8.10.09

Para (re)pensar...

Os começos são um tempo fascinante. Parece óbvio dizer que em cada início se escondem oportunidades de recuperar tempos perdidos e espaços descuidados. No fundo, o início é marcado por novos caminhos mas, ao mesmo tempo, é um regresso a coisas antigas. Fazemos o mesmo que normalmente fazíamos, mas encontramos uma energia que nos desperta para o compromisso.

O desafio para este mês inicial do ano académico ou de trabalho é precisamente preencher o nosso espaço de coisas importantes. Para isso, são necessárias duas atitudes: a de saber o que verdadeiramente interessa e a de querer fazer descer a vida à nossa profundidade.A vida é uma teia de acontecimentos e desejos, que nos movem cada dia para paisagens inesperadas.

Contudo, é muito importante termos claro aquilo que não podemos deixar para trás, os nossos tempos e lugares de paragem e sabor. Cada um encontrará aquilo que significa este tempo ou este espaço: oração, tempo para conversas mais pessoais, dedicação a alguém em particular, ler, escrever, etc. Se lhe dedicarmos tempo e espaço cada dia, acabamos por voltar ao entusiasmo, encontramo-nos numa espécie de repetição rítmica dos nossos desejos profundos.

A segunda atitude de fundo é aquela de podermos descer à nossa profundidade e tomarmos o pulso dos acontecimentos. É muito saudável termos tempo e espaço para saborear o que acontece, ajuda-nos a falar em primeira pessoa nos acontecimentos de cada dia, sem nos deixarmos arrastar pela pressa, pelo stress, ou pela velocidade do que vai acontecendo. Assim, em momentos de solidão e silêncio, deixamos falar aquilo que é mais importante: a qualidade interior do que somos e do que fazemos.

No início do meu ano, que aspectos são essenciais na vida do dia-a-dia? Onde é que antes perdi o meu tempo, para que hoje o possa encontrar? Sinto necessidade do silêncio dedicado à profundidade do meu dia? Sou capaz de ter este tempo?

In: www.essejota.net (um site a visitar)

5.10.09

Em volta...



Não é que goste muito de Jorge Palma nem me identifico com a sua postura ou maneira de ser... Mas hoje gostei desta música e, principalmente, da letra... :) Vejam o filme, vale mesmo a pena!

"Acabou-se a incerteza
Dos seus passos em volta
Dum sentido que ele nunca
Encontrou
Pela primeira vez
Tinha o destino nas mãos
Desta vez ele não duvidou"

2.10.09

Sempre a aprender...



Há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: CALAR, OUVIR, LEMBRAR, AGIR, ESTUDAR.

- Calar para poder ouvir;

- Ouvir para poder aprender;

- Lembrar para não desperdiçar o que se aprendeu;

- Agir para aproveitar e tirar os devidos benefícios de se ter aprendido;

- Estudar para nunca desistir de aprender mais.

26.9.09

Não fiques na praia...

Na manhã quente de hoje uma ida à beira-mar foi revitalizante e calmante... Chamo-lhe "qualidade de vida"... Ainda para mais quando, à chegada, sou brindada pelos praticantes de parapente que quase chegam a pisar a areia... Fascinante o espectáculo! Apenas me ocorre a letra...



Voa bem mais alto

Livre sem alforge

Sem prata nem ouro

Amando este mundo

Esta vida que é campo

E esconde um tesouro

24.9.09

Soltem a Corrente!

Soltar a Corrente - Sexta, 25 de Setembro, 21h, 105.0 FM ou www.terranova.pt

Amanhã é dia de mais um programa de rádio do SDPJV Aveiro. Soltar a Corrente desta semana terá como tema a SAÚDE. Assunto que a todos interessa e os jovens não são indiferentes.
Em estúdio estará João Daniel com técnicos de saúde que falarão da Gripe A, da chegada do Outono e suas consequências e ainda do dia Mundial do Coração.

Soltar a Corrente será recheado de grandes músicas, conversa em directo com Sónia Neves perdida numa fábrica e na técnica estará Márcio Conceição.

Um programa de 60 minutos para ires de encontro ao fim de semana de boa saúde! ;)

23.9.09

(Em)costas...

Estar de costas...

Dormir de costas...

Nadar de costas...

Andar de costas voltadas...

Falar pelas costas...


Ter "costas largas"... Dar as costas...

Txiii... tantas expressões com "costas" e muito mais haveria... Uma zona do nosso corpo que nem ligamos a não ser quando se tem dores de costas... (aqui fica mais uma!!)

22.9.09

Sem carro!


Hoje é o Dia Mundial Sem Carros... Em Aveiro, não fossem os jornais locais a falar nisso e, nem se notava! Já lá vai o tempo em que a Avenida Dr. Lourenço Peixinho se "esvaziava" de carros e tinhamos, por um dia, o centro da cidade diferente! Diz-se por aí que há animação na cidade, que há bugas e bacas para experimentar... Eu ainda não vi nada disto!

Transportes alternativos? Deixar o carro em casa? Viver a cidade indo a pé? Às vezes parece mesmo uma ilusão... Só mesmo quando somos presenteados com animais "alternativos" em plena cidade e ficamos a pensar! Que tal uma voltinha? Pelo menos é não poluente...

20.9.09

Eu sei (?)



Se eu beber dessa luz que apaga a noite em mim,
E se um dia eu disser que já não quero estar aqui,
Só Deus sabe o que virá, Só Deus sabe o que será,
Não há outro que conhece tudo o que acontece em mim!

11.9.09

Senhoras e senhores...

meninos e meninas... bem-vindos ao Circo!

Em noite de mais um "Soltar a Corrente", programa do SDPJV Aveiro, na rádio Terranova, calhou-me a mim dar as sugestões para este fim de semana que se avizinha... Uma das sugestões que tinha nos papeis saltou-me logo à vista... CIRCO! O Circo Cardinalli em Aveiro e a grande oportunidade de os visitar e colocar em directo na rádio, numa noite em que se falava de animação na cidade...

A aventura foi longa, o passeio pelas roulotes do circo bastante penoso, o rugido dos leõs ouvia-se ao fundo mas o contacto simpático e acolhedor... Não podia ter sido melhor! Um palhaço como convidado... logo a mim, eu que sou uma fã dos palhaços desde tenra idade! Um homem como tantos outros (diriam muitos) mas, para mim, com a particularidade, a experiência ou o dom (como lhe quiserem chamar) de fazer rir os outros... Numa conversa simples tirou a máscara e mostrou quem era o Teddy. Os cabelos brancos denunciavam a idade, as rugas encobertas pela maquilhagem davam a dica de vários anos de palhaçadas mas o sorriso, a voz e a agilidade mostravam a criança grande que existe nele...

Numa noite fria, de alguma chuva, foi tão enternecedor lá estar e partilhar aquele momentinho... Ter o calor do riso de um palhaço e de um aperto de mão com sabor a beijinhos... :) Cá fora a multidão esperava para entrar e divertir-se... O espectáculo estava quase a começar!

No "altar do Mundo"

Gabinetes de Imprensa na Igreja: luxo ou necessidade?, este era o tema para dois dias de partilha, conversa, debates e experiências, nas Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais.
O porta-voz do Papa, Padre Federico Lombardi, marcou presença na manhã de ontem e trouxe uma visão prática, de experiência e proximidade com a questão. (ver em Blog Religião Online)
Entre outros oradores detentores da verdadeira prática esteve presente Júlio Magalhães, cara bem conhecida da Tv, desde o seu tempo como pivô na RTP a actual director de informação da Tvi. Falou dos segredos para ser bom porta voz, do mundo da televisão e do seu poder.
A comunicação social esteve presente, todos os caminhos deram a Fátima e a Igreja tenta assim colocar-se ao ritmo da nova era... falou-se de comunicação, novas tecnologias, redes sociais, media training e situações de crise.
Mais uma forma de afirmação, anúncio do evangelho e novas janelas se abrirão ao Mundo.

Locais a visitar:

8.9.09

Na linha fria do horizonte

" O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esperança e da vontade
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte"

Fernando Pessoa, "Mar Portuguez"

7.9.09

Acredita...

A Natureza faz-nos acreditar...

Assim começava uma publicidade de uma instituição bancária... O poder do marketing actualmente tem sido levado ao extremo, todos têm de ser incitados a "comprar o produto", qualquer que ele seja, que forma tenha, em que lugar se encontre, a qualquer hora...
O importante é saber do que se trata e partir para a aventura de "ter". Mas a folha tinha este texto do outro lado...

Acredite:
se o big bang tivesse sido um small bang. Se a energia libertada não formasse o sol. Se os detritos não se tivessem juntado. Se o hidrogénio não encontrasse oxigénio. Se os oceanos se tivessem evaporado. Se a primeira célula não se conseguisse clonar. Se as primeiras guelras não virassem pulmões. Se o meteoro tivesse falhado a Terra. Se os mamíferos não tivessem subido às árvores. Se os primatas não descessem das árvores. Se não se tivessem posto em pé. Se o cérebro não tivesse aumentado. Se não tivesse batido 100 milhões de concorrentes... você não estava aqui.

O texto acaba por me levar a abstrair da actualidade e viajar nos tantos "ses" que aparecem... Quase que toco o ponto de acreditar como me diz... Se tanta coisa tivesse corrido mal eu não estava aqui!

E se Ele não me tivesse colocado ao colo algumas vezes eu ainda aqui estava? É a força de acreditar!

3.9.09

Gritando...

Quanta coragem será preciso para seguir aquilo em que acreditamos?

Mesmo que isso nos faça olhar numa direcção contrária à do mundo que nos rodeia?

Creio que sim, de facto é preciso uma boa dose de coragem, quase rebeldia. Mas não é a rebeldia de protesto contra corrente.

É a coragem de nos deixarmos abraçar inteiramente pelo Sol—que acreditamos—que nos ilumina... mesmo que isso nos faça diferentes!
Gonçalo Castro Fonseca

2.9.09

Tarde soalheira...

E porque uma tarde entre primas poderia dar uma história... várias histórias de encantar... um filme de acção, drama ou comédia... fica o registo!

31.8.09

A musica continua...

O embalo para o fim de semana fez-se por mais um "soltar a corrente", em directo, ao microfone da rádio Terranova. Falámos de viagens, passeios, jornadas. De inter rail, cidades longínquas, com muita animação, recordei o caminho de Santiago e saltámos à praia da Costa Nova ao som de Luis Represas, "da próxima vez não vás, sem deixar destino ou direcção..." Num programa de pouco mais de 50 minutos deu para viajar pela partilha dos outros e fazendo nossa a conversa!

Há um ano atrás tinha chegado de uma experiência de peregrinação. Santiago de Compostela foi o objectivo atingido, com muitos kms nas pernas, muitos sorrisos e abraços partilhados, pessoas especiais que conhecemos, amizades que ainda persistem, momentos que não se esquecem e a peregrinação continua, como alguem um dia disse... É lá que começa! Nestes dias tem vindo à memória muitos daqueles momentos e com eles também "cresci" e amadureci... (fotos dessa época)

Costa Nova, um local para passear... entre mercado, praia, marisqueira e gelados é sempre um espaço agradável para uma tarde. Hoje, curiosamente podem ler mais sobre esta praia no jornal i. E é este jornal que hoje atinge a sua 100ª edição e captou a minha atenção neste artigo que não deixa de ser interessante: Blues pós-férias: tenha calma, sábado a vida vai parecer melhor

Mas bom mesmo foi terminar o domingo à noite ao som de Rui Veloso... mesmo distante é inspirador ouvir o "prometido é devido"... ;)


28.8.09

3 noites...

"Música, eu nasci pra música..." foi assim que começou o concerto e a minha aventura por 3 noites, 3 concertos...

Nas tasquinhas de Ílhavo, com o aroma do bacalhau no ar, começou na sexta feira passada o concerto do mítico José Cid. Um homem de 66 anos que em nada fica a dever aos mais novos e consegue colocar o público a cantar, bater palmas e acompanhá-lo em praticamente todas as canções. Apesar de ser um bocadito "cota" toda a gente conhece alguma e canta com garra!

Domingo, foi noite de ouvir "Ninguém faz castelos no ar..." ou "cavaleiro andante, louco, triunfante, como um salteador..." Sim, falo de Rita Guerra, a grande senhora das baladas em português! Senhora sim, com uma grande voz também, mas com pouca interacção com o público, na minha opinião... esperava mais, muito mais!

E ontem... uma noite com brisa de serra, em terras de Viriato e os acordes fizeram-se ouvir. Mafalda Veiga, a voz meiga que todos conhecemos... "Faz parte começar outra vez", "Sei de cor cada lugar teu..." ou "sei que ainda somos imortais..." soaram numa noite de diversão e naqueles momentos mágicos que a cantora tão bem sabe levar o público a sentir... Gostei!

27.8.09

Aquela hora prometida...

Hoje queria vê-lo... Assim simples, brilhante, quente, enérgico e ao mesmo tempo relaxante! E se fosse em boa companhia? ;)

25.8.09

Complicar, para quê?

Hoje enviaram-me este vídeo... pensei duas vezes antes de o abrir e imaginei ser mais um daqueles vídeos cómicos que parece já ter visto centenas de vezes. Mas este realmente tornou-se diferente e, a partir de um simples mas importante conselho, e em 7 minutos de filme, faz pensar porque complicamos a vida... Fiquem atentos!


21.8.09

Ao contrário...

Benjamin Button, o nome em si não me dizia nada... Ouvi várias vezes falar do filme onde era uma personagem... agora é mais uma personagem no meu léxico e que, certamente, não me sairá da memória tão facilmente...
Não por ser interpretado pelo Brad Pitt (aquele giraço de olho azulão...), não pelo filme ter sido nomeado com 3 óscares (se não me engano...) nem pelo simples facto dos efeitos especiais e de maquilhagem usados no filme.

Toda a história, drama e ficção me absorveram num serão destes... Uma história de um homem que nasce com 80 anos e em tudo é diferente... Mesmo que saiba que acabará a vida de fraldas como tantos outros e a necessitar de ajuda... É uma vida contada na primeira pessoa que me pôs a pensar! Quantos queriam ser eternamente jovens... Ele queria envelhecer... E, pelo contrário, vê-se e sente-se cada vez mais novo, mais pequeno, mais bebé...

Completamente embrenhada no filme, deliciei-me com determinados pormenores e isso fez com que tirasse alguma mensagem. É assim nos bons filmes, não?
O relógio que anda ao contrário para trazer os ente queridos que partiram, todo o paralelismo de acontecimentos contra a corrente, o drama da diferença de aspecto entre o casal (Benjamin e Daisy), os momentos de "flashes" de memória dos idosos do lar e por fim a cena final em que a "velha" Daisy abre o coração, deixa tudo, e trata daquele "menino" que, um dia, foi o pai da sua filha... Dá que pensar! ;)

19.8.09

Inteligentes? Como?

Resolver uma equação. Compor uma sinfonia. Escrever um romance. Ganhar uma partida de xadrez. Inventar a cura para uma doença rara. O que têm todas estas situações em comum?
São átomos de uma anatomia complexa: a inteligência. E, contudo, não me lembro da última vez que resolvi uma equação, não me sinto capaz de compor uma sinfonia, não me interesso pelo xadrez, sinto-me ainda longe de escrever um romance e muito mais ainda de encontrar a solução para uma doença rara. Nunca tinha pensado nisto desta forma e começo a ficar inquieto: serei menos inteligente do que pensava? Como podemos aferir a nossa inteligência?
... A associação da inteligência ao funcionamento do cérebro impõe uma outra questão: será a inteligência inata? "A participação dos genes na construção do sistema de nervoso, tal como acontece no resto do organismo, permite concluir que as estruturas cerebrais que estão envolvidas nas actividades do pensamento, da criatividade e da aprendizagem recebem uma forte influência genética", admite Lima.

Contudo, sozinhos, estes fundamentos biológicos não são suficientes para resolver o puzzle da inteligência. "É a interacção do indivíduo com o meio, de onde recebe uma enorme carga de estímulos, que vai decidir sobre a expansão e a funcionalidade dos recursos mentais que intervêm no exercício da inteligência", revela. Mais do que inata, a inteligência é, por isso, "educável". Desenvolve-se ao longo da vida através de várias actividades que a estimulam.


Artigo completo em: http://aeiou.expresso.pt/de-onde-vem-a-inteligencia=f531333

O artigo está apetitoso, sobre um tema interessante, e que me cativou no primeiro segundo. Se muito sabemos, mais queremos saber... é mesmo uma lei estranha!Fala de coisas que já sabia, outras que desconfiava e ainda algumas que nem me passava pela ideia...

Fala da importância da mãe na nossa vida (parece não ter nada a ver com o assunto, não é?) e desvenda o tema do QI, tão conhecido... O artigo saiu no passado sábado, mas só hoje tive tempo de o ler de fio a pavio e não podia deixar de partilhar... É uma forma inteligente de interagir com o meio envolvente! ;)