10.5.09

Duplamente Festas da Cidade!

Iniciaram oficialmente na passada sexta-feira as Festas da Cidade de Aveiro. Este ano festa em grande!


Comemora-se mais uma vez a Padroeira da Diocese e da Cidade, Santa Joana Princesa, que faleceu a 12 de Maio de 1490, data do feriado municipal. E a outra grande festa anda à volta de um número "250". Para muitos são apenas umas tarjas coloridas que balançam na avenida principal da cidade com o chavão "Aveiro 250". Mas trata-se de fazer 250 anos que Aveiro foi elevada a Cidade.


Assim, na sexta feira passada o arranque das Festas do Município e das Comemorações dos 250 anos foi com um concerto denominado 250 vozes, onde os elementos de vários coros da cidade emprestaram a sua voz para abrilhantar a noite. Também muitos elementos das bandas e orfeãos estiveram presentes colocando o dom da música ao serviço do público aveirense.
Muitas iniciativas se seguirão... Realço a Interpretação Histórica da entrega da carta Régia, marcada para hoje às 15h, passando pela avenida Dr. Lourenço Peixinho.


Amanhã, pelas 21h 30, terá lugar a Gala do Município, no Teatro Aveirense, onde, como já é hábito, serão entregues as medalhas de mérito da cidade.
E no auge do feriado municipal, terça-feira, 12 de Maio, pelas 16h iniciar-se-á a procissão em honra da padroeira, Santa Joana Princesa, percorrendo as principais artérias do centro da cidade.


Faz parte da nossa cidadania estar presentes e participar destes festejos. São realizados para todos, em especial para os aveirenses, e é bom sabermos e saborearmos as raízes da nossa cidade. Até porque nunca mais viveremos uma data tão histórica como este ano... 250 anos de elevação a cidade, não é todos os dias!

1 comentário:

Moura Aveirense disse...

Tenho pena de não ver hoje a interpretação histórica... mas adorei o concerto das 250 vozes (fotos e vídeos aqui ).

Bom domingo, Moura Aveirense