20.9.12

God Bless You!

Hoje partilho mais um acontecimento real, passado ao fim de tarde, num autocarro da capital. A tarde estava de calor, o transporte bem composto e os meus olhos pesavam do cansaço de mais um dia de correrias, conversas, gravações, telefonemas, emails e afins...

Como sempre, entrei e sentei-me nas calmas. Três paragens a seguir entrou uma Irmã (freira, entenda-se) de hábito branco e lenço preto com uma mala tipo trolley. A mala do mais engraçado que já vi e que me prendeu logo o olhar. Junto às rodinhas umas luzes amarelas e vermelhas reluziam pelo chão acinzentado do autocarro. Fez-me sorrir!

E pensei como é bom ver cores no meio do cinzento... Já o meu pensamento ia avançado nesta reza da vida quando vi 3 rapazes, dos seus 20 e poucos anos, com ar estrangeiro entrarem no dito autocarro.

Loiros, os três de calções e um lenço bem amarrado no cimo da cabeça: amarelo, azul e vermelho, respetivamente. Fizeram-me lembrar as imagens dos hippies em loucos anos 60. Curiosamente colocaram-se de pé junto à irmã. E eis que à minha vista surgia uma verdadeira foto repleta de ideais, crenças, diferenças e contradições.

Mas o inesperado acontece! Na paragem do Terreiro do Paço a irmã resolve sair e a mala parecia estar mais pesado do que quando entrou. Fez o movimento para a levantar e uma travagem mais brusca leva ao desequilibrio que culmina nos braços do "jovem hipie"... Riram os dois!

Sorrisos trocados e seguiu-se uma disponibilidade pronta da parte do jovem que pegou na mala e a transportou para fora do autocarro.

A irmã abriu o sorriso e do lado de fora do autocarro gritou: God Bless You! A que o jovem respondeu com um sorriso e um adeus sentido.

Mundos que se cruzaram num simples ato de ajuda e onde os sorrisos quebraram o gelo que tantas vezes é barreira. Barreira que começa logo no exterior!