5.11.09

Em Marcha pela PAZ

Que não seja apenas um gesto mas que a PAZ parta do coração de cada um...


A Equipa de Aveiro da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência tem o prazer de convidar todos a estarem presentes na recepção da marcha na cidade de Aveiro, com início dia 7 de Novembro pelas 15 horas no Largo da Estação de Comboios de Aveiro, e a participarem nos eventos a decorrer nos dias 6 e 7 de Novembro.


Mais informações em:http://www.marchamundialpt.org/; marchamundialpt.aveiro@gmail.com

3.11.09

Local Idade

LOCAL.IDADE - mostra de trabalhos dos alunos do 1º ano do curso de Design da Universidade de Aveiro (2008-2009)

Foi inaugurada no passado dia 23 de Outubro a exposição LOCAL.IDADE, no Museu de Aveiro.

Esta exposição consta da mostra de trabalhos dos alunos do 1º ano do curso de Design da Universidade de Aveiro (2008-2009), realizados no âmbito das comemorações dos 250 anos de elevação de Aveiro a cidade, em torno da temática da identidade de Aveiro.

A exposição estará patente ao público até dia 6 de Novembro no horário do Museu: 3ª fª a Domingo das 10h00 às 17h30."

In: http://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/

30.10.09

SMS? Não, obrigada!

50% dos jovens escrevem sms enquanto conduzem... Um título, no mínimo, assustador!
Não me passa pela ideia (por muito que goste de escrever sms...) de passar os dedos pelo teclado do telemóvel e conduzir ao mesmo tempo... Acho que é de uma irresponsabilidade incrível, colocando a nossa vida em perigo, a dos outros condutores e, eventualmente as pessoas que possam ir no passeio descansadinhas da vida.

Por isso, Malta Jovem, cuidado quando se tem as mãos no volante!

O vídeo que se segue faz parte de uma campanha contra a escrita de SMS ao volante, usa imagens chocantes como ferramenta educacional, mostra um acidente de viação e está a ser exibido em escolas britânicas.


http://diario.iol.pt/internacional/acidente-sms-telemovel-tvi24-campanha-video/1083286-4073.html

O casal está mesmo "na berra..."



A Glamour, uma das mais vendidas revistas femininas nos Estados Unidos, organiza anualmente a lista de mulheres do ano, homenageando as "mais inspiradoras e corajosas que estão a influenciar o mundo de uma maneira positiva".

E este ano, (quase) sem surpresas, é Michelle Obama que faz a capa da edição de Mulheres do Ano Glamour 2009. Mas não se fica por aí. A primeira dama americana dá uma entrevista exclusiva à nova colunista da Glamour, uma das mais famosas e reconhecidas jornalistas dos Estados Unidos, Katie Couric.

As duas discutem a importância de modelos de comportamentos e de mentores para a próxima geração de mulheres, mas a mulher de Barack Obama vai mais longe e responde a perguntas das leitores, deixando-lhes conselhos sobre moda, filantropia e... relações.

"Não se deixem levar pelos homens giros. Giro é bom, mas só dura algum tempo e depois o que interessa é quem é que tu és como pessoa? Não olhem para as contas ou para o estatuto dele. Olhem para o coração, para a alma. Quando namorarem com homens, devem sentir-se sempre bem... Não querem estar numa relação com alguém que não vos faz completamente felizes e que não vos preenche", confessa Michelle.

A Glamour escolheu a primeira-dama como mulher do ano por ser um exemplo para as novas gerações de mulheres e por dar atenção a eventos que influenciam as meninas a quererem liderar e ser bem sucedidas no futuro, seja em que área for.



In: http://www.ionline.pt/conteudo/30488-michelle-obama-eleita-mulher-do-ano-pela-revista-glamour

27.10.09

Ainda mais esta...

Uso do Multibanco vai ficar mais caro... Este é o título da página 6 do jornal diário METRO de hoje... Os comerciantes vão poder cobrar uma taxa de sobre os pagamentos com cartão de débito.

Mas será que não podiamos usufruir desta vantagem que é taão boa... andar com um cartão na mala e usá-lo as vezes que forem necessárias (se houver plafond, claro) sem ter de pagar??


Ler toda a notícia em...
http://www.readmetro.com/show/en/Lisbon/20091027/1/6/

22.10.09

Não queiras tudo...

Hoje descobri este artista, se assim lhe posso chamar. André Corrêa d'Almeida. (http://www.myspace.com/andredalmeida)
Desde escuteiro a professor universitário, com uma grande paixão pela música.


Não queiras tudo...
É assim que inicia esta música, gostei da sonoridade... Que tal? :)


19.10.09

Duas décadas!

É verdade.. esta família faz hoje 20 anos de existência... Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, todos de sobrenome SIMPSON polvilharam muitos dos meus serões e tornaram o meu mundo muito mais amarelo!

13.10.09

Em 2044 por Lisboa...

Intrigas e paixões no "esquisito" ano de 2044 é o tema central do mais recente livro de Mário Zambujal, a ser lançado hoje, pelas 18h30, no Maxime, em Lisboa. A novela 'Uma Noite Não São Dias', cheia de humor e ironia, é uma publicação da editora Planeta.

A obra conta a história"escaldante" de Grace e Antony numa Lisboa futurista, dominada pelas mulheres e pelas máquinas.
(O Governo será apenas constituído por mulheres, curioso, não?)

Na Lisboa de 2044, há falta de privacidade, toda a gente sabe tudo de toda a gente, portas e elevadores obedecem à instrução de vozes, a Polícia de Protecção Interna tem o seu posto na Praça da Ordem e Serenidade, a Avenida Vertical dispõe do seu próprio canal de televisão que emite aconselhamento cívico, e há um Parque das Tentações.

O autor adverte: "Não se trata de antecipação científica". Mas sim de uma "caricatura da sociedade lisboeta daqui a 35 anos", com os seus problemas, dificuldades, engarrafamentos e todas as vicissitudes do avanço das novas tecnologias e da mudança nas comunicações.

Mário Zambujal, escritor e actual presidente do Clube de Jornalistas, diz que qualquer semelhança com o livro '1984', obra de ficção científica do conhecido autor britânico Eric Arthur Blair conhecido como George Orwell, é mera coincidência. Curiosamente, entre 1949 - ano da publicação da primeira edição do mais famoso de George Orwell - e 1984, passaram-se 35 anos.


8.10.09

Para (re)pensar...

Os começos são um tempo fascinante. Parece óbvio dizer que em cada início se escondem oportunidades de recuperar tempos perdidos e espaços descuidados. No fundo, o início é marcado por novos caminhos mas, ao mesmo tempo, é um regresso a coisas antigas. Fazemos o mesmo que normalmente fazíamos, mas encontramos uma energia que nos desperta para o compromisso.

O desafio para este mês inicial do ano académico ou de trabalho é precisamente preencher o nosso espaço de coisas importantes. Para isso, são necessárias duas atitudes: a de saber o que verdadeiramente interessa e a de querer fazer descer a vida à nossa profundidade.A vida é uma teia de acontecimentos e desejos, que nos movem cada dia para paisagens inesperadas.

Contudo, é muito importante termos claro aquilo que não podemos deixar para trás, os nossos tempos e lugares de paragem e sabor. Cada um encontrará aquilo que significa este tempo ou este espaço: oração, tempo para conversas mais pessoais, dedicação a alguém em particular, ler, escrever, etc. Se lhe dedicarmos tempo e espaço cada dia, acabamos por voltar ao entusiasmo, encontramo-nos numa espécie de repetição rítmica dos nossos desejos profundos.

A segunda atitude de fundo é aquela de podermos descer à nossa profundidade e tomarmos o pulso dos acontecimentos. É muito saudável termos tempo e espaço para saborear o que acontece, ajuda-nos a falar em primeira pessoa nos acontecimentos de cada dia, sem nos deixarmos arrastar pela pressa, pelo stress, ou pela velocidade do que vai acontecendo. Assim, em momentos de solidão e silêncio, deixamos falar aquilo que é mais importante: a qualidade interior do que somos e do que fazemos.

No início do meu ano, que aspectos são essenciais na vida do dia-a-dia? Onde é que antes perdi o meu tempo, para que hoje o possa encontrar? Sinto necessidade do silêncio dedicado à profundidade do meu dia? Sou capaz de ter este tempo?

In: www.essejota.net (um site a visitar)

5.10.09

Em volta...



Não é que goste muito de Jorge Palma nem me identifico com a sua postura ou maneira de ser... Mas hoje gostei desta música e, principalmente, da letra... :) Vejam o filme, vale mesmo a pena!

"Acabou-se a incerteza
Dos seus passos em volta
Dum sentido que ele nunca
Encontrou
Pela primeira vez
Tinha o destino nas mãos
Desta vez ele não duvidou"

2.10.09

Sempre a aprender...



Há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: CALAR, OUVIR, LEMBRAR, AGIR, ESTUDAR.

- Calar para poder ouvir;

- Ouvir para poder aprender;

- Lembrar para não desperdiçar o que se aprendeu;

- Agir para aproveitar e tirar os devidos benefícios de se ter aprendido;

- Estudar para nunca desistir de aprender mais.

26.9.09

Não fiques na praia...

Na manhã quente de hoje uma ida à beira-mar foi revitalizante e calmante... Chamo-lhe "qualidade de vida"... Ainda para mais quando, à chegada, sou brindada pelos praticantes de parapente que quase chegam a pisar a areia... Fascinante o espectáculo! Apenas me ocorre a letra...



Voa bem mais alto

Livre sem alforge

Sem prata nem ouro

Amando este mundo

Esta vida que é campo

E esconde um tesouro

24.9.09

Soltem a Corrente!

Soltar a Corrente - Sexta, 25 de Setembro, 21h, 105.0 FM ou www.terranova.pt

Amanhã é dia de mais um programa de rádio do SDPJV Aveiro. Soltar a Corrente desta semana terá como tema a SAÚDE. Assunto que a todos interessa e os jovens não são indiferentes.
Em estúdio estará João Daniel com técnicos de saúde que falarão da Gripe A, da chegada do Outono e suas consequências e ainda do dia Mundial do Coração.

Soltar a Corrente será recheado de grandes músicas, conversa em directo com Sónia Neves perdida numa fábrica e na técnica estará Márcio Conceição.

Um programa de 60 minutos para ires de encontro ao fim de semana de boa saúde! ;)

23.9.09

(Em)costas...

Estar de costas...

Dormir de costas...

Nadar de costas...

Andar de costas voltadas...

Falar pelas costas...


Ter "costas largas"... Dar as costas...

Txiii... tantas expressões com "costas" e muito mais haveria... Uma zona do nosso corpo que nem ligamos a não ser quando se tem dores de costas... (aqui fica mais uma!!)

22.9.09

Sem carro!


Hoje é o Dia Mundial Sem Carros... Em Aveiro, não fossem os jornais locais a falar nisso e, nem se notava! Já lá vai o tempo em que a Avenida Dr. Lourenço Peixinho se "esvaziava" de carros e tinhamos, por um dia, o centro da cidade diferente! Diz-se por aí que há animação na cidade, que há bugas e bacas para experimentar... Eu ainda não vi nada disto!

Transportes alternativos? Deixar o carro em casa? Viver a cidade indo a pé? Às vezes parece mesmo uma ilusão... Só mesmo quando somos presenteados com animais "alternativos" em plena cidade e ficamos a pensar! Que tal uma voltinha? Pelo menos é não poluente...

20.9.09

Eu sei (?)



Se eu beber dessa luz que apaga a noite em mim,
E se um dia eu disser que já não quero estar aqui,
Só Deus sabe o que virá, Só Deus sabe o que será,
Não há outro que conhece tudo o que acontece em mim!

11.9.09

Senhoras e senhores...

meninos e meninas... bem-vindos ao Circo!

Em noite de mais um "Soltar a Corrente", programa do SDPJV Aveiro, na rádio Terranova, calhou-me a mim dar as sugestões para este fim de semana que se avizinha... Uma das sugestões que tinha nos papeis saltou-me logo à vista... CIRCO! O Circo Cardinalli em Aveiro e a grande oportunidade de os visitar e colocar em directo na rádio, numa noite em que se falava de animação na cidade...

A aventura foi longa, o passeio pelas roulotes do circo bastante penoso, o rugido dos leõs ouvia-se ao fundo mas o contacto simpático e acolhedor... Não podia ter sido melhor! Um palhaço como convidado... logo a mim, eu que sou uma fã dos palhaços desde tenra idade! Um homem como tantos outros (diriam muitos) mas, para mim, com a particularidade, a experiência ou o dom (como lhe quiserem chamar) de fazer rir os outros... Numa conversa simples tirou a máscara e mostrou quem era o Teddy. Os cabelos brancos denunciavam a idade, as rugas encobertas pela maquilhagem davam a dica de vários anos de palhaçadas mas o sorriso, a voz e a agilidade mostravam a criança grande que existe nele...

Numa noite fria, de alguma chuva, foi tão enternecedor lá estar e partilhar aquele momentinho... Ter o calor do riso de um palhaço e de um aperto de mão com sabor a beijinhos... :) Cá fora a multidão esperava para entrar e divertir-se... O espectáculo estava quase a começar!

No "altar do Mundo"

Gabinetes de Imprensa na Igreja: luxo ou necessidade?, este era o tema para dois dias de partilha, conversa, debates e experiências, nas Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais.
O porta-voz do Papa, Padre Federico Lombardi, marcou presença na manhã de ontem e trouxe uma visão prática, de experiência e proximidade com a questão. (ver em Blog Religião Online)
Entre outros oradores detentores da verdadeira prática esteve presente Júlio Magalhães, cara bem conhecida da Tv, desde o seu tempo como pivô na RTP a actual director de informação da Tvi. Falou dos segredos para ser bom porta voz, do mundo da televisão e do seu poder.
A comunicação social esteve presente, todos os caminhos deram a Fátima e a Igreja tenta assim colocar-se ao ritmo da nova era... falou-se de comunicação, novas tecnologias, redes sociais, media training e situações de crise.
Mais uma forma de afirmação, anúncio do evangelho e novas janelas se abrirão ao Mundo.

Locais a visitar:

8.9.09

Na linha fria do horizonte

" O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esperança e da vontade
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte"

Fernando Pessoa, "Mar Portuguez"