29.12.09

Finalzinho...

E como não podia deixar de ser... aí fica em resumo fotográfico o que foi a vida desta moça em 2009... um ano diferente em muitos aspectos, com muitos desafios, novas pessoas e grandes oportunidades... Como em todos os anos há angústias, desentendimentos, chatices... mas o principal é levar para o novo ano as alegrias, os sorrisos, os abraços, as palavras de apreço e afecto e os verdadeiros amigos!
Já se avista 2010! 'Tá quase!



23.12.09

Desejos de Natal...

O Natal não é ornamento: é fermento
É um impulso divino que irrompe pelo interior da história
Uma expectativa de semente lançada
Um alvoroço que nos acorda
para a dicção surpreendente que Deus faz
da nossa humanidade

O Natal não é ornamento: é fermento
Dentro de nós recria, amplia, expande

O Natal não se confunde com o tráfico sonolento dos símbolos
nem se deixa aprisionar ao consumismo sonoro de ocasião
A simplicidade que nos propõe
não é o simplismo ágil das frases-feitas
Os gestos que melhor o desenham
não são os da coreografia previsível das convenções

O Natal não é ornamento: é movimento
Teremos sempre de caminhar para o encontrar!
Entre a noite e o dia
Entre a tarefa e o dom
Entre o nosso conhecimento e o nosso desejo
Entre a palavra e o silêncio que buscamos
Uma estrela nos guiará...

José Tolentino Mendonça

18.12.09

As estrelas voltam a brilhar!

Amanhã pelas 20h15 o centro de Aveiro terá mais luz... Na praça Joaquim Melo Freitas (junto aos arcos) nascerão mais estrelas pela paz.

O grupo de jovens da Vera Cruz organiza e convida todos a estarem presentes para, em poucos minutos, reflectir sobre a paz nesta manifestação pública.
O desafio é trazer a sua vela e tornar visível a urgência da fraternidade! Afinal estamos quase no Natal! ;)

15.12.09

Frio para aquecer...

É com as mãos e pés gelados que hoje escrevo... O frio assola Portugal e deixa-nos, em muitos locais, o já tradicional manto branco que tanto gostamos de ver (parece os postais não é?)... Esta vaga de frio faz lembrar os dias que rodeiam o Natal... muito frio lá fora... a família reunida, o quentinho da casa, o cheiro a doces, tudo se transforma em calor!


Faltam apenas alguns dias para que tudo se volte a repetir... e aqui é uma repetição no bom sentido, uma repetição de que tenho saudades a cada ano e que este ano sinto que vai ser mais quentinho!
Presépio em Aveiro 2009
Mas o essencial é o Menino que vem... É o Deus que se faz homem e renova mais uma vez a esperança em cada olhar e a alegria no mais simples dos sorrisos... Como sou uma pessoa que não pode estar parada (entenda-se...) aceitei mais um desafio e fui falar com (e para) jovens de uma paróquia longe da minha... Entre olhares desconfiados, sorrisos tímidos, diferenças encontradas, pedras transformadas a tarde do passado sábado não me sai da cabeça e fez-me bem... A minha caminhada de Advento precisava disto... dar-me! Ainda não tinha havido oportunidade e, dando o meu tempo e aquilo que sou, tentámos preparar o caminho para Aquele que vem. Um bjinho especial para o Sérgio e para o Pedro.

Às vezes é necessário sairmos da nossa envolvente natural e encontrar rostos desconhecidos para "nos encontrarmos", ganharmos forças novamente e esboçar o maior dos sorrisos no regresso a casa com o pôr-do-sol no horizonte e uma voz animada como fundo! :)

9.12.09

Quase...

Hoje partilho uma música que nos faz lembrar o Natal... mas ao mesmo tempo pode ser uma música de esperança, de advento... deixa-nos o desafio de olhar pela primeira vez...

E como se torna difícil!

Pois o verbo de Deus acampou entre nós.
Pois o verbo de Deus acampou entre nós.

Queres saber de que cor
São os sonhos de Deus?
Volta a olhar o Mundo
Pela primeira vez.

Queres saber o lugar
Da morada de Deus?
Volta a olhar o Homem
Pela primeira vez.

Queres saber o segredo
Do coração de Deus?
Volta a olhar o Amor
Pela primeira vez.

Poema de Tolentino Mendonça

4.12.09

Esperando...

Daqui a 20 dias será véspera de Natal... Até lá tanta coisa vai mudar, o tempo vai dar tantas cambalhotas e as pessoas poderão ficar diferentes... Mas o advento é significado de espera... por isso "fico esperando" na voz dos Simplus (Maria Durão e Luis Roquete).

2.12.09

Will be?

Será que a chuva veio para ficar?


(por mim podia voltar o frio, frio, frio... que com uma camisola mais quentinha e uma mantinha nas pernas passo bem... agora a chuva... chateia-me!)

24.11.09

Vale a pena pensar...

Nesta época natalícia vale mesmo a pena parar e reflectir depois de ver este vídeo!

17.11.09

(Re)Cheio de Fim de semana!

Pouco mais de 48 horas que me fizeram bem porque...


... tinha família à minha espera; recebi mimos; acolhi sorrisos (e também sorri); estive nervosa (com aquele friozinho na barriga); coloquei-me ao serviço dos outros; estive com pessoas que gosto e já não via há mais de um mês; recebi abraços; desafiei a comunicadora que há em mim; alcancei minutos de serenidade; tive conversas sérias e profundas; brinquei e soltei gargalhadas baixinho; fui às compras; consegui rezar em paz; soltei uma lágrima teimosa; tive momentos de timidez; recebi uma benção; tive um convite; recebi olhares fugazes; trabalhei; estive com amigos e comi castanhas; mimei e fui mimada pela afilhada; senti saudades...

Enchi e preenchi o coração em tão poucas horas só porque foram pequenas coisas que eu gosto tanto! :)

10.11.09

A3 quase aí!

És Animador de Jovens? Eu também e vou... e tu?

Não vais querer perder... :)

6.11.09

Rua Sésamo com duas décadas

Esta notícia de hoje faz-me regressar 20 anos atrás... Sentada no sofá, na hora do lanche ou de manhãzinha e lá começava aquela música do genérico que eu tão bem conhecia... "Sol nasceu... como está lindo o céu... aprender como se vai até à Rua Sésamo..." ( http://www.youtube.com/watch?v=LukSjAcK8VQ)

Passava horas de embalo com aqueles bonecos que se misturavam com os humanos e nos dávam lições de todo o tipo, desde os valores da família, como da limpeza ou do ambiente. Era uma série que me deixava presa à televisão e pela qual ainda hoje sinto uma ligação que não podia deixar de passar este dia em que perfaz 20 anos que a Rua Sésamo iniciou em Portugal. Entre o Poupas, o Becas e o Egas, Gualter e outros tantos estão de parabéns!

Não andei no infantário mas aprendi muito com esta "Rua Sésamo" que era mesmo um programa educativo! Talvez tenha sido a Rua Sésamo que me tenha transmitido o significado da alegria que esbanjava em criança e até talvez, aquela teatralidade/expressividade que, ainda há quem diga, que continuo a ter...

Gosto destes bonecos! :)


Ver notícia em : http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1412115&seccao=Media

5.11.09

Em Marcha pela PAZ

Que não seja apenas um gesto mas que a PAZ parta do coração de cada um...


A Equipa de Aveiro da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência tem o prazer de convidar todos a estarem presentes na recepção da marcha na cidade de Aveiro, com início dia 7 de Novembro pelas 15 horas no Largo da Estação de Comboios de Aveiro, e a participarem nos eventos a decorrer nos dias 6 e 7 de Novembro.


Mais informações em:http://www.marchamundialpt.org/; marchamundialpt.aveiro@gmail.com

3.11.09

Local Idade

LOCAL.IDADE - mostra de trabalhos dos alunos do 1º ano do curso de Design da Universidade de Aveiro (2008-2009)

Foi inaugurada no passado dia 23 de Outubro a exposição LOCAL.IDADE, no Museu de Aveiro.

Esta exposição consta da mostra de trabalhos dos alunos do 1º ano do curso de Design da Universidade de Aveiro (2008-2009), realizados no âmbito das comemorações dos 250 anos de elevação de Aveiro a cidade, em torno da temática da identidade de Aveiro.

A exposição estará patente ao público até dia 6 de Novembro no horário do Museu: 3ª fª a Domingo das 10h00 às 17h30."

In: http://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/

30.10.09

SMS? Não, obrigada!

50% dos jovens escrevem sms enquanto conduzem... Um título, no mínimo, assustador!
Não me passa pela ideia (por muito que goste de escrever sms...) de passar os dedos pelo teclado do telemóvel e conduzir ao mesmo tempo... Acho que é de uma irresponsabilidade incrível, colocando a nossa vida em perigo, a dos outros condutores e, eventualmente as pessoas que possam ir no passeio descansadinhas da vida.

Por isso, Malta Jovem, cuidado quando se tem as mãos no volante!

O vídeo que se segue faz parte de uma campanha contra a escrita de SMS ao volante, usa imagens chocantes como ferramenta educacional, mostra um acidente de viação e está a ser exibido em escolas britânicas.


http://diario.iol.pt/internacional/acidente-sms-telemovel-tvi24-campanha-video/1083286-4073.html

O casal está mesmo "na berra..."



A Glamour, uma das mais vendidas revistas femininas nos Estados Unidos, organiza anualmente a lista de mulheres do ano, homenageando as "mais inspiradoras e corajosas que estão a influenciar o mundo de uma maneira positiva".

E este ano, (quase) sem surpresas, é Michelle Obama que faz a capa da edição de Mulheres do Ano Glamour 2009. Mas não se fica por aí. A primeira dama americana dá uma entrevista exclusiva à nova colunista da Glamour, uma das mais famosas e reconhecidas jornalistas dos Estados Unidos, Katie Couric.

As duas discutem a importância de modelos de comportamentos e de mentores para a próxima geração de mulheres, mas a mulher de Barack Obama vai mais longe e responde a perguntas das leitores, deixando-lhes conselhos sobre moda, filantropia e... relações.

"Não se deixem levar pelos homens giros. Giro é bom, mas só dura algum tempo e depois o que interessa é quem é que tu és como pessoa? Não olhem para as contas ou para o estatuto dele. Olhem para o coração, para a alma. Quando namorarem com homens, devem sentir-se sempre bem... Não querem estar numa relação com alguém que não vos faz completamente felizes e que não vos preenche", confessa Michelle.

A Glamour escolheu a primeira-dama como mulher do ano por ser um exemplo para as novas gerações de mulheres e por dar atenção a eventos que influenciam as meninas a quererem liderar e ser bem sucedidas no futuro, seja em que área for.



In: http://www.ionline.pt/conteudo/30488-michelle-obama-eleita-mulher-do-ano-pela-revista-glamour

27.10.09

Ainda mais esta...

Uso do Multibanco vai ficar mais caro... Este é o título da página 6 do jornal diário METRO de hoje... Os comerciantes vão poder cobrar uma taxa de sobre os pagamentos com cartão de débito.

Mas será que não podiamos usufruir desta vantagem que é taão boa... andar com um cartão na mala e usá-lo as vezes que forem necessárias (se houver plafond, claro) sem ter de pagar??


Ler toda a notícia em...
http://www.readmetro.com/show/en/Lisbon/20091027/1/6/

22.10.09

Não queiras tudo...

Hoje descobri este artista, se assim lhe posso chamar. André Corrêa d'Almeida. (http://www.myspace.com/andredalmeida)
Desde escuteiro a professor universitário, com uma grande paixão pela música.


Não queiras tudo...
É assim que inicia esta música, gostei da sonoridade... Que tal? :)


19.10.09

Duas décadas!

É verdade.. esta família faz hoje 20 anos de existência... Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, todos de sobrenome SIMPSON polvilharam muitos dos meus serões e tornaram o meu mundo muito mais amarelo!

13.10.09

Em 2044 por Lisboa...

Intrigas e paixões no "esquisito" ano de 2044 é o tema central do mais recente livro de Mário Zambujal, a ser lançado hoje, pelas 18h30, no Maxime, em Lisboa. A novela 'Uma Noite Não São Dias', cheia de humor e ironia, é uma publicação da editora Planeta.

A obra conta a história"escaldante" de Grace e Antony numa Lisboa futurista, dominada pelas mulheres e pelas máquinas.
(O Governo será apenas constituído por mulheres, curioso, não?)

Na Lisboa de 2044, há falta de privacidade, toda a gente sabe tudo de toda a gente, portas e elevadores obedecem à instrução de vozes, a Polícia de Protecção Interna tem o seu posto na Praça da Ordem e Serenidade, a Avenida Vertical dispõe do seu próprio canal de televisão que emite aconselhamento cívico, e há um Parque das Tentações.

O autor adverte: "Não se trata de antecipação científica". Mas sim de uma "caricatura da sociedade lisboeta daqui a 35 anos", com os seus problemas, dificuldades, engarrafamentos e todas as vicissitudes do avanço das novas tecnologias e da mudança nas comunicações.

Mário Zambujal, escritor e actual presidente do Clube de Jornalistas, diz que qualquer semelhança com o livro '1984', obra de ficção científica do conhecido autor britânico Eric Arthur Blair conhecido como George Orwell, é mera coincidência. Curiosamente, entre 1949 - ano da publicação da primeira edição do mais famoso de George Orwell - e 1984, passaram-se 35 anos.