31.8.09

A musica continua...

O embalo para o fim de semana fez-se por mais um "soltar a corrente", em directo, ao microfone da rádio Terranova. Falámos de viagens, passeios, jornadas. De inter rail, cidades longínquas, com muita animação, recordei o caminho de Santiago e saltámos à praia da Costa Nova ao som de Luis Represas, "da próxima vez não vás, sem deixar destino ou direcção..." Num programa de pouco mais de 50 minutos deu para viajar pela partilha dos outros e fazendo nossa a conversa!

Há um ano atrás tinha chegado de uma experiência de peregrinação. Santiago de Compostela foi o objectivo atingido, com muitos kms nas pernas, muitos sorrisos e abraços partilhados, pessoas especiais que conhecemos, amizades que ainda persistem, momentos que não se esquecem e a peregrinação continua, como alguem um dia disse... É lá que começa! Nestes dias tem vindo à memória muitos daqueles momentos e com eles também "cresci" e amadureci... (fotos dessa época)

Costa Nova, um local para passear... entre mercado, praia, marisqueira e gelados é sempre um espaço agradável para uma tarde. Hoje, curiosamente podem ler mais sobre esta praia no jornal i. E é este jornal que hoje atinge a sua 100ª edição e captou a minha atenção neste artigo que não deixa de ser interessante: Blues pós-férias: tenha calma, sábado a vida vai parecer melhor

Mas bom mesmo foi terminar o domingo à noite ao som de Rui Veloso... mesmo distante é inspirador ouvir o "prometido é devido"... ;)


28.8.09

3 noites...

"Música, eu nasci pra música..." foi assim que começou o concerto e a minha aventura por 3 noites, 3 concertos...

Nas tasquinhas de Ílhavo, com o aroma do bacalhau no ar, começou na sexta feira passada o concerto do mítico José Cid. Um homem de 66 anos que em nada fica a dever aos mais novos e consegue colocar o público a cantar, bater palmas e acompanhá-lo em praticamente todas as canções. Apesar de ser um bocadito "cota" toda a gente conhece alguma e canta com garra!

Domingo, foi noite de ouvir "Ninguém faz castelos no ar..." ou "cavaleiro andante, louco, triunfante, como um salteador..." Sim, falo de Rita Guerra, a grande senhora das baladas em português! Senhora sim, com uma grande voz também, mas com pouca interacção com o público, na minha opinião... esperava mais, muito mais!

E ontem... uma noite com brisa de serra, em terras de Viriato e os acordes fizeram-se ouvir. Mafalda Veiga, a voz meiga que todos conhecemos... "Faz parte começar outra vez", "Sei de cor cada lugar teu..." ou "sei que ainda somos imortais..." soaram numa noite de diversão e naqueles momentos mágicos que a cantora tão bem sabe levar o público a sentir... Gostei!

27.8.09

Aquela hora prometida...

Hoje queria vê-lo... Assim simples, brilhante, quente, enérgico e ao mesmo tempo relaxante! E se fosse em boa companhia? ;)

25.8.09

Complicar, para quê?

Hoje enviaram-me este vídeo... pensei duas vezes antes de o abrir e imaginei ser mais um daqueles vídeos cómicos que parece já ter visto centenas de vezes. Mas este realmente tornou-se diferente e, a partir de um simples mas importante conselho, e em 7 minutos de filme, faz pensar porque complicamos a vida... Fiquem atentos!


21.8.09

Ao contrário...

Benjamin Button, o nome em si não me dizia nada... Ouvi várias vezes falar do filme onde era uma personagem... agora é mais uma personagem no meu léxico e que, certamente, não me sairá da memória tão facilmente...
Não por ser interpretado pelo Brad Pitt (aquele giraço de olho azulão...), não pelo filme ter sido nomeado com 3 óscares (se não me engano...) nem pelo simples facto dos efeitos especiais e de maquilhagem usados no filme.

Toda a história, drama e ficção me absorveram num serão destes... Uma história de um homem que nasce com 80 anos e em tudo é diferente... Mesmo que saiba que acabará a vida de fraldas como tantos outros e a necessitar de ajuda... É uma vida contada na primeira pessoa que me pôs a pensar! Quantos queriam ser eternamente jovens... Ele queria envelhecer... E, pelo contrário, vê-se e sente-se cada vez mais novo, mais pequeno, mais bebé...

Completamente embrenhada no filme, deliciei-me com determinados pormenores e isso fez com que tirasse alguma mensagem. É assim nos bons filmes, não?
O relógio que anda ao contrário para trazer os ente queridos que partiram, todo o paralelismo de acontecimentos contra a corrente, o drama da diferença de aspecto entre o casal (Benjamin e Daisy), os momentos de "flashes" de memória dos idosos do lar e por fim a cena final em que a "velha" Daisy abre o coração, deixa tudo, e trata daquele "menino" que, um dia, foi o pai da sua filha... Dá que pensar! ;)

19.8.09

Inteligentes? Como?

Resolver uma equação. Compor uma sinfonia. Escrever um romance. Ganhar uma partida de xadrez. Inventar a cura para uma doença rara. O que têm todas estas situações em comum?
São átomos de uma anatomia complexa: a inteligência. E, contudo, não me lembro da última vez que resolvi uma equação, não me sinto capaz de compor uma sinfonia, não me interesso pelo xadrez, sinto-me ainda longe de escrever um romance e muito mais ainda de encontrar a solução para uma doença rara. Nunca tinha pensado nisto desta forma e começo a ficar inquieto: serei menos inteligente do que pensava? Como podemos aferir a nossa inteligência?
... A associação da inteligência ao funcionamento do cérebro impõe uma outra questão: será a inteligência inata? "A participação dos genes na construção do sistema de nervoso, tal como acontece no resto do organismo, permite concluir que as estruturas cerebrais que estão envolvidas nas actividades do pensamento, da criatividade e da aprendizagem recebem uma forte influência genética", admite Lima.

Contudo, sozinhos, estes fundamentos biológicos não são suficientes para resolver o puzzle da inteligência. "É a interacção do indivíduo com o meio, de onde recebe uma enorme carga de estímulos, que vai decidir sobre a expansão e a funcionalidade dos recursos mentais que intervêm no exercício da inteligência", revela. Mais do que inata, a inteligência é, por isso, "educável". Desenvolve-se ao longo da vida através de várias actividades que a estimulam.


Artigo completo em: http://aeiou.expresso.pt/de-onde-vem-a-inteligencia=f531333

O artigo está apetitoso, sobre um tema interessante, e que me cativou no primeiro segundo. Se muito sabemos, mais queremos saber... é mesmo uma lei estranha!Fala de coisas que já sabia, outras que desconfiava e ainda algumas que nem me passava pela ideia...

Fala da importância da mãe na nossa vida (parece não ter nada a ver com o assunto, não é?) e desvenda o tema do QI, tão conhecido... O artigo saiu no passado sábado, mas só hoje tive tempo de o ler de fio a pavio e não podia deixar de partilhar... É uma forma inteligente de interagir com o meio envolvente! ;)

17.8.09

Deixa que te leve...

Uma canção para sempre ouvir e saborear... Porque há momentos na vida que só têm significado se forem bem saboreados...

Deixa que te leve

assim tão leve

Leve e que te beije meu anjo triste

Deixo-te o meu canto canção tão breve

Brando como tu amor pediste...

13.8.09

Esperança...sempre!


"Mantenhamos a esperança quanto ao que desejamos que nos suceda, e com essa esperança suportemos bem o que de facto nos suceder." Quevedo

11.8.09

Férias...


Haverá melhor palavra nesta altura do ano?


Também as férias não são momentos lineares... Há de tudo... sorrisos e abraços apertadinhos, gargalhadas e diversão mas também quedas e desconforto... a mim sempre me ensinaram que tudo é mais fácil com um sorriso estampado no rosto. Às vezes torna-se difícil, quase insuportável, mas é aí que nos tornamos fortes!


Este tema no meu blog já não é novidade... Quem me conhece, sabe que não passo sem ele e nem consigo estar longe de muitos deles... Sorrisos... É tão bom dar e receber... quando são verdadeiros, claro!

7.8.09

Ainda o Jota...

E porque os dias foram de descanso... agora surgem mais e mais fotografias... eis as primeiras, ou melhor, uma selecção! :)