal encostado a cada margem,

Apanhado, com declives, terra e frio,
Sem nunca abandonar a luta e a viagem.
Apanhado, com declives, terra e frio,
Sem nunca abandonar a luta e a viagem.


E em seguimento do meu último post aqui está uma letra linda, música melodiosa... uma mensagem!

E, melhor que tudo... Pe. João Paulo Vaz, o intérprete, estará no FESTIVAL JOTA 2009!!

6.7.09

O hoje!

"O hoje vale por hoje mas, se for bem vivido, vale porque constrói um melhor amanhã!"

Li e gostei... Não que ande melancólica ou algo do género (bem pelo contrário...) mas ao reflectir com esta frase revejo-me nela... em todos os sentidos!

Se hoje pudermos fazer alguma coisa para que o futuro seja melhor, porque não apostar? E se sempre assim pensar o meu futuro será já amanhã e porque o ontem foi bem vivido e aproveitado, amanhã eu estarei bem melhor!


Por isso há que arregaçar as mangas e fazer deste "meu" Mundo um espaço cada vez melhor...

Eu farei a minha parte! Mesmo que às vezes seja só dar um sorriso... :)


26.6.09

Festival Jota na RTP 2

Sim, pra quem não viu... eis a oportunidade! O Festival Jota 2009 é o desafio... e até nos leva já à televisão... onde iremos parar? ("onde Deus te levar..." resposta?)

O sr. padre com a naturalidade própria... E nós... todas "emperuadas" depois de resmas de maquilhagem... Mas nem gaguejámos muito! Ora digam lá...



Um obrigada especial ao Zé que conseguiu colocar no youtube em velocidade relâmpago! :)

Para ver a emissão completa:
http://www.youtube.com/watch?v=YEXNRaJzmyk
http://www.youtube.com/watch?v=0uH03A-rvSk

23.6.09

Cativar...

"Tu tornas-te responsável por aquilo que cativas..." Frase tão conhecida que quase toca a banal! Só se pode tornar banal se lhe dermos esse significado, o acto de cativar ser banal...

Usamos esta palavra em tantas circunstâncias por isso deixámos de lhe dar o verdadeiro valor, de a saborear... Adoro cativar! E que me cativem... Já foste cativado? O que sentiste?

Cativar abre em mim uma espécie de livro de emoções, de coração aberto a mostrar o que aqui se passa e a tentar perceber o outro. Ao mesmo tempo a arte de cativar (sim, entendo quase como uma arte) poderá ser tão fácil como natural... Podemos cativar num sorriso, numa palavra, num gesto ou num simples olhar! Cativamos muitas vezes sem intenção, sem nos apercebermos, sem fazermos nada para isso... O difícil mesmo é dar continuidade a esta arte de cativar, sem falhas de memória, de inspiração ou de outro qualquer sentimento que esteja em baixa...
Não entendo cativar ligado a cativeiro... cativar tem de ser aliado a liberdade, bem-estar, confiança... o tempo é que dará significado ao acto de "cativar"!


Passou ontem na RTP 2 mais um acto do SDPJV Aveiro para tentar cativar a camada jovem a vir ao Festival Jota. Se não viste, aproveita e clica aqui!


E tu já estás cativado para vir?

21.6.09

Batalha de flores

"Palavras leva-as o vento..." Flores leva-as a Ria... Sim, foi na Ria de Aveiro que se assistiu a uma batalha de flores. Em tempos símbolo da rivalidade entre "cagaréus" e "ceboleiros", agora serviu para unir as escolas de Aveiro e terminar o ano em beleza para centenas de crianças.


O resultado foi este... o canal central repleto de pétalas de flores, uma grande salva de palmas, muitos risos e uma junção de muitos aveirenses em prol de uma iniciativa. É bom sentirmo-nos vivos! E que as cores destas flores nos levem embora as tristezas da crise e as nuvens escuras que tantas vezes pairam no ar!

15.6.09

Sto. António já se acabou...



Eis a realização de um sonho... Ir a Lisboa, por altura do Santo António, conhecer os bairros e arraiais, ver as marchas na avenida e dançar em Alfama! Conheci a Igreja de sto. António, vi as noivas e... agora... ele que se encarregue do resto... venha o noivo! lol

Não poderia ter sido melhor! O tempo, os lugares, a companhia, o cicerone, a diversão e a adrenalina aos pulos! :)

8.6.09

Castelos no Ar...

"Ninguém vê
O dia a nascer
O amanhecer
Ninguém vê
A vida acontecer
Nínguem faz castelos
No ar
E não há quem queira
Sonhar

Já ninguém pára
P'ra ver em vez de olhar
Já não há
Quem repare no luar..."

Gosto mesmo desta música e hoje a vontade foi muita de a postar aqui! Faz-nos falta libertar de tantas coisas e fazer castelos na areia, parar em vez de olhar, reparar no luar... enfim, sonhar!

Sonhamos a dormir, nem sempre, é certo... mas acordados tem outro sabor e este Mundo parece que se esquece de provar, "não há quem queira sonhar"...

E como é tão bom sonhar... mesmo que seja por breves instantes, segundos mesmo... a mim faz-me quase levitar! :)

5.6.09

Festival Jota apresentado...

Último fim de semana de Julho... Praia de São Jacinto... Música, workshops, fóruns, juventude, animação... a loucura total!

FESTIVAL JOTA 2009!

Foi assim que apresentámos à imprensa, parceiros, apoiantes e convdados o grande acontecimento deste verão!

A lancha canal central foi o espaço escolhido e o Festival Jota 2009 foi o tema central da conversa!
Entre contactos, nervosismos, telefonemas, conversas, mails, horas sem dormir e muito, muito stress conseguimos um ambiente óptimo para a apresentação do maior acontecimento musical de inspiração cristã ao nível nacional! Agora toca a divulgar! http://www.festivaljota.com/



Com muita animação à mistura, própria da juventude surgiu... a bandeira nacional... Mas há quem diga também que era um semáforo! :)

2.6.09

Ser como criança, cheia de esperança no olhar!

Um pequeno texto que também é canção... fica a letra para reflectir... Ainda com a ideia do dia mundial da criança, sejamos assim um pouco como as crianças!

Ouve Senhor, eu já não sou uma criança
Ouve Senhor, não tenho mais a inocência de então
Não é tão fácil para mim, acreditar em tudo ser simples assim
A minha fé Senhor, às vezes cai e o tempo passa, sem a levantar
Que posso eu fazer, para Te agradar

Dias que não voltam nunca mais, mas ainda é tempo de mudar
Ser como criança, nunca duvidar de Ti Senhor
Do Teu amor
Que posso eu fazer
Diz Senhor

Ouve Senhor, eu não entendo a maldade
Ouve Senhor, há tanta falta de verdade e porquê
Já não bastou a cruz um dia e toda a Tua agonia, para quê
Eu sei não foi em vão, mas há momentos em que tudo nos faz perguntar
Porquê a dor Senhor, quando se pode amar

Mas um dia a vida vai mudar, nisso não deixei de acreditar
Ser como criança, cheia de esperança no olhar
Sem duvidar
Senhor quero assim
Confiar

1.6.09

Crianças somos todos! (um bocadinho)

- Dia Mundial da Criança -
Será que não se consideram um bocadinho crianças?


No meio de tantos afazeres, responsabilidades, emprego e família faz-nos falta ter tempo para ser crianças... E só notamos isso quando temos por perto uma criança que nos espevita e desafia para a brincadeira! Ou deixamos o adulto de lado e saltamos para a diversão ou então ganhamos a alcunha de "adulto chato".

Eu, pessoalmente, gosto mais da primeira possibilidade e, sempre que posso, salto para o lado das fantasias, sonhos, mundos encantados, sapos e princesas...


Acho que nunca vou deixar de soltar a criança que há em mim... É que me sabe tão bem! :)

27.5.09

Recordar no escurecer...

Sou uma entusiasta da vida e das horas do meu dia... A cada hora que passa arranjo forma de fazer mais e melhor... Sou assim mesmo, talhada para me superar a cada momento!
Ainda a "balouçar" da minha última grande aventura de 27 horas a bordo do NRP Sagres, revejo-me na ponte do navio, no momento que mais gosto nos meus dias. O pôr-do-sol é um momento único e no mar, ao sabor das ondas, algo indiscritivel! Se bem que poderia ter sido melhor aproveitado, é certo, mas valeu pela beleza natural e o muito vento à mistura!
Da aventura ficam na memória os espaços, os rostos, os sorrisos, as peripécias, os enjoos, as variadas conversas e os contactos... Este momento que deixa o sol ir embora e traz a lua aos nossos olhos é, para mim, o momento alto do meu dia. É a paragem e a passagem.
Mas nunca o verei mais da mesma maneira! Poderá ter toda a beleza e serenidade que os demais, mas ali, o horizonte era muito mais vasto e alargado! Era um horizonte "à minha medida", sem cordas nem amarras!

17.5.09

Mais adrenalina?

Sem levantar muito o véu aqui venho deixar uma palavrinha antes de mais uma GRANDE aventura em que estou metida...

A minha vida é mesmo assim, preenchida de muita adrenalina, muita energia, mas também de muitos sorrisos e momentos únicos e irrepetíveis!
Sim, isso mesmo! Este vai ser mais um momento único e irrepetível e eu não faço a coisa por menos, por isso agarrei a oportunidade e voltarei em breve, mesmo em breve, para vos contar as novidades e mostrar muitas fotos... (espero eu!)

Beijos com sabor a Mar... :)

15.5.09

Uma Aventura para o meu Verão! E que tal, para o teu?

Estás a marcar as tuas férias? Indeciso entre destinos e programas adequados ao orçamento que tens disponível? Aqui vai uma sugestão DIFERENTE e OUSADA. Que dizes de uma praia, 10 concertos, 15 fóruns e dezenas de workshops?

Chama-se FESTIVAL JOTA e promete ficar na história do teu verão 2009.

O FESTIVAL JOTA acontece este ano em Aveiro, na praia de São Jacinto, no último fim-de-semana de JULHO, dias 24, 25 e 26. O futuro pode começar aqui, no FESTIVAL JOTA 2009 numa atmosfera de ENCONTRO, FESTA, REFLEXÃO, PARTILHA, DEBATE E ORAÇÃO.

Tu, tal como eu, podes ser um entre os Milhares de jovens que são esperados ao longo deste fim-de-semana. Três dias inesquecíveis marcados pela MÚSICA de mensagem cristã, pelas ARTES e por tantos assuntos que em pleno verão te vão saber a (a)mar.

Organização: Secretariado Diocesano Pastoral Juvenil e Vocacional de Aveiro (SDPJV) e do Departamento de Pastoral Juvenil da Guarda (DPJG).

Mais informações Festival Jota 2009
Site oficial: www.festivaljota.com

13.5.09

A 13 de Maio

Em 13 de Maio é esta uma das imagens que nos vem à cabeça. Fátima. A procissão das velas em Fátima. Para muitos altar do Mundo, para outros um lugar de exploração económica, máquina de fazer dinheiro, como se ouve dizer.


Aquele local acolhe milhares de peregrinos ao longo do ano... A fé de cada um é inquestionável mas, os probelmas, aflições e desgostos são bem visíveis!
São estes momentos, que nos deparamos com um mundo diferente do nosso, que o coração abana... ficamos sensibilizados e percebemos que a fé não se compreende! Apenas se sente!
E faz-nos tanta falta sentir... abrir o nosso coração sem limites e sentir...
Fica a reflexão! Fotos de Miguel Cupido. :)

10.5.09

Duplamente Festas da Cidade!

Iniciaram oficialmente na passada sexta-feira as Festas da Cidade de Aveiro. Este ano festa em grande!


Comemora-se mais uma vez a Padroeira da Diocese e da Cidade, Santa Joana Princesa, que faleceu a 12 de Maio de 1490, data do feriado municipal. E a outra grande festa anda à volta de um número "250". Para muitos são apenas umas tarjas coloridas que balançam na avenida principal da cidade com o chavão "Aveiro 250". Mas trata-se de fazer 250 anos que Aveiro foi elevada a Cidade.


Assim, na sexta feira passada o arranque das Festas do Município e das Comemorações dos 250 anos foi com um concerto denominado 250 vozes, onde os elementos de vários coros da cidade emprestaram a sua voz para abrilhantar a noite. Também muitos elementos das bandas e orfeãos estiveram presentes colocando o dom da música ao serviço do público aveirense.
Muitas iniciativas se seguirão... Realço a Interpretação Histórica da entrega da carta Régia, marcada para hoje às 15h, passando pela avenida Dr. Lourenço Peixinho.


Amanhã, pelas 21h 30, terá lugar a Gala do Município, no Teatro Aveirense, onde, como já é hábito, serão entregues as medalhas de mérito da cidade.
E no auge do feriado municipal, terça-feira, 12 de Maio, pelas 16h iniciar-se-á a procissão em honra da padroeira, Santa Joana Princesa, percorrendo as principais artérias do centro da cidade.


Faz parte da nossa cidadania estar presentes e participar destes festejos. São realizados para todos, em especial para os aveirenses, e é bom sabermos e saborearmos as raízes da nossa cidade. Até porque nunca mais viveremos uma data tão histórica como este ano... 250 anos de elevação a cidade, não é todos os dias!

6.5.09

Fico aqui esperando - Simplus

Este é um grupo que estará em Sao Jacinto para a 3ª edição do Festival Jota, um evento que vos falarei mais vezes aqui.

Hoje deixo esta música, pelo título... fico aqui esperando... era o que me apetecia! Ficar à espera... mas à espera de quê? De tanta coisa que ainda quero conquistar nesta vida, que quero agarrar com os dois braços bem forte, vencer com um sorriso nos lábios e amar com todo o coração... Podia ficar aqui à espera!

Mas, quem me conhece, sabe que não gosto nada de esperar e tambem não gosto igualmente que esperem por mim... Então aí vou eu! Às vezes não sei muito bem para onde nem por onde mas confio que Alguem me conduz...

Ouçam a música e vejam se gostam! ;)

4.5.09

2 dias de Pastoral Juvenil




Foi em ambiente de novidade mas também de desafio que me aventurei a estar presente com a equipa sdpjv aveiro no seminário de pastoral juvenil, que se realizou em Fátima, nos dias 1 e 2 de Maio.
Momentos houve muitos, estes ficam para recordar, porque entre sorrisos, olhares, reflexões e conversas vamos recriando a forma de mostrar aos Jovens que Cristo é a verdadeira novidade!

3.5.09

Ao dia de todas as mães!

Mãe, ouve-me!
Minha prece é um grito na noite…
Mãe, vale-me!
Nesta noite da minha juventude…
Mãe, salva-me!
Mil perigos me assaltam na vida…
Mãe, enche-me!
De esperança de amor e de fé.
Mãe, guia-me,
Pois nas sombras não vejo o caminho!
Mãe leva-me,
Que a teu lado feliz cantarei!

Mãe - uma flor…
Uma flor com espinhos é bela!
Mãe - um amor…
Um amor é feliz ao nascer!
Mãe, a sorrir…
Mesmo quando se chora na alma.
Mãe, construir…
Mesmo quando se volta a cair.
Mãe, não sou mais
Que o desejo e a carne que lutam.
Mãe, sou só teu:
Em teus braços me quero abrigar.
Um bjinho a todas as mães e à minha Mãe, um muito especial :)

29.4.09

Momentos...

Momentos como estes nem vale a pena escrever muito... Foram vividos intensamente...

Uma vida partilhada ao lado de quem se ama, com altos e baixos de montanha russa... Um exemplo de vida, um exemplo de Amor, um exemplo de entrega e de garra! É bom poder presenciar de perto, gravar cada momento e cada sorriso!

E depois uma bela noite em terras de Viriato, onde o espírito académico, as capas, os gritos, as canções e as reais bebedeiras me deixaram nostálgica...
Enquanto estudamos, "nunca mais acaba, tanto estudo, tanto tempo", depois de acabar, ficam as recordações...
São fases da nossa vida que devemos aproveitar bem, saborer cada momento e embalar-nos pelas baladas dos estudantes... ;)

20.4.09

Entre novidades...

Gosto de coisas novas... Lugares novos, pessoas novas, novas idades, ambientes novos, novos desafios... Este mês de Abril parece que passa a correr e com ele leva a magia de várias novidades!
As coisas novas fazem-nos bem, abrem-nos horizontes... Novas conversas, novas partilhas, novos momentos! Para relaxar num sofá, ao som de boa música, boa conversa e deixara mente sonhar! O fim de semana passou-me assim entre encontros e desencontros, mesas de café, conversas de amigos e grandes desafios entre mãos...
Vale mesmo a pena termos coisas novas que nos abram os olhos e não nos deixem cair em rotina!

16.4.09

dia mundial da voz

Hoje comemora-se o dia mundial da voz... um "instrumento" de comunicação, talvez o mais utilizado e que tantas vezes é esquecido e maltratado... É a poluição, o tabaco, o álcool, os esforços vocais, tudo isso contribui para o enfraquecimento da voz.

Mas é também através da voz que ouvimos as melhores letras interpretadas, as mais profundas palavras de amor ou os mais indesejáveis insultos ou críticas... Cada um que trate da sua voz e dê voz apenas a quem quer...
E apanhei na rádio há uns minutos uma canção interpretada pelos "cabeças no ar", que através da voz do Rui Veloso me fez mesmo pensar em amigas e amigos... vejam a letra:

No meio dos amigos, aprende-se muito mais;
Do que em todos os manuais, histórias de fazer corar;
Coisas da vida reais, que nos querem ocultar
Quando os dias incertos, franzem o seu sobre-olho
E ate os céus mais abertos, nos correm o seu forrolho
Quem é que não nos enjeita, só a seita, so a seita

Refrão: A seita tem um radar, que apanha tudo no ar,
Na seita não ha papão, tudo tem explicação

No meio das amigas, aprende-se ainda mais
Vai- se mais longe que os sonhos e que a imaginação
As ciencias naturais, cabem na palma da mão..

Gosto especialmente das estrofes... até me fez pensar o que vou aprendendo com amigos e amigas.... uii, dá mesmo que pensar! :)

15.4.09

Dias cinzentos...

Depois de dias bem luminosos em todos os aspectos voltam os dias em tons de cinza, volta o frio, e regressam os casacos mais grossos...
Perco a vontade imensa de escrever, de estar aqui... algo se passa! Parece que, afinal, falta alguma coisa... tarda em chegar! Enquanto isso olho para o céu cinzento e lá está o arco íris viradíssimo para mim... é o presságio! Vamos que ainda encontramos o pote de ouro do outro lado! :)

11.4.09

Em "sábado aleluia"

Un soldado a casa regreso
Y un niño enfermo se curó
Y hoy no hay trabajo en el bosque de la lluvia
Un desamparado se salvo
Por causa de una buena acción
Y hoy ya nadie lo repudia, aleluya!
Aleluya, Aleluya, Aleluya, Aleluya,
Un ateo que consiguió creer
Y un hambriento y tener de comer
Y hoy donaron a una iglesia una fortuna
Que la guerra pronto se acabara
Que en el mundo al fin reinara la paz
Que no habrá miseria alguna, aleluya!
Aleluya, Aleluya, Aleluya, Aleluya,
Porque la norma sea el amor
Y no gobierne la cruzion sino
Lo bueno y lo mejor del alma pura
Porque Dios nos proteja de un mal final Porque un dia podamos estar de en tal
Porque acaben un dia con tanta furia, aleluya!
Aleluya, Aleluya, Aleluya, Aleluya, Aleluya, Aleluya~

Porque nem sempre percebemos a ressurreição, nem sempre nos lembramos que há um Deus Vivo junto a nós... afinal porque não há tempo para escutar, reflectir, silenciar e adorar... Hoje é sábado aleluia como lhe chamam... é o dia do silêncio, dia de meditação, porque uma nova luz brilhará... Jesus Cristo foi pregado num madeiro mas desafiou as leis da natureza e levantou-se do sepulcro, ressuscitou... "Porque é que procuram entre os mortos Aquele que vive?"

É este Cristo ressuscitado que nos encoraja e nos dá vida... é o verdadeiro Libertador! Aleluia! Com os IL Divo,cantemos ALELUIA! Não só hoje... Mas em todos os dias saibamos transmitir a alegria do ressuscitado!

6.4.09

Yes, we can!

Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce...

foto de Márcio Conceição
Foi assim entre sonhos, dos Homens e o olhar atento de Deus que este dmj'09 nasceu... Em terras de Sever do Vouga aconteceu no dia de ontem mais uma grande jornada e a vila encheu-se do dinamismo próprio dos jovens...
Com o sol a ajudar, o empenho de uma centena de voluntários e a oração de muitos o dia concretizou-se e fez-se novidade!

Foi a comunicar que passei este dmj... o 1º ''ao serviço'' do sdpjv-coordenação e comunicação. Mas como qualquer sector que se preze tem o seu dinamismo próprio e o sector da comunicação não fica atrás...
A boa diposição esteve presente e quisemos mesmo superar expectativas e sermos loucos ao ponto que estar a transmitir pela internet muitos momentos filmados em pleno dia! (podem ver em www.sdpj-aveiro.org)
Foi uma verdadeira loucura e ficarão na minha memória aquelas palavras do nosso Bispo, "já vi todos estes jovens hoje na internet", foi o momento de alento do dia para mim! Valeu a pena o esforço!
O cansaço, as poucas horas dormidas e as dores no corpo hoje já passaram... mas a memória daquela moldura humana, dos braços no ar, das vozes, dos sorrisos e dos abraços... essas permanecem! Pró ano há mais... mais e melhor, sempre! :)

31.3.09

É verdade...

Enquanto muita gente passa fins de semana de descanso, relax e aproveitamento de tempos livres eu cada vez mais me convenço que tempo livre é o que tenho de menos, principalmente ao fim de semana!Fiz 25 anos... nada mudou! Não me pesa mais um ano, não me doi mais nada do que doía, apenas tenho de dar graças por mais um ano de vida... O fim de semana serviu para festejar, com muitos mimos, com aqueles que tornaram este ano mais especial!
Domingo à noite foi hora de encerramento do IEJ e Ele esteve presente em cada sorriso e em cada abraço... foi bom! faz-me bem! =)

27.3.09

Dia Mundial do Teatro - é hoje!

Hoje assinala-se o dia mundial do teatro, essa arte que poderia dizer que se sente intrínseca em cada um de nós... mesmo naqueles que pensam mesmo "não ter jeito pra coisa...."

Afinal, todos somos infelizmente um pouco actores... Colocamos muitas vezes a nossa máscara, fingimos ser quem não somos, rimos com vontade de chorar e tantas vezes mostramos coisas que não sentimos... Aqui digo infelizmente ao sermos actores deste modo...
Mas o teatro, na minha perspectiva também pode ser muito harmonioso... Das poucas vezes que fiz teatro (ou melhor alguma coisita de teatro) sinto que se pode ir muito mais além, sinto que podemos exceder-nos em palco, vibrar, ter a adrenalina ao rubro, as faces bem rosadas, um movimento enorme dos nossos neuronios que não sossegam e a serotonina em alta! (para quem não sabe é a hormona que nos dá a ''boa disposição'').

Sim, um actor passa para opúblico boa disposição, harmonia, alegria, cor, serenidade e muita disposição para fazer coisas... Faz-os falta sermos actores... estes actores que vivem a vida ao máximo, aproveitam as cores, ludibriam a alegria e fazem a serenidade e harmonia... O teatro é mesmo um misto de tantas coisas e tantos sentimentos, afinal é "um teatro".

25.3.09

Já?

Daqui a nove meses é Natal... Já pensaram?

24.3.09

Special day...

A vida é um dom que deve ser celebrado todos os dias...

23.3.09

Levas (com) a almofada?

E quando o Mundo nos parece engolir com tanta crise, quando todos andam de costas voltadas, quando os sorrisos teimam em aparecer nas coisas mais simples da vida... Hoje deparei-me com uma iniciativa interessante...

Não sei se será viável ou até confiável mas já a própria ideia me cativou e me colocou a pensar.. ora vejam!

Batalha de Almofadas - Porto 2009
A luta de almofadas será nos Aliados, no espaço abaixo da “piscina”, às 18h00 do Sábado de 4 de Abril de 2009.

-batalha de almofadas dia 4 de Abril de 2009, às 18h00 em ponto, nos Aliados -tragam almofadas macias dentro de sacos ou mochilas, apenas as tirando cá para fora a poucos minutos das 18h00. Pontos extra se forem de penas. -é proibido lutar com outros objetos pesados, assim como armadilhar as almofadas. -só podes atacar quem tiver almofada, e caso peçam para parar, tu paras. -a luta não tem hora marcada para acabar, apenas dependendo de nós. -não deixem as almofadas para trás; temos que deixar o local minimamente limpo
http://invictados.blogspot.com/

Que tal? Tem mesmo a sua piada... voltar a estar como crianças a lutar com almofadas fofinhas, macias, daquelas que dá só vontade de agarrar e apertar, apertar...Voltar a ser crianças, regressar a um mundo de fantasia e gastar energia a lutar com almofadas e muitas gargalhadas...
Vir para a rua... porque os espaços públicos precisam de todos e de muita animação! Deve ser giro! Vou ficar atenta! =)

20.3.09

Ola Primavera?

Não sei bem se é hoje ou amanhã... Em tempos de escolinha aprendi que o início da Primavera era a 21 de Março, coincidindo com o dia da árvore e o dia da poesia...

Sinceramente agora fiquei baralhada... o grande motor de busca ''google'' está todo bonito, enfeitado com frutos, dizendo que hoje inicia a primavera, mas afinal quem tem razão? Será que inicia de hoje para amanhã? Será que me ensinaram mal? Ou os tempos andam mudados e a primavera começa mais cedo?

Bem, no meio desta baralhação toda uma coisa é certa: o sol quentinho, o calor e as flores já "cheiram" a Primavera, a época do ano que mais gosto... pela serenidade dos campos, pela cor das flores, pelo tempo quente, pelo sorriso que traz aos rostos, pela luminosidade dos dias... enfim por tantas coisas que me fazem sentir bem... =)

E deixo uma frase que ouço desde pequena... " A primavera vai e volta sempre, a mocidade vai e não volta mais!" Grande verdade não?

19.3.09

Father's day

Dia 19 é dedicado a todos os paisTudo começou em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, de Spokane, Washington, teve a ideia de escolher um dia especial para homenagear os pais, depois de ouvir um sermão no Dia da Mãe. Sonora Dodd queria homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Depois da morte da sua mulher, em 1898, o Sr. Smart passou a cuidar sozinho dos seis filhos do casal numa quinta no leste de Washington. Já adulta, Sonora Dodd compreendeu a força e a generosidade demonstradas pelo seu pai ao criar os filhos sozinho.
Com o apoio da Associação Ministerial de Spokane e da Associação de Jovens Cristãos, redigiu uma petição em que recomendava a aceitação de um Dia Internacional do Pai. Graças aos esforços da Sra. Dodd, o primeiro Dia do Pai foi celebrado a 19 de Junho de 1910, em Spokane.

Aproximadamente ao mesmo tempo, em vários locais por toda a América começava a comemorar-se um “Dia do Pai” e em 1924 o Presidente Calvin Coolidge apoiou publicamente a ideia de um Dia do Pai a nível nacional. Finalmente, em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, em que decretava o terceiro Domingo de Junho como o Dia do Pai. Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei.

A partir desta data, passou a homenagear-se não só o pai, mas todos os homens que representam a figura paterna, como o avô, o padrasto ou o tio.

18.3.09

2009 - Ano internacional da Astronomia

E porque já não vinha a este blog há uns dias, talvez por falta de assunto ou mera inspiração, a pedido de várias famílias, voltei! O sol aquece-nos e dá-nos energia... Deu-me vontade de vir aqui escrever mais uma vez... Costumam dizer-me que não sabem como tenho paciência... apenas gosto!
Hoje deixo-vos uma informação para quem gosta destas coisas dos astros e segue com a "cabeça nas nuvens"...

Os astros... Satélites...
Astronomia... Estrelas...
Planetas.... Constelações...


A Associação de Física da Universidade Aveiro organiza o "Horizontes da Física 3".
«De « Sol a Sol » Observações solares Portuguesas do passado ao futuro

É de entrada livre e ainda poderás receber um certificado de participação!

Hoje, 4ª feira 18 de Março, pelas 21h30, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Sabe mais em http://www.hf3.pt.vu/ ou http://www.fisua.pt.vu/.

8.3.09

O sexo frágil ;)

Este pequeno texto foi-me enviado por mail.. achei simplesmente delicioso... Neste restinho do assinalável dia da mulher fiz questão de o colocar. Porque, afinal, dia da mulher pode ser um dia qualquer em que mostremos a nossa "fragilidade" mas é muito melhor quando é um dia que está no calendário e é lembrado por todos, ao menos uma vez no ano!


A mulher, com o seu jeitinho e delicadeza, soube galgar e conquistar o seu degrau na escada da vida, que inclui o seu lado profissional, o familiar e o seu lado pessoal.

Assim sendo, ela nunca deve tentar se impor pela força, querendo mostrar "igualdade" com os homens, pelo contrário, ela deve fazer questão de ser sempre o "sexo frágil" e ter consciência, que "fragilidade", não significa fraqueza.
Essa "fragilidade" na verdade, significa "sensibilidade"...

6.3.09

Ta Kuase...

O nosso dia está quase, quase a chegar... Já se ouvem burburinhos sobre este doce género... Sobre a Mulher!

As montras pintam-se de cor-de-rosa, os restaurantes apelam a jantares e comemorações no feminino...
Mas, afinal, o que é ser mulher?
"Ser mulher é ser alguém que canta e sorri à vida, dá uma palavra amiga e faz de conta que tudo suporta com alegria. Sim, a Mulher tem dias em que carrega com o mundo às costas!
(...)
Ser Mulher é ser Mulher somente... Verdadeira e atenta a tudo e todos. Fazendo felizes os que a rodeiam, ela é feliz; mesmo que não tenha nada para dar, sorri somente... como só ela sabe! Experimentando isto, a Mulher pode transmitir um pedacinho de felicidade, com todas as suas limitações, como ela as tem... E Deus vai compensando, pois, se num dia lhe dá a escuridão das trevas, no outro ilumina-a com a claridade da esperança, que a traz de volta a vida, a Vida de Mulher..."
In: Correio do Vouga, edição de 4 de Março 2009, pág, 20.
Sim, li atentamente este texto e não pude deixar de partilhar este pedaço... gostei especialmente e identifico-me com algumas coisas... afinal é bem conhecida a garra que uma Mulher pode ter! =)

4.3.09

Corrida...

A vida é uma corrida, para quase todos. A liberdade da nossa essência humana é limitada por nós própiors, pelas regras que nos impomos, pelos compromisso a que nos obrigamos, pela forma rígida como vivenciamos o que são as nossas verdadeiras obrigações e pelo modo distocido como as gerimos.
Lutamos tanto que, quando atingimos os nossos objectivos, não somos capazes de os "saborear", porque já estamos a pensar no que vamos fazer a seguir...
(...)
Quando formos capazes de viver com tranquilidade, sem correr escravizados pelo tempo, cujo ritmo impusemos a nós próprios; quando soubermos lidar com a frustrações; quando quisermos ser competentes sem nos preocuparmos com a manutenção de uma imagem infalível que os outros têm de nós, atingiremos a maturidade e teremos uma das chaves para sermos felizes. In: "Minutos de Reflexão", Margarida Cordo, Ed. Paulinas
Ao ler este texto muitas ideias percorreram esta mente que teima em não parar nem descansar. Sou assim e às vezes farto-me! Chateio-me de assim ser... Preciso muitas vezes desta tranquilidade que o texto fala...
Por isso hoje tinha de partilhar exte excerto convosco, pode ser que ao lerem também parem e percebam que é bom andar tranquilos... =)

2.3.09

DAR COR...


Já não vinha escrever há alguns dias.... o ritmo alucinante de uma jovem como eu tira-me tempo para parar, sentar e colocar num post o que me vai na ideia! Mas hoje comprometi-me a fazê-lo...

Desde o último dia que aqui vim passaram-ser tantas coisas... Foi uma actividade de Carnaval que, entre preparação e os 2 dias de actividade, me puseram de "rastos" por vários motivos! Mas foram cerca de 30 km que deram bem para aproveitar a natureza e desfrutar de ar puro...

Depois, e porque gosto do Carnaval e gosto de me divertir, vieram 2 dias em que me diverti em grande, com muita música, amigos, muita alegria e deu para descomprimir... Os sorrisos foram constantes e para mim bastou! =)

E chegou a Quarta Feira de Cinzas e o início da Quaresma. Um tempo de "paragem", reflexão e de muitas manifestações de fé. Procissão dos Passos, orações quaresmais, itinerário espiritual jovem, dia mundial da juventude e as celebrações da semana santa... Todas para nos mostrarem que vale a pena caminhar até à Páscoa.

Na sexta-feira passada houve mais uma edição de "Soltar a Corrente", o programa de rádio da Pastoral Juvenil de Aveiro. Eu estive na "Ceia com Calor" e, em plena Quaresma, vi muitos dos sem abrigos da cidade, apenas esperavam uma bebida quente e um sorriso que lhes aquecesse o coração... E foi uma noite de sentimentos...

E é assim que vou preenchendo os meus dias, uns mais escuros que outros, com mais garra ou falta de energia...

Mas, como me disseram uma vez o importante é a nossa atitude ao acordar! Sim, já viram a palavra ACORDAR.... se lermos ao contrário dá: DARCORA, ou seja, DAR COR A... o importante mesmo é dar cor aos nossos dias e a tudo o que fazemos... =)

14.2.09

Ao dia de todos... e de São Valentim!

A todos os apaixonados que passam por aqui! =)

Uma estrada colorida, uma história tão vivida, um livro aberto...
Foste tu!
A saudade a toda à hora, não me mata mas devora os meus sentidos...
Foste tu!

Não te vou esquecer, nem fugir de ti...
Amar, as vezes, faz doer...
Amor faz-me pensar em ti!

Eras pedra preciosa, sensatez, alguém que um dia despertou em mim...
Foste tu!
Tinhas o dom de seduzir-me,o dom de amar e persistir a minha ausência...
Foste tu!

Não te vou esquecer, nem fugir de ti...
Amar, as vezes, faz doer...
Amor faz-me pensar em ti!

Entre a paixão e o adeus foi tão difícil pra mim,
se te magoei n foi por mal...
Ainda espero por ti,
talvez um dia um sinal...

É tão bom olhar para trás, recordar e passar em tantos sítios...
que eram nossos!
Ainda tenho o teu anel, da cor da tua pele e desse beijo...
que era meu!

Não te vou esquecer, nem fugir de ti...
Amar, as vezes, faz doer...
Amor faz-me pensar em ti!

12.2.09

Montras invadidas...


Este é o mote que mais se vê nas lojas e superfícies comerciais...
Corações e mais corações, ursinhos "Iloveyou", flores e lingerie em tons de vermelho...
Porque é que se lembram só nas vésperas de São Valentim que existe o Amor?
Amar deve ser um estado de espírito e uma maneira de estar na vida... Que cada pessoa possa fazer feliz a pessoa que mais ama não só agora... mas todos os dias! =)

10.2.09

Hoje - Dia da Internet Segura

É celebrada hoje um pouco por todo o mundo mais uma edição do Dia da Internet Segura, evento dedicado a promover uma navegação segura na Rede por parte dos cibernautas mais novos. Portugal também vai participar com diversas iniciativas

Criada em 2004 esta iniciativa foi criada pela organização InSafe «para promover uma utilização segura e responsável das tecnologias on-line e telemóveis, especialmente junto das crianças e jovens de todo o mundo», refere nota da organização.

Para este ano o objectivo é realizar mais eventos do que no ano passado, quando cerca de 120 entidades de 56 países se juntaram para debater esta temática.
Portugal também vai participar, com diversas iniciativas marcadas para este dia, sobretudo acções de formação em diversas escolas públicas.

Uma das iniciativas vai estar a cargo da equipa SeguraNet da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, que irá emitir on-line duas sessões de esclarecimento, com cerca de 30 minutos cada, sobre segurança na Internet.

Em Aveiro a autarquia local vai também promover diversas actividades de sensibilização em espaços públicos, nomeadamente nos Espaços Internet da cidade.

Também a Microsoft se aliou ao Dia da Internet Segura, promovendo uma série de acções de sensibilização, em parceria com a Associação de Empresários pela Inclusão Social, em 35 escolas de ensino básico e secundário espalhadas pelo país.

9.2.09

Hoje quero parar...

E porque é que há fins de semana como este?

Quase não parei, não tive tempo para descansar o suficiente... Contam-se bem as poucas horas que passei em casa...
Dar... mais uma vez este verbo! Este verbo que para mim podia querer dizer não... mas não digo, não sou capaz... algo existe cá dentro que é muito mais forte e que diz: Sónia, sim... e eu lá estou, lá vou, lá sou, ou tento ser, ir e estar!
Há momentos em que depois de tanta "actividade" em prol do outro e pela minha fé percebo que as energias vão-se gastando... Dou e tenho de ir buscar forças, receber forças... e é quando o corpo pede descanso, quando umas lágrimas teimam em cair e percebo que valeu a pena!
O domingo serviu para serenar em alguns aspectos... Deu para reunir amigos à volta da mesa e conversa puxa conversa, gargalhada atrás de gargalhada, uma cumplicidade interessante entre jovens e... mais jovens. Chega o momento de rir e de cantar, de bater palmas e sorrir... chega o momento de ser jovem no meio dos jovens!


Continuo a retemperar forças... mas eis que hoje tive um privilégio que há muito não acontecia... levantar-me bem cedinho... (6h45) e apreciar a beleza da natureza ao romper da manhã. Recebo a notícia de um ser humano que nos deixa e repenso a vida, os momentos alegres e preciosos passados com ele... afinal ele era um Querido!
É nestes pequenos momentos que vou desafiando as minhas forças nestes 156cm e aos poucos tento-me recompor para poder dar força!
Afinal hoje queria parar e não consegui... pelo menos até agora... e prevê-se que nas próximas 4 ou 5h advenham mais tarefas e desafios numa reuniao muio preenchida! Venham eles, eu aguento!