8.1.10

S. Gonçalo arredai os bancos...

... que eu quero dançar a dança dos mancos...

Se os mancos querem dançar
que farão aqueles que podem andar?



Assim se vai cantar por estes dias em Aveiro em mais uma festa em honra de São Gonçalinho, o santo mais conhecido e acarinhado da cidade de Aveiro.



As cavacas traduzem promessas que se fazem e decerto vão rodopiar pelos céus aveirenses até segunda feira à noite. O bairro da beira-mar já se encontra engalanado e pronto para receber os milhares de fiéis que acorrem a esta festa quer pela fé, pelo divertimento ou, ultimamente até, pelo estatuto que tem adquirido!


Uma tradição bem enraizada que no início de cada ano coloca sorrisos no rosto, aconchega o coração de cada um e enche o estomago já recuperado dos doces natalícios e preparado para as duras cavacas.


2 comentários:

Martinha disse...

E chovem cavacas da torre da capela! :P

Beijinho *

cathy disse...

Por acaso tem uma "reclamação a fazer" ao Povo da Vera-Cruz!!!Vim de lá há bocadinho, porque os meus miúdos fizeram mesmo questão de lá ir ... e choca-me a atitude dos adultos que lá estão, ora com aquelas redes (injustas, digo eu)ou apenas de saco ou guarda chuva na mão; não exagero, o meu filho apanhou várias cavacas ao mesmo tempo que adultos que, literalmente,e num gesto de ganância, tiram-lho das mãos... lá se foi a magia da criança...